quinta-feira, setembro 09, 2010

Fique de olho no apito

Esse trecho da canção Camisa Molhada, de Carlinhos Vergueiro, ficou eternizado na memória do torcedor de tanto que foi utilizado pelo poder comunicador do rádio durante muitos anos.

Pego emprestado o refrão e já de cara escrevo o seguinte: não, eu não acredito em esquema de arbitragem, em favorecimento, em jogo de cartas marcadas. Sim, eu acredito em erros e na ruindade de muitos árbitros de futebol.

Ontem foi um escândalo de erros a arbitragem do baiano Jaílson Macedo de Fretias em Atlético Paranaense e Corinthians. Claro que a televisão escandaliza o erro ao mostrá-lo em câmera lenta, em HD, em vários ângulos. Mas é erro, não importa se em blu-ray ou em tv com antena de bombril.

Os erros são de interpretação, quase sempre. Porque o diabo da regra do futebol é interpretá-la. Tem coisa que eu acho falta e você, não. O pênalti a favor do Corinthians quem apitou foi o Ronaldo, seguido pelo Jaílson em ato de puro reflexo. Tecnicamente, não é pênalti. A bola desvia no joelho de Vagner Diniz e involuntariamente toca em seu braço. Ele não leva o braço em direção à bola e nem o abre com a clara atitude de aumentar sua área de acesso à mesma. Claro que muita gente pode ler esse texto, ver a imagem e discordar.

O pênalti marcado a favor do Furacão é outra peça de ficção. Vagner Diniz se joga, deixa o próprio pé esquerdo tocar o direito e se projeta. Leandro Castán ainda tem tempo de segurar o movimento da perna e evitar qualquer toque. Que se diga em defesa do Jaílson, do lugar em que ele estava ele não tem esse detalhe de imagem que a TV nos fornece e pode ser levado ao erro. Já o bandeirinha não poderia deixar essa passar em branco.

Há uma tendência clara na arbitragem do Brasileirão, não se sabe se por orientação ou não, de dar pênalti em todo lance de mão dentro da área. A interpretação está sendo deixada de lado em favor da famosa regra da pelada, do racha, do babinha. Bateu na mão é pênalti. Cabe aos jogadores entenderem isso e se adaptarem.

Bola rolando

O Flu se acalmou e Conca voltou a jogar bem. O suficiente para sapecar 3 a 1 no desacelerado time do Ceará e abrir três pontos do Corinthians.

Em Curitiba houve equilíbrio, e o Corinthians segue sendo um time no Pacaembu e outro longe dele. Resta saber ao final do campeonato qual perfil reinará, se o de mandante ou de visitante.

O São Paulo passou sem sustos pelo Flamengo, venceu a terceira seguida e já consegue ver a luz da Libertadores mais de perto. Já o Mengão está se encrencando sozinho.

O Palmeiras fez um jogo ruim de doer contra o Vitória e ambos foram embora do Barradão unidos nessa arte de judiar da bola. Menos pior para o time paulista, que manteve-se 8 pontos afastado da zona de rebaixamento, embora não demonstre forças de chegar ao G-6.

Em Uberlândia o Cruzeiro foi econômico, mas venceu outra e já está lá em cima da tabela, nos calcanhares do Corinthians e vendo de perto o Fluminense.

Hoje comento Santos x Botafogo, no Pacaembu, com Milton Leite, Carlos Cereto e Janaína Xavier. No Sportv, para todo o Brasil, menos São Paulo.

3 comentários:

Felipe Muniz disse...

Noriega,

acho que a regra do futebol tem que tirar a palavra interpretação. No caso da mão, a regra que bateu no braço é falta pode tirar inúmeras reclamações. No basquete, que é muito diferente do futebol claro, bateu no pé é falta e acabou. ninguém discute. O problema da regra eu acho que é isso.
Agora a questão de jogadores simularem faltas isso tem que acabar. Ontem por exemplo, Diogo do Flamengo Foi expulso depois de tentar simular uma falta. Lamentável.
Mas enquanto tivermos ábitros de baixa qualidade que caem nessas malandragens, a situação não vai mudar.

Gabriel Araújo disse...

Vamos lá, comentários de um em um...

