quinta-feira, abril 30, 2009

SporTV não cortou
a imagem durante
Colo Colo x Palmeiras

Recebi algumas mensagens e telefonemas de pessoas reclamando que no final da transmissão de Colo Colo x Palmeiras, pelo SporTV, houve um corte do sinal da imagem do jogo e entrou um comercial. Isso aconteceu apenas para os assinantes da Net em São Paulo.

Recebi uma explicação técnica e compartilho com os leitores do blog. Como vocês sabem, o SporTV e o SporTV2 transmitem muitas vezes um jogo para determinados locais e outro para localidades diferentes. Ontem aconteceu isso. Flamengo x Fortaleza foi para parte do País e Atlético Parananese e Corinthians foi para outra parte.

Quando as transmissões terminam acontece o que se chama tecnicamente de descomutação, ou seja, o canal volta a transmitir apenas um sinal para todo o Brasil. O que ocorreu foi que a Net em São Paulo fez a descomutação no SporTV, quando deveria ter feito no SporTV 2, canal 38. Por isso houve o corte do sinal. Um erro técnico que não partiu do SporTV.

Espero ter esclarecido.

17 comentários:

Edu Cesar disse...

Esclareceu sim, Nori. Ano passado ocorreu a mesma coisa com a Net daqui. Tinha, na mesma noite, Sport x Inter (jogo Globo) e São Paulo x Fluminense. No Sportv2, exibição inversa, ou seja, Libertadores para cá. Só que a Net errou e deixou SPT x INT também no Sportv2 e fiquei sem a imagem de SPO x FLU, que só entrou depois de 30 minutos - e depois do único gol são paulino e único daquele jogo. E há exemplos parecidos com este em outras áreas do país.

Fernando Richter disse...

Mais do que esclarecido! rs

Sou estudante de jornalismo. Participei do jornal Placar, no qual meu chefe era o André Rizek, hoje, seu colega de trabalho. Gosto muito dos seus comentários e, a partir de agora, serei seu seguidor aqui no Blog.

Aproveito para convidá-lo a conhecer o meu blog e, se possível, segui-lo.

Um grande abraço,
Fernando Richter.

Anônimo disse...

Caro Nori,

Mesmo com toda essa explicação, fica uma pergunta: Será que essa operadora (Net) tem o poder de interferir na programação do Sportvc ?!? No "Estado de São PAulo" de hoje a Net afirma que o erro foi do Sportv!!! Seja de quem for, o maior prejudicado foi o assinante!!!

Paulo Soares

Vitor disse...

estranho isso acontecer bem em são paulo, né? onde o ibope faz suas medidas.
para mim não está nada esclarecido, pago caro pelo canal, e não aceito erros deste tipo. o sportv tinha que se desculpar por isso.

Unknown disse...

Vitor, você já deve ter reparado que as reclamações são de clientes da Net. Nõa ouvi nada de clientes da Sky. Não existe nada de estranho, não procure teorias conspiratórias. É uma questão técnica apenas.
Abs

Unknown disse...

Paulo, uma coisa é a programadora (Globosat), outra é a distribuidora (Net). Várias vezes em jogos do Campeonato Brasileiro em ppv, o sinal normal do SporTV no 39 fica interrompido em minha casa pela Net digital e eu não consigo ver o Troca de Passes. É erro de descomutação da distribuidora.
Abs

Alcides Drummond (Observatorio Alviverde) disse...

O que a maioria não sabe é que as Net(s) são, apenas, as redes a cabo que distribuem o sinal dos canais Globosat em diferentes cidades brasileiras. A diferença entre a Net e a SKY, ambas as empresas da rede Globo reside em como as pessoas recebem o sinal. As Net(s) enviam o sinal por um fio
(cabo) que chega a sua casa. A SKY o faz através do ar, via satélite.
Nas cidades em que a NET não tem concessão,(a minoria das grandes cidades) o nome da rede a cabo é outro e pertence a outro grupo econômico diferente da Rede Globo, que pode ou não exibir os mesmos canais da Net.
As Net(s) locais do Brasil dispõem de canais próprios mas, apenas, para informações da programação ou para serem acionados em eventos especiais. Em uma praça ou outra há canais locados para programas da própria cidade, mas isso ocorre excepcionalmente.
Pode-se dizer que a Net só tem ingerência real sobre esses canais locados, cujas programações nada tem a ver com os canais retransmitidos, a maioria da Globo e os outros por acordos ou mediante pagamento ou permutas.
Assim, a Net nada mais faz do que distribuir o sinal que recebe, de acordo com a orientação da Globosat, embora nem sempre isso possa representar o melhor para cada praça. Exemplifico:
Estou na praça de Belo Horizonte.
Quando o Cruzeiro jogou na Argentina contra o Estudiantes e atrasou-se para chegar ao estádio, a Rede Globo deixou de passar o Palmeiras X Sport para o estado de MG, mostrando total insensibilidade
para com a importância do jogo em Recife. Assim, o telespectador mineiro ficou inexplicavelmente privado de assistir ao jogo de maior expectativa daquela quarta-feira, haja vista que a Globo BH e o SportV transmitiram o mesmo jogo, isto é o Cruzeiro X Estudiantes. Por que dois canais globais concorreram um com o transmitindo o mesmo jogo para a mesma praça ?
Por que não colocaram o jogo do Palmeiras em um dos canais pay-per-view? O Sportv 2 transmitia
um jogo de times cariocas, o que é muito justo. Mas e a colônia paulista em MG, a mais numerosa entre todas, e os torcedores dos clubes paulistas, como ficam? E no sul de Minas e Triângulo locais de maior densidade populacional em que os times paulistas são maioria?
São Paulo e Palmeiras, hoje,são os paulistas de maior torcida em Minas
Em Belo Horizonte e região é recorrente a existência de torcedores trajando camisas desses dois clubes em muito maior número do que, até, o próprio Flamengo.
Camisas do Corinthians quase não se vê por aqui, haja vista que há uma enorme rejeição a esse clube pela sua irritante super exposição
na mídia da matriz Global e pelos canais Globosat.
Terminando tão prolixa explicação, eu não poderia deixar de dizer que "quem não pode com o peso do pote, não coloca a rodela de pano sobre a cabeça". Os produtores Globais têm a obrigação de ser sensíveis ao clamor popular e colocar os grandes jogos em todas as praças!
Essas transmissões do jogo do Cruzeiro concomitantemente na Matriz e no Sportv privando parcela considerável da população mineira de um jogo importantíssimo como Palmeiras e Sport,foi um atestado inequívoco de insensibilidade e de
desconhecimento dos diretores globais. Apenas interesses financeiros explicam (mas não justificam) o tamanho da gafe.

Bagarovski disse...

Fala, Noriega. No twitter, você escreveu: "Hoje comento o vibrante Barueri x Ponte Preta, 18h30, pelo SporTV". Você estava sendo irônico, né? Quando eu liguei a TV e me deparei com esse jogo, eu tive vontade de me jogar da janela!

Bagarovski disse...

Noriega, já que você está falando sobre Net e Sportv, você sabe se a Sportv e o PFC vão algum dia transmitir os seus jogos em HD? A qualidade da imagem está muito ruim, a bola parece um borrão na TV. Hoje tentei ver o jogo do Nadal no Masters 1000 de Roma no Sportv. Era humanamente impossível acompanhar a bolinha. Só via o seu rastro.

Luis Filipe Fabiani disse...

Noriega,

Primeiro, muito legal o blog, não conhecia! Gosto bastante dos seus comentários na Globo!

OK, está explicado, mas eles deveriam ter falado alguma coisa, e não fingir que nada aconteceu. Certamente alguém de lá precebeu isso, certo?

Mas falar que não é culpa do SporTV é duro. Pra mim é como o clube falar que a venda de ingresso deu problema porque foi culpa da empresa responsável. Os torcedores e jornalistas reclamam de quem? do clube.

Pra mim, deu na mesma. O SporTV pisou na bola. E pelo menos alguém (no caso você) nos deu alguma explicação.

Luis Armando disse...

falaaaa Nori,

Sonho ser jornalista esportivo. aprecio o seu trabalho....

vou seguir o blog apartir de agora.

Veja o meu:

www.armandoajogada.com.br

abraços......

Adm. disse...

Boa, Noriega!

Mas é mais um fato lamentável que ocorre com o Palmeiras, propositadamente ou não.

Se a relação Imprensa x Torcida do Palmeiras já não é boa, com esses imprevistos, então, nem se fala...

É mais um motivo para os palmeirenses, menos informados, sentirem raiva da imprensa esportiva.

ricardo rosa disse...

Caro Noriega
Não entendo porque voce fica explicando coisas da Sportv. Você é comentarista. Deixa o patrão explicar. Se continuar assim, voce vai dizer que a TV Globo não apoiou a ditadura.

Cleber disse...

Noriega, se foi erro ou não da Sportv, isso só agravou o descontentamento das outras torcidas com a inescrupulosa Rede Globo. Ninguém que tenha o mínimo de discernimento consegue engolir a manipulação desta emissora. Times brasileiros disputando um torneio importantíssimo irternacionalmente e ela passa um jogo do Corinthians pela Copa do Brasil. O pior de tudo é se fazer de boazinha, pregando algum interesse esportivo nas coisas e não ser sincera que não visa nada além da obsessão desenfreada pelo lucro e monopólio. A Sportv é quem deveria estar transmitindo jogo da Copa do Brasil. Várias pessoas queriam ter visto o jogo do Palmeiras, mas não puderam por não ter tv a cabo. Mas o que eu não entendo é que o protegido time já deu menos audiência que as ridículas novelas da Record no horário e a Globo não muda. Talvez seja uma paixão que vai além do lucro mesmo...

hugo disse...

Pq será que sempre acontece na hora que acaba o jogo da Globo e ela passa a transmitir o da sportv?

Parece mais uma tentativa de obrigar a assistir a Globo... que em vez de passar um jogo importante da libertadores, resolveu passar o ronaldo e depois obrigou os outros a mudar de canal.

O jogo do SP e América aconteceu a mesma coisa antes do fim do primneiro tempo... Só que aí eu coloquei no FX! hehehe

Unknown disse...

nori venho através desse email expressar todo meu rspeito e adimiração pelo profissional que você é.
gosto muito quando você comenta jogos da ponte preta.pois você é o único da imprenssa fora de campinas que conhehece e reconhece a tradição da ponte preta e a força da torcida pontepretana e sempre comenta com muita copetencia sobre minha gloriosa macaca.
prabéns pelo profissional que você é e que você continue sempre assim.

Travel money card disse...

Nice blog.