quinta-feira, maio 06, 2010

Ronaldo também

precisa se respeitar


Ronaldo Fenômeno tem todo o direito de pedir respeito. Respeito esse que o torcedor e a mídia brasileiros têm por ele. E muito. Ronaldo é quase totalmente blindado em relação a problemas que ele mesmo arrumou para si próprio durante a carreira.

Apenas alguns sensacionalistas de plantão pegaram pesado. No mais, se fosse com outro jogador, talvez menos conhecido e menos simpático junto ao público, a coisa seria bem pior.

Ronaldo também precisa se dar mais ao respeito. O maior artilheiro das Copas, um dos maiores atacantes do mundo em todos os tempos não pode entrar em campo para jogar com o peso que ele tem entrado.

Se ele tem problemas, o torcedor, o jornalista, o brasileiro comum também tem. E o brasileiro comum não tem a - merecida, diga-se - conta bancária de Ronaldo.

Por que ele não pediu mais respeito ao colega de time Roberto Carlos, que falou abertamente em entrevista coletiva que Ronaldo estava maneirando com a comida para jogar melhor? Uai, ele não é atleta profissional? Deveria cuidar do peso, da saúde.

Pipocam histórias de bastidores de Ronaldo pela noite paulistana. Quase nenhuma foi explorada de maneira sensacionalista.

Enfim, foi Ronaldo, acho eu, que não se deu ao respeito ao se permitir entrar em campo absolutamente fora de forma, colocando em risco o prestígio dolorosamente adquirido em tantos anos de treinos, jogos e sacrifícios.

Ainda assim, todo mundo pontuava: mesmo fora de forma ele pode decidir.

Então, se Ronaldo acha respeito bom, ele precisa primeiro gostar de se respeitar.

6 comentários:

Erika disse...

Bravoooooooo!!!!!!
Excelente post!! Falou tudo! Quem faz a imagem é a gente...
Abraço

Unknown disse...

Noriega,
te considero o melhor comentarista da tv brasileira, aberta e fechada. Vc foi muito feliz com esse comentario, é a pura verdade!

Anônimo disse...

Ronaldo torna-se cada dia menos importante como jogador, dentro de campo, e revela-se mais talentoso no humor barato e na arte dramática de ginásio. Sua entrevista de hoje de que "tenho 33 anos, 8 operações e muitas dores" e o pretenso choro mostram apenas o lado apelativo à emoção barata de um profissional que passou felizmente grande parte da carreira dispensando estes artifícios. Mas nos dois momentos desta carreira (glória e decadência) também dedicou-se muito à falta de respeito a ele mesmo, expondo-se em episódios constrangedores até para os emergentes no Flamengo, desafiando uma currículo invejável com o descuido e a falta de comprometimento, sim. Em que pese o jornalista ter sido infeliz na forma de perguntar, esta é a verdade. Tivesse comprometimento e o Corinthians teria disputado o título do Brasileiro 2009 ao invés de tirar "férias de seis meses".
Desrespeito nas chacotas? Onde ele pensa que vive hoje? Não adianta discutir as razões do que falam e que são muitas. Do alto de seus 33 anos penso que ele já deveria saber o que é isso, conviver da melhor forma possível com isso, trabalhar e principalmente não dar mais lenha para esta fogueira. Os EUA blindam seus ídolos? Foi isso que fizeram com Tiger Woods depois de tantos escândalos que nem tinham a ver com o esporte? E ele quer blindagem por quê? E a troco de quê? E se quer blindagem, e certamente teve muita até ontem pelo menos, que a peça à torcida do time que ele defende. São aqueles que o discurso piegas dele pode enganar. Eu sou torcedor, não lhe devo favor algum, nem que jogasse no meu time. Não blindo o Adriano e pago caro para que ele não faça o que deve!
Viveu fora do Brasil a carreira toda e por isso não conviveu com as chacotas que ouviria da torcida do Vasco se jogasse no Flamengo ou do Atlético se jogasse no Cruzeiro. Chacotas essas que, hoje, não brotam do nada. O que ele quer agora é "colo" para sair ileso de um projeto do qual ele é "chefe" e que virou um fracasso do qual ele é símbolo. Se eu pudesse dar a ele um conselho: encerre a carreira com alguma dignidade. Sua história no futebol merece. @ricardobadini

RODRIGO NUNES disse...

PERFEITO NORI....ACHO ATÉ ELE SUPERPROTEGIDO POR VCS,COMENTÁRISTAS....O RONALDO FEZ UM INVESTIMENTO...E ESTA CURTINDO ISSO AFINAL...CHO UMA MASSA QUE CONSOME O QUE ELE FOI E LUCRA MILHÕES COM ISSO....O NEGÓCIO DELE É $$$...A PAIXÃO PELA BOLA MORREU FAZ TEMPO....

OUTRA COISA...O CORINTHIANS CRIOU UM CLIMA TUDO OU NADA PARA UM TORNEIO ONDA SUA TRADIÇÃO É MENOR DO QUE A DO SÃO CAETANO...IREAL!!

Anônimo disse...

Sinceramente não sei se ele foi o atleta que mais treinou esse ano, mas com certeza foi o que mais comeu!!!

Marcos Soares

Anônimo disse...

ÍDOLOS! O Ronaldo FOI,... um dos melhores jogadores de todos os tempos.
Sua carreira ele mesmo deu fim!
Parabéns aos jornalistas que o respeitam o Brasil tem que ter memória, no entanto chega, ou ele vai querer também chegar aos mil gols?
Nori, perfeito!
Mozart