sexta-feira, julho 03, 2009

Não há alçapão que

pare um bom time







Vira e mexe ouvimos, no esporte, a história dos alçapões, dos estádios em que a pressão da torcida é tamanha que o time da casa se transfigura e se projeta imbatível.



A final da Copa do Brasil e a semifinal da Libertadores de 2009 foram a prova de que, se o time é bom, não há alçapão que resista.



Porto Alegre se vestiu de gala para ser a capital do futebol brasileiro. Bela cidade, respirando futebol, cultura e o gelado ar polar que vem de mais ao Sul. As torcidas do Inter e do Grêmio anunciaram o inferno para Corinthians e Cruzeiro. Muito mais em tom de bravata, porque o gaúcho verdadeiro é hospitaleiro, recebe bem e, como qualquer outro torcedor, quer apenas bom futebol. Houve barulho, pressão, quase tudo civilizado, diga-se, e uma conquista de título incontestável por parte do Corinthians e uma classificação idem por parte do Cruzeiro.



Inter e Grêmio, hoje eliminados, já festejaram muitas vitórias em "alçapões" alheios. Libertadores, Copa do Brasil, por exemplo. Porque tinham, naquele momento, times melhores que os donos dos caldeirões. Times com Falcão, Sóbis, Tinga, entre outros, caso do Colorado; e o Grêmio de Felipão, De León, também entre outros.



O único reparo que deve ser feito ao festival do futebol em Porto Alegre diz respeito a duas ocorrências no Olímpico: o maltrato ao torcedor do Grêmio que ficou para fora do estádio já com a bola rolando, sofreu empurra-empurra e coice de cavalo; e algumas manifestações deploráveis de torcedores contra Elicarlos do Cruzeiro, em citação covarde ao ocorrido com Maxi López.



De resto, fica a certeza de que não há barulho, torcida ou pressão que resista ao bom futebol.



CRUZEIRO É O BRASIL NA LIBERTADORES





Merecidamente, pois foi consistente, equilibrado e talentoso. Kