domingo, abril 19, 2009

Deu Corinthians. Com sobras


Assim como havia acontecido com o Santos diante do Palmeiras, o Corinthians sobrou para cima do São Paulo em dois jogos e se classificou sem contestações para a final do Paulistão.

Depois de conseguir desacelerar o jogo no primeiro tempo e escapar de sofrer um gol na cabeçada de Borges na trave, o Corinthians encaixou um segundo tempo brilhante e só não fez mais gols por preciosismo. Douglas fez mais um grande jogo contra o São Paulo (como tinha feito em 2007, pelo São Caetano), Alessandro, Cristian e Elias também se destacaram, e Ronaldo foi decisivo, com um passe e um gol.

Mano Menezes conseguiu transformar o Corinthians em uma temporada. Pode não ser campeão, mas resgatou o respeito e a competitividade do time, que acumula 23 jogos sem derrota na temporada. É seguro na defesa e consolidou um esquema tático eficiente.

O São Paulo foi, uma vez mais, escravo de seu método. Um time organizado mas opaco. Incapaz de alterar seu estilo de jogo. A bola parada falha, Hernanes joga mal, Jorge Wagner idem, e o São Paulo encontra diversos problemas, é incapaz de improvisar algo.

Pode não parecer muita coisa, mas o Tricolor é o único dos grandes paulistas que não tem em seu time meias armadores, ou jogadores que joguem regularmente e de maneira eficiente como organizadores. O Palmeiras tem Cleiton Xavier, o Corinthians tem Douglas, o Santos tem Paulo Henrique. O São Paulo ontem não teve Hernanes, que foi ao jogo mas não jogou, e travou.

Para as finais não há favoritismos. O Santos é um time redivivo, encorpado, unido e veloz. O Corinthians não sabe mais o que é perder, tem padrão definido e um Ronaldo ainda decisivo.
Antes que me pergunte, acho que as finais devem ser na Vila e no Pacaembu, ou então em dois jogos em campo neutro, no interior do Estado.

Inter, Sport, Flamengo

Antes de a bola rolar no Brasileirão já dá para cravar o Inter como um dos favoritos. Tem sido o melhor time do País até agora. 8 a 1 em final não é pouca coisa.

O Sport também vem forte, tetracampeão pernambucano, regular, competitivo.

O Flamengo ressurgiu, e nunca é bom negócio para nenhum adversário deixar um time com a camisa do Flamengo ressurgir.

11 comentários:

João Carlos disse...

Dizem que São Paulo é o "tumulo do samba".
Diria que o jeito de jogar do Muricy e do São Paulo é o "tumulo do futebol brasileiro".
Só sabem jogar de uma maneira e, lembro, nos ultimos paulistas (3) e libertadores ( tambem 3 ), justamente os da era Muricy, perderam em todos os momentos decisivos ( mesmo assim o São Paulo é o time de chegada...vai entender).
O sistema retranca/contra ataque parece funcionar no arrastadão, digo, brasileirão, devido mais a organização do São Paulo do que meritos do time. É só ver a maneira em que os outros times do Brasil tem acabado o brasileirão, se desmanchando.

abs

Alcides Drummond disse...

Vou virar um "habitue" de seu blog, de altíssimo nível, diga-se de passagem.
Em meu critério de análise Murici perdeu o jogo. Dormiu no banco e não fez as alterações necessárias a tempo e hora.
Quando retirou Dagoberto, um dos poucos que mostravam atitude de resistência à vitória adversária, senti que o excelente técnico tricolor não estava em seus melhores dias.
A antítese de Murici era Mano, tranquilíssimo, mas sempre ligado no jogo. Deu-se ao luxo de retirar André Santos e Ronaldo, e o fez de forma calculada, consciente e inteligente.
E se querem saber mesmo, o SPFC não merecia passar para as finais do Paulistão. O reinado do futebol previsível porém de grandes resultados, parece haver chegado ao fim. Mano Menezes acabou de informar aos técnicos brasileiros, entre os quais um conhecido "estrategista" o que eles nunca haviam notado por mais óbvio e evidente que fosse. A marcação individual forte, contínua, consistente e persistente sobre o dínamo tricolor Jorge Vagner é a grande tática para que se contenha a máquina trituradora tricolor. Cristian anulou Jorge Vagner.
Méritos para Mano. Em tres anos e centenas de confronto, foi o único técnico que enxergou isso!

