quinta-feira, setembro 02, 2010

Empate de luxo

no Maracanã


Foi daqueles jogos como eu gosto, com cara de mata-mata, indefinido até o último segundo, pegado e - também - muito bem jogado. Fluminense e Palmeiras honraram o Maracanã em um dos últimos jogos no estádio antes da parada para a enésima reforma visando a Copa de 2014.

O Flu tem como base de seu jogo uma dupla rara de meias: Deco e Conca. Eles facilitam, tocam de primeira, jogam simples. Em dois toques criam uma chance de gol.

O Palmeiras busca regularidade com base num meio-campo de cinco homens, mais fechado, marcador, e na capacidade individual de Kléber e Valdívia.

O líder do campeonato repetiu um defeito dos últimos jogos: não mantém o ritmo. Fez um a zero, recuou e ficou esperando um contra-ataque que quase não vinha. E assim como chega fácil, o Flu deixa o adversário chegar fácil. Deco e Conca ainda não têm o suporte de volantes duros na queda atrás deles, e sempre que perde a bola no meio, o time de Muricy tem alguma dificuldade na recomposição. Fernando Bob tem muito potencial, mas ainda precisa ser mais participativo.

O Palmeiras mostrou muita entrega, mais qualidade na troca de passes do que em jogos anteriores, mas ainda é uma equipe que tem alto índice de erros individuais. Tecnicamente, o nível geral do time é apenas médio. Embora alguns jogadores superem essa linha mediana. Marcos Assunção, Kléber e Valdívia puxam a fila dos bons de técnica. A dupla de zaga provoca arrepios no torcedor com alguns erros bobos.

No segundo tempo o Fluminense chamou o Palmeiras para a pressão e até conseguiu encaixar dois contra-ataques que poderiam ter sido mortais. Assim como tomou dois grandes sustos.

No final, o empate foi uma boa tradução do jogo. Com Deco e Conca o Fluminense poderia ter vencido, mas o resto do time não andou no mesmo ritmo. O Palmeiras teve boas chances com Ewerthon, Kléber e Luan, assim como a zaga quase entrega um gol para Washington.

Em termos gerais, há uma desaceleração do Fluminense, que perdeu 4 dos últimos 6 pontos disputados em casa. O Palmeiras ganhou 4 dos 6 que disputou fora e ensaia um momento mais regular.

O que valeu mesmo foi um jogo bom de se assistir.

Fogo alto

Que campanha a do Botafogo! Trinta pontos, quietinho, ao melhor estilo Joel Santana, sem badalação, sem status. Os oito pontos que separam o alvinegro do rival tricolor são perfeitamente superáveis, dado o equilíbrio da disputa.

Mengo baixo

Acendeu a luz amarela no Flamengo, com sete derrotas. Tem time para fazer muito mais, embora não faça. O Cruzeiro, que perde pouco, subiu e está às portas do G-4, juntinho de Inter e Santos.

Um comentário:

ANtonio Barsalini disse...

Nessa semana foi liberada a grana para a construção do Monotrilho que passará pelo estádio da vila sônia. Pasmem: A obra contará com financiamento exclusivo destinado as obras relativas a Copa 2014. Ué, mas o Morumbi não vai ter jogos da copa!!!!!!

Isso não é irregular, dr Noriega? Por que quando isso acontece no SPFC, toda imprensa se cala?????