1º - Arbitragem: Vergonhosa a atuação de Jaílson em CAP x COR. Seria um jogo zerado, se não fossem seus erros graves. Como dito, TV é uma coisa, "ao vivo" no campo é outra, mas foram lances em que a porcentagem de acerto é maior que a de erro. Claro, não é só ele, vários árbitros erram grotescamente (vide Simon, ex.: Ceará x Fortaleza, final do Cearense). Acho que seria algo interessante pelo menos um teste da CBF com auxiliares atrás do gol, assim como a UEFA faz desde a Europa League da temporada passada. Na minha opinião, esses erros podem ser diminuídos com isso, não?

2º - Fluminense 3 x 1 Ceará - Flu me parece cada dia melhor. Muricy acertou o time desde que chegou. Já o Ceará, não se organiza, não acha esquemas bons e nem um técnico bom desde a saída do PC Gusmão (e demitiu mais um, agora). E só cai...

3º - Atlético/PR 1 x 1 Corinthians - Me parece que o Timão tem medo quando joga fora de casa, concordo com suas palavras. 100% no Pacaembu, e uma vitória com mando adversário (vs. Grêmio). Quero ver como vai ficar contra o Flu no RJ...

4º - São Paulo 2 x 0 Flamengo - Sérgio Baresi está conseguindo orgazinar o Tricolor, e "puxar" jogadores da base, como o Marcelinho, que ele ja conhecia. No Fla, a dupla D2 (Deivid e Diogo), visivelmente fora de forma, não fez nada. Como diz Milton Leite, "Que faaaaaaase".

5º - Vitória 1 x 1 Palmeiras - Dois times que vivem péssima fase, treinadores não acham um time certo (Cecílio é mais um que cai), um gramado horrível do Barradão, times que, como bem definido no post, judiaram a bola... É, só podia dar nisso: jogo ruim.

6º - Cruzeiro 1 x 0 Internacional - A Raposa vai de 1 a 0 em 1 a 0 (vs. Corinthians, Flamengo e Inter), chegando, encostando... Como diz o ditado, "de grão em grão, a galinha enche o papo". O Inter, não contando com nomes como D'Alessandro e Alecsandro, não joga seu melhor futebol. Leandro Damião até que substitui bem o artilheiro colorado. Mas, a cada partida vermelha, uma coisa passa em minha cabeça: Giuliano deve ser titular absoluto no time. Contra o Cruzeiro, criou as melhores chances do time.

7º - Transmissão - Ah, como eu queria estar fora de SP, numa casa com Sportv, e ver a volta da dupla dinâmica, Milton e Nori...

E é isso. Acho que escrevi muito, até :)

Abs.

Alcides Drummond disse...

Nori
Vc não acredita MESMO em esquemas de arbitragem? Nem depois do que o Mendonça fez com o Palmeiras naquele Palmeiras X São Paulo da Libertadores, penalti de Cristian que não existiu, cartões amarelos imerecidos para os principais jogadores do Palmeiras, "cera" de 5 minutos do Rogério Ceni e confusão envolvendo o goleiro que além de não receber o cartão amarelo foi favorecido pela omissão dos acréscimos dos quase dez minutos de paralização do jogo?
Nem diante do que fez o Simon no Fluminense X Palmeiras do ano passado, anulando na "faccia", isto é, na cara dura o gol do Obina? Nem depois que ele recebeu como premio pelo monumental erro(?) uma passagem para Johanesburg? Por que Simon foi para a Copa, se há vários anos ele não era mais o melhor árbitro brasileiro? Detalhe: o Fluminense não caiu para a segunda divisão.
Se tudo isso e tantas outras "coincidências" não lhe bastam,não lhe bastaria o caso Edilson?
Se nada disso lhe bastar, pergunte ao seu pai quem foi João Etzel Filho.
Permita-me dizer-lhe que você, um cidadão que tem berço, probo, honesto e bem intencionado, tem o mesmo defeito que tive quando era jovem, isto é, aquele de julgar as pessoas por mím e acreditar que todos os seres humanos são perfeitos, providos de boa índole.
Advertido um dia por um cidadão mais velho, patrocinador de meus programas e que tinha uma grande estima por minha pessoa, aprendi algo que nunca lí em jornais, revistas, livros e nem na Internet. Suas palavras ecoam até hoje em minha mente como formidável lição de vida que faço quesdtão de repassar: " Acredite em tudo, mas não acredite em ninguém. Todo mundo é honesto até a data em que comete uma falcatrua. Não julgue os outros por sí porque indivíduos existem neste mundo que ferem, que matam, que roubam, que assaltam, que sequestram que estupram e que se vendem nos mercados da vida por qualquer vintem.(AD)