terça-feira, junho 08, 2010



Soweto



Conheci, se é que é possível dizer que se conhece algo por uma volta de minutos, o famoso subúrbio de Soweto, em Joanesburgo. Local determinante para a mudança dos rumos na África do Sul a partir do massacre ocorrido em 1976 para conter um protesto.


Soweto é a cara da África do Sul e, também, um pouco a cara do Brasil. Reflete a desigualdade e,também, as oportunidades de ascensão social.


Convivem à distância de uma rua mansões com até 24 quartos e casebres miseráveis. Coisa com que um brasileiro que vive numa grande cidade está acostumado a ver.


A magia que envolve Soweto estána simbologia que cerca este lugar, marcado pelo sangue dos que morreram defendendo apenas o direito de serem tratados como iguais.


Também está em Soweto a primeira casa comprada por Nelson Mandela, em 1946. Hoje um agitado ponto turístico, a casa é uma residência humilde, mas até grande se for comparada a muitas daquelas construídas em planos habitacionais brasileiros.


Enfim, uma tarde para comprovar que o Brasil e a África têm muito mais em comum que o gosto pela música e o futebol.


Talvez nos falte uma personalidade com a estatura histórica de Mandela.

4 comentários:

Anônimo disse...

Nori, apesar do grande papel de Mandela na transformação histórica da África do Sul, tenho visto algumas matérias em diversas emissoras que indicam que, infelizmente, o "espírito" do Apartheid, de algum modo, continua no país. Tanto pessoas da raça negra como brancos, ao que parece, ainda mantém um certo desconforto com relação às respectivas culturas opostas, o que é uma pena... De qualquer modo, o empenho de Nelson Mandela em transformar o país na chamada "nação arco-íris", pondo fim social à segregação, sem dúvida alguma foi um dos maiores avanços da história não só da África, mas da humanidade como um todo. Forte abraço...

Victor Netto disse...

Experiência bem legal por aí Noriega! Sem questionar a estatura histórica de Mandela, falta muito para o Brasil parar de enfiar tudo no saco "África". Existe muita história pra ser lida dos diversos povos, nações e contribuições que vão muito além do simples posto (estático e mitificado) de "berço da humanidade".
Legal ver algumas iniciativas do jornalismo pra isso.
Reduzir "Soweto" foi só uma brincadeira irônica (péssima e clichê, tá certo! hehe)sobre nossa cegueira a respeito das africanidades.

Abraços!
@victornetto

Unknown disse...

Fala Nori de boa ??? po voces ai de boa na Africa e eu aqui trampando em um Banco puta stres coisa chata, o emprego de voces eh de causar inveja, mas sao merecedores e otimos profissionais e nada melhor doque a equipe Globo?sportv pra fazer uma cobertura alto nivel como vcs com certeza faram..boa copa pra todos nos e bom trabalho, o que voce manjaa de futebol é piada vc eh f...

Abraço

Marcio Marangoni
1º Argentina (2x0)Brasil
2º Brasil
3º Espanha

Paulo Henrique disse...

vc ja viu o Robinho dizer que ele pode ser o melhor jogador da copa?

eu vi e achei o cumolo um jogador como ele dizer isso. sera que ele pensa que o povo nao

assiste televisao, um jogador que nao deu certo no Real , no manchester city e volta para o

Brasil para nao ficar fora de uma copa do mundo jamais tem condiçao de ser o melhor jogador de

uma copa. Se isso ocorrer e uma vergonha para jogadores como Messi, cristiano ronaldo, Rooney

e ate mesmo o Kaká.

outra pergunta: qual seleçoes do Brasil de 94 a 2010 vc acha mais fraca tecnicamente? eu acho a de hoje

pois a de 94 tinhamos Romario e bebeto de 98 Ronaldo e Rivaldo de 2002 alem desses dois o ronaldinho gaucho

de 2006 o quadrado magico e de hoje quem L.Fabiano e Robinho pois ate agora o Kaka pra min é dúvida fisicamente,

sinceramente nao tenho esperança nenhuma de ser campeão , o Brasil pode ate ser campeao mais vai ter que se superar demais ter uma garra jamais tida e uma aplicaçao tática perfeita. Paulo henrique