sexta-feira, junho 18, 2010



Cautela ainda é a


cara desta Copa


Por enquanto, a cautela tem marcado a Copa da África. Muita gente no meio-campo, primeiro a marcação, depois alguma tentativa de sair pro jogo.


Todos os times que vi jogar tem uma linha de 4 zagueiros. Alguns fecham o sistema no 4-4-2, muita gente faz o 4-5-1. Há nuances nesses esquemas. O bom time do México, por exemplo, joga com no 4-1-3-3. O um é Rafa Marquez, que joga à frente dos zagueiros e inicia as jogadas. O primeiro gol da vitória sobre a França saiu dos pés dele.


A Espanha, que muita gente acha que amarelou, mas eu discordo, joga num 4-1-4-1.


Enfim, esperemos o mata-mata para vermos quem tem realmente mais peito de se abrir pro jogo. Escrevo isso vendo a Alemanha que está perdendo para a Sérvia, mesmo jogando direitinho.


Deixo com vocês uma foto que tirei no jogo da Espanha com a Suíça. Reparem que todos os jogadoers de linha estão em volta do círculo central, diminuindo o espaço em campo, atuando praticamente de intermediária a intermediária. É a tônica da ocupação do espaço.

2 comentários:

Unknown disse...

A deficiencia torna as seleções de 2º escalão mais cautelosas. As seleções de 1º escalão que mostrarão nessa copa o futebol mais ofensivo serão: Argentina, Alemanha, Espanha e Brasil. Espanha e Brasil ainda com o peso da estréia.

Anônimo disse...

Caro Nori
Excelente transmissão.
Traga o caneco apesar do Dunga.
Abraço ao Milton

Marcio Papa