Anônimo disse...

Caro Alcides,

Será que uma equipe previsível consegue vencer nos últimos quatro anos um Paulista (2005), uma Libertadores (2005), um Mundial (2005)e três brasileiros consecutivos (2006, 2007 e 2008).

Com todo respeito, a mágica do futebol é ser justamente um dos poucos esportes em que o imponderável esta sempre presente. O pequeno pode surpreender o grande, fato raro em qualquer outro esportivo coletivo.

Injusto dizer que o São Paulo não jogou bem ontem. Quem assistiu ao jogo viu que o primeiro tempo ( a exceção de um chute do Ronaldo, sempre ele) foi dominado pelo tricolor, com boas oportunidades de gol. Na segunda etapa logo aos 30 segundo bola na trave de Borges. Depois o Corinthians em dois contra ataques definiu o jogo. Obviamente o "se" não entra em campo, mas caso as chances fossem transformadas em gols, a análise de hoje seria totalmente diferente.

A única coisa que não concordo é que quando uma equipe perde, parece que esta tudo errado, o que não é verdade, nem para o São Paulo e nem para o Palmeiras.

André Antunes
São Paulo

Alcides Drummond disse...

Prezadíssimo Antunes
o SPFC é um time previsível, sim.
Previsível não tem sentido pejorativo. Significa que todo mundo sabe exatamente o que a equpe vai fazer e, no entanto, não consegue contê-la.
Esse sistema do Murici, nada tem de novo. Trata-se de uma reedição aprimorada da tática adotada por Yustrich na década de 70, à qual Telê deu continuidade e ficou como pai da ídéia. Com um cruzador tão bom quanto Jorge Vagner, Tião Cavadinha e um centro-avante grosso, porém altíssimo para os padrões da época, Dario, o Galo mineiro ganhou o primeiro campeonato brasileiro em 71.
Guardadas as devidas proporções, o Atlético de Telê em 70 é o SP (mais aperfeiçoado) de Murici nos dias de hoje.
Se você disser que o SPFC de Danilo, Souza, Leandro há tres anos, não era tão previsível, eu concordo com você, em termos. A tática era a mesma, perfeitamente previsível. As variantes táticas não, haja vista que esses jogadores
estavam bem acima da média geral e eram capacitados também para o jogo no chão. Sem ser gênios tinham uma enorme capacidade de improvisação. O repertório de jogadas que proporcionavam era bem maior do que a cansativa monotonia de um time monocórdico como o de 2008/09cuja única variante tática consiste em cruzar a bola na área para cabeçadas em lances muitas vezes faltosas, quase nunca anotados e punidas pelos arbitros.
O SPFC de 2008 ganhou mas não encantou, não empolgou os que amam a verdadeira essência do futebol. Valeu por Ceni, o melhor goleiro do Brasil, pela defesa forte e sempre bem posicionada, pela obediência tática, pela raça, pelo craque Hernandez, pelo eficientíssimo Borges, mas, sobretudo pelo dínamo Jorge Vagner, o melhor cruzador da história do futebol brasileiro, da década de 50 aos dias de hoje. Por que deixaram esse homem sem marcação individual forte até agora? Só Mano, enxergou. Já um tal "estrategista" parece muito mais preocupado em contar dinheiro do que em analisar os adversários ...

bloguedotimao disse...

Não pareceu que o SP estava muito mal fisicamente já ao final do 1o tempo? Estranho isso, pois foi a equipe que apostou na idéia do rodízio no início da temporada.

Lembro que no 1o jogo já houve esse tipo de questionamento.

http://bloguedotimao.wordpress.com

Thiago disse...

Acho que o problema do São Paulo é a previsibilidade sim.. O time aprendeu jogar de um jeito que quase ninguém saber vencer.. Quase, Mano parece ter encontrado a resposta.. Classificado com mérito..

Acessem: http://cademeucamisa10.com

Anônimo disse...

