terça-feira, março 16, 2010

A polêmica em torno

dos Meninos da Vila


Vejo com ressalvas e boa dose de exagero a polêmica criada em alguns meios de imprensa em torno dos Meninos da Vila. Não acho que eles estejam mascarados, nem que exagerem dentro de campo. Também vejo como exagero alguns textos que afirmam que eles são os novos arautos do futebol-arte e que estão sendo combatidos por isso.

Infelizmente, tem gente que confunde comentário e análise sobre futebol com premonição, vidência. Em vez de dissecar os times, seus estilos, seus jogadores e técnicos, preferem fazer bravatas e afirmações do tipo time A vai golear, não perde nem por decreto. Aí, se acertam, soltam aquele nefasto "como eu havia dito". Se erram ficam procurando desculpas e motivos para justificar a bola de cristal fajuta.

Agora que o Santos perdeu, mesmo jogando um bom futebol, e perdeu porque é do jogo e o adversário jogou melhor no segundo tempo, começa o rosário de explicações. Máscara, frescura, falta de objetividade. Lamentável!

Outro aspecto com o qual não concordo é esse de identificar inimigos do futebol-arte entre pessoas que apontam um defeitozinho no time do Santos.

Acho que Ganso é um tremendo jogador, tem tudo para ser um cracaço de bola. Neymar é ótimo. Os outros garotos são rápidos, sabem jogar, como André, Wesley. Os demais são bons jogadores, alguns razoáveis e outros nem tanto, apenas comuns.

É uma delícia ver jogar o time do Santos. Mas é pecado afirmar que a defesa não é tão boa quanto o ataque, que o goleiro não é tão bom quanto outros goleiros de times grandes e que, assim como gosta de jogar, o time da Vila dá espaço para os rivais jogarem? Que tem de errado nisso? Futebol é a arte do equilíbrio, diz Tostão. Por isso a Holanda não é a Alemanha.

Infelizmente, hoje se escreve muito sobre esporte e sobre futebol, dá audiência, dá mais leitura que escrever sobre cinema, literatura etc. E acontece uma migração que acaba criando confusões, digamos, intelectuais.

Quando o técnico do Santos fala em ação orquestrada contra o time, ele deveria dar nome aos bois. Quem faz isso? Por que? Ou então aceite uma derrota, porque outras virão, assim como as vitórias, é do jogo. O Santos está ganhando muito mais do que perdendo, é muito mais elogiado do que criticado, então não vejo sentido para tanto.

Também acho cruel dizerem que Neymar ficou mascarado só porque deu aquele chapéu no Chicão, ou porque inventa coreografias a cada jogo. Isso é bobagem.

Também é besteira pro jogador jovem e talentoso ficar reclamando que sofreu muitas faltas, porque só vai fazer com que sofra mais faltas. É do jogo, é recurso de quem não tem recurso fazer falta. Cabe aos juízes punir com cartões.

E longa vida aos Meninos da Vila! Sem paparicação e sem perseguição.

8 comentários:

Érico Oyama disse...

Estamos tão acostumados a assistir os times praticando um futebol pragmático, que quando aparece uma exceção há todo esse estrondo. Não houve, em nenhum momento, menosprezo por parte do Santos em relação a qualquer equipe. Quem está em evidência, e ainda praticando um ótimo futebol, sempre será o mais atacado. Assim como diz Juca Kfouri, acho os críticos dos meninos da Vila verdadeiros "idiotas da objetividade".

Roberto Cesar Borges disse...

Acho que o Santos apresenta sim o futebol mais vistoso e esteticamente agradável do futebol brasileiro, e já adianto que sou palmeirense.

Não acho que tenham se mascarado, mas também não vejo tanta inocência nos "meninos" assim. Acho que eles percebem sim quando estão no limiar entre o profissionalismo e a falta de respeito e explico o motivo.

Acho que quando Neymar, Robinho ou outro pega a bola na ponta e parte pra cima do lateral é lindo de se ver, dá caláfrios nos torcedores contrários e levanta a torcida santista. Sem dúvidas que é um baita ingrediente para o espetáculo, mas quando o Neymar impede o Chicão de dar prosseguimento ao jogo, já que o esse último está perdendo o jogo e tem gana por empatar o mais rápidpo possível, acho que o profissionalismo vai por água abaixo.

Até hoje não consigo entender como alguém consegue defender um lance assim. Se em vez do Neymar fosse o Domingos, que - obviamente - não daria um chapéu, mas chutaria a bola pra longe pra igualmente retardar o jogo todos classificariam como anti-jogo. Critérios estranhos.

O Neymar tem tudo pra integrar a seleção na próxima Copa do Mundo, quando infelizmente já vai estar atuando por um grande da Europa, mas hoje percebo uma linha de caráter nele que me incomoda. Apesar da expulsão no último Domingo e dos palavrões posteriores ao cartão vermelho, já havia notado muita marra nesse garoto. Naquela entrevista final do jogo contra o Corinthians, quando falava sobre o Chicão e dizia pra "ele vir, mas que teria que achá-lo no campo primeiro". Típica frase de Romários e Edmundos, mas naõ de um jogador QUE AINDA não tem qualquer título no futebol brasileiro.

Espero que ele amadureça logo porque 4 anos voam.

Wellison Rosa disse...

Bom dia...
Sou Corinthiano e acompanhei alguns jogos do Santos tanto em clássico quanto em jogos de menor experessão. Eles sabem jogar, tem habilidade, assim como nos outros times também há, porém, os outros ganham sem falar besteiras, como o que o Ganso fez com o Ronaldo, como o que o Neymar fez com a bola parada, me fala um lance de drible legal, que passou do defensor neste jogo do Palmeiras e um contra o Corinthians? Eles são bons, mas precisam crescer ainda no futebol antes de sair fazendo m... afinal, quando o Ronaldo9, foi expulso quando moleque, por entrada forte e falando m.. ai arbítro? É só isso que eles precisam mudar, aprender a perder e respeitar. Driblar no jogo é normal, isso falta mesmo, mas tem limites, afinal, se o Tcheco faz o gol de empate com 2 a menos, nada teria se transformado em tantos elogios ao Santos, mas futebol é assim, um dia ganha se um jogo no outro perde se um título.
Abs.

Anônimo disse...

O que me deixa realmente impressionado é esse negócio de que o time do Santos tem apanhado. Mostre-nos onde passou do limite, onde há diferença entre as faltas normais que eles também fazem. O Neymar, Robinho e Dorival ficaram descontrolados com a derrota, pois achavam, de fato, que ganhariam fácil do Palmeiras. Aí vieram as desculpas infundadas de faltas, de não expulsões. O sr. Neymar acha que a tal malandragem brasileira - usada contra uma arbitragem que adora marcar qualquer coisa quando vê jogador cair - vai durar os 90 minutos. É só rever o jogo de domingo: quantas faltas que não existiram marcadas a favor do Santos, inclusive o cartão amarelo pro Eduardo logo no começo. É melhor o Neymar aprender a jogar em pé, senão quando for pra Europa tem tudo pra fracassar igual ao Robinho.

Marcelo disse...

Caro Noriega. Sou palmeirense e não acho que a molecada do Peixe esteja abusando das firulas. Eles estão jogando muito. Merecem os elogios. Admiro o trabalho do Dorival Junior. Mas concordo em parte com as reclamações dele. Sobre a “ação orquestrada” que ele reclama para mim ela partiu principalmente do Mano Meneses que espertamente, por ter voltado suas forças para a Libertadores, desde o início do jogo contra o Santos orientou seus jogadores a criarem polêmica no jogo para desviar o foco de um possível baile. Veja as entrevistas (aí sim orquestradas) dos jogadores do Timão e do próprio Mano. A reação de desabafo dos palmeirenses não tem nada a ver com a festa santista, e sim com a tensão e a crise que os jogadores estão convivendo diariamente, e principalmente por algumas críticas injustas que partem do próprio Palestra para atingir a atual gestão (orquestradas pela oposição do clube e parcela da torcida organizada) e que afetam o elenco. A dança do Armero foi em reação pela fase que está passando. Bem disse o goleiro Marcos (sempre ele) saindo de campo: - Se a gente não quer ver o adversário fazer a festa que tratemos de jogar bola! É um bom recado para o Sr. Diego Souza, o único jogador do Palmeiras que reclamou da molecada, e justo ele que também adora fazer suas firulas quando está vencendo. Um abraço!

Anísio FC disse...

Estranhei bastante que vários não-palmeirenses estivessem torcendo pro Palmeiras no domingo, me assustou um bocado, afinal sou palmeirense e gostei demais dos bailes contra o SPFC e Corinthians!
A paixão dos comentários pró e favor há tempos existe, grande parte da torcida e imprensa são imediatistas e têm péssima memória!
E acho absolutamente do jogo que os adversários reclamen - muitos do time do Santos se estivessem em outros times reclamariam também -, tanto quanto é normal a reclamação do Santos reclamando da "desproteção" que recebem e o pensamento vale pra jogadores de outros times caso jogassem em um time tãio "brincalhão".
Só me assustou bastante a falta, a expulsão e os xingamentos do moleque.
Vida que segue, as coisas se azeitam e se ajeitam.

Anônimo disse...

Acho que o Santos perdeu uma grande opotunidade de descartar o Palmeiras do campeonato e para isso faltou maturidade, o Palmeiras cresceu e se chegar vai dar trabalho e pode fazer uma semi final com o Santos.

Não em tempos distantes o jogador tinha que deixar a bola no local sem segurá-la ou mesmo tocá-la, se fizesse o contrário era punido com cartão amarelo, virou de novo bagunça o Neymar teria tomado cartão amarelo naquele lance do chapeú e o Chicão não teria dado o famoso pescoção no Neymar.

Mais interessante é que quando um jogador com o jogo em andamento começa dentro das regras do futebol a dar dribles na lateral do campo, passar o pé em cima da bola isso é considerado falta de respeito o que o Neymar fez foi muito mais, pois o jogo estava parado e não deu chance do Chicão se defender(covardia?). Gosto do Neymar, não podemos confundir futebol moleque com molecagem

Mozart

Anônimo disse...

Caro Nori,
Esse comentário comprova que este é o melhor blog esportivo da net (junto com o do Juca e Birner). Baita lucidez para analisar o futebol de forma clara e objetiva, sem demagogia e a famosa "polêmica" que ronda os meio esportivos. É um prazer diário ler e compartilhar opiniões que retratam, de forma simples e objetiva, o futebol jogado hoje em dia.

abração

André Antunes