quinta-feira, junho 10, 2010

África do Sul x México








O jogo de abertura da Copa promete fortes emoções. Imagino o que será a presença de Nelson Mandela no Soccer City, recepcionado por uma orquestra de vuvuzelas.

Comentarei esta partida pelo SporTV, ao lado de Milton Leite.



Quando a bola rolar, a partida também promete. O time mexicano é organizado, toca bem a bola, tem jogadores de qualidade. Geralmente se defende com quatro homens, mas recua Torrado para proteger a dupla de zagueiros, mais ou menos como Gilberto Silva faz no Brasil. Na formação mais ousada, tem Giovanni dos Santos e Guardado abastecendo Vela e Hernandez no ataque.



O esquema tático propõe posse de bola para impor seu ritmo ao adversário.



Posse de bola, no entanto, sempre foi o mantra futebolístico de Carlos Alberto Parreira. Adepto do 4-4-2, o treinador brasileiro espera, certamente, que Pienaar seja o organizador do time, até para segurar o ímpeto e a velocidade de Mphela quando não for preciso acelerar demais o jogo. Mokoena, bom zagueiro, é a base defensiva da África do Sul.



A energia dos torcedores pode ser o diferencial a favor dos sul-africanos. Nem tanto o barulho das vuvuzelas, já que o México está acostumado a jogar no Azteca lotado e sempre barulhento. Baste ver o vídeo do jogo entre México e EUA pelas Eliminatóricas da Concacaf para ver a atmosfera.



Parreira considera o time mexicano o mais ousado da Copa.

Nenhum comentário: