domingo, setembro 19, 2010

O Trio que ganhou o

clássico pro Tricolor


Foi tecnicamente um clássico pobre, como não poderia ser diferente no estágio atual de Palmeiras e São Paulo. Mas houve três diferenças, a meu ver fundamentais, para que o Tricolor vencesse o Verdão.

Cada uma dessas diferenças tem nome. O garoto Lucas, que até outro dia era Marcelinho, jogou um grande segundo tempo e se aproveitou da torrente de erros dos zagueiros palmeirenses. Miranda e, principalmente, Alex Silva, são zagueiros excelentes, que quando se propõem a defender, sabem fazê-lo.

Exceção feita a esses três, o clássico foi a imagem exata do momento remendão por que passam os dois times. E acho que foi por ter esses três do seu lado que o São Paulo venceu. A partir do instante que fez 1 a 0, impôs os nervos sobre a já conhecida fragilidade técnica da defesa palmeirense e até poderia ter feito mais gols.

O Palmeiras não poderia querer muita coisa com um ataque que teve Tadeu e Luan, e com Valdívia ainda sem justificar o investimento nele feito.

Como times, ambos mostraram muito pouco. Era o típico caso, desde o início, de muita vontade e aposta em um erro para fazer um gol. O Palmeiras erra mais, em níveis absurdos para um time profissional. Maurício Ramos errou um bote em Marcelinho (opa, Lucas!), que bateu firme e fez 1 a 0.

Depois, em outro erro de um zagueiro palmeirense, de Danilo, que perdeu um tempo de bola e entregou para Lucas, Fernandão fez 2 a 0.

Em resumo, ganha mais quem erra menos. E quem pode, num universo de 11 jogadores, contar com 3 que possam se destacar em um jogo.

O que projetar para ambos?

Nada de muito promissor.

São times irregulares, sem padrão tático definido, que quando enfrentam adversários de mais qualidade técnica tendem a perder. Quando enfrentam times do mesmo padrão atual, irregulares como eles, podem conseguir uma vitória aqui, um empate ali e também perderão.

O São Paulo leva uma pequena vantagem por ter, no momento, jogadores menos ruins, e contar com gente como Miranda e Alex Silva, já estabelecidos como atletas muito bons, e Lucas, uma boa promessa.

O Palmeiras tem Marcos Assunção, seu melhor jogador na atualidade, e espera que com Marcos e Kléber de volta, com o auxílio de Valdívia quando ele conseguir jogar, possa sustentar uma pontuação que não dê sustos em sua torcida.

2 comentários:

Gabriel Araújo disse...

Acho que o São Paulo fez bem em apostar no Baresi. Por que? Porque ele, além de bom treinador, conseguiu "puxar" jogadores da base, que ele já conhecia, como Marcelinho (agora Lucas), Casemiro e Zé Vítor. Eles estão fazendo a diferença no Tricolor, têm um gás que só vendo!!! E lembramos que ainda tem Bruno Uvini e Lucas Gaúcho esperando um espaço. Assisti todas as partidas são-paulinas na Copa SP de Juniores e afirmo que são jogadores de muita categoria, sabem tocar a bola muito bem e envolver o adversário, esperando o momento certo de concluir, principalmente Lucas Gaúcho, artilheiro da competição citada.

Também vi o Palmeiras jogando na Copinha e, acho que Felipão poderia observar com bons olhos o lateral Luís Filipe, que pode jogar na vaga de Vítor (que não tá bem, não é o cara que o Verdão achou no Goiás, não é o Bola de Prata Placar/ESPN 2009). Além dele, há um excelente meia-atacante que gruda no avante de ofício e substituiria Luan, o Gilson (ou Gilsinho).

O que posso afirmar é que o time palestrino está "velho". Marcos, Marcos Assunção, Ewerthon, Lincoln... Não seria a hora de renovar? A base está alí e possui destaques, como disse. É só o Felipão se interessar pela tal.

Abs.

Anônimo disse...

Perfeito, Nori! Achei apenas que o garoto Casemiro desarmou muito e teve uma vibração incrível, no estilo do "monstro" Alex Silva. Abraço!