Ola, Nori...
Como torcedor do São Paulo reconheço a superioridade do Corinthians e parabenizo os campeões da série B que conseguiram superar o campeão, ou melhor, tri-campeão da série A, mas não chegaria a dizer que foi uma zebra...
Os diretores do São Paulo e a comissão técnica merecem os parabéns, pois tiveram a genialidade de poupar o time da Libertadores para a supercompetição Paulista (conhecida por paulistinha)?!?! Perderam, e com sobras em ambas competições...
Abraço. Alex.

Aliine Felix disse...

O Corinthians vai voltando ao seu lugar aos poucos, será que podemos dizer: Graças ao Ronaldo?

Beijo'
Aliine

Anônimo disse...

Corinthians e São Paulo em decisão é que nem Chaves: você já sabe o final, mas ainda assim dá risada.

Anônimo disse...

A campanha invicta dos Curinthiânos:

Em 21 jogos: 7 pênaltis a favor e 12 jogadores adversários expulsos...

1ª Rodada: "aos 36min, quando o árbitro marcou, equivocadamente, pênalti sobre William. Com paradinha, Chicão diminuiu para o Corinthians"

3ª Rodada: "Os visitantes (BOTAFOGO) ainda reclamaram de suposto pênalti de André Santos, mas o árbitro nada marcou."


4ª Rodada: "Chicão, que fez seu terceiro no Paulista em bela cobrança de falta, e de Souza, batendo pênalti"
Cartão vermelho: Leandro Mello (OESTE)

5ª Rodada: "Anotando de pênalti e de falta, o zagueiro Chicão garantiu a quarta vitória seguida do Corinthians"
Cartão vermelho: Eli Sabiá (PAULISTA)

6ª Rodada:
Cartão vermelho: Ediglê (PORTUGUESA)

7ª Rodada: "No final, aos 46min, o zagueiro artilheiro Chicão não desperdiçou pênalti"
Cartão vermelho: Vela (MOGI MIRIM)

8ª Rodada:
Cartão vermelho: Wagner Diniz (SAO PAULO); Túlio e André Santos (CORÍNTHIANS)

9ª Rodada: "Sem Chicão, batedor oficial de pênalti, Cristian recebeu a ordem de Mano para cobrar..."


12ª Rodada: "Depois, já aos 42min, Chicão acertou uma cotovelada no mesmo Sandro Silva, mas o árbitro Cleber Wellington Abade não viu e nada marcou."
Cartão vermelho: Fabinho Capixaba (PALMEIRAS)

14ª Rodada: "Com a expulsão de Marcel aos 28min, o Corinthians ficou mais motivado e se lançou para o ataque."
Cartão vermelho: Marcel (SANTO ANDRÉ)

15ª Rodada: "Ronaldo sofreu pênalti discutível de Gum, o próprio atacante bateu e empatou a partida".
"Na saída para o vestiário, os jogadores da equipe de Campinas reclamaram de um chute de Ronaldo em Deda, com a bola parada..."
"E quando a Ponte era melhor novamente, teve Edílson expulso e a estrela Ronaldo brilhou."
Cartão vermelho: Edílson (PONTE PRETA)

18ª Rodada:
Cartão vermelho: Ceará (ITUANO)

19ª Rodada: "pênalti em Jorge Henrique e Chicão não desperdiçou, anotando seu sétimo gol no Paulista."
"Corinthians ficou com um jogador a mais em campo graças à expulsão de Dão, em marcação confusa do árbitro."
Cartões vermelhos: Dão (MIRASSOL); Diego (CORÍNTHIANS)

1ª Semifinal: "Logo aos 5min, Ronaldo entrou de forma brusca em André Dias e recebeu o cartão amarelo."
"Após o gol, Cristian correu em direção à torcida são-paulina mostrando os dedos médios. O gesto ofensivo deveria ter sido punido pelo árbitro com o catão vermelho, mas ele nada fez..."
Cartão vermelho: André Dias (SÃO PAULO)

2ª Semifinal:
Cartão vermelho: Rodrigo (SÃO PAULO)

Anônimo disse...

Ai galera corinthiana, um chegado meu desenvolveu um tema para wordpress em português para o Corinthians. O link para pegar o tema é:

http://www.robertolazaro.net/BRASIL-4-SALVE-O-TIMAO.zip

é seguro, só colocar no google "desenvolvido por roberto lazaro" que vai surgir umas dez páginas. O cara agora mudou de profissão.

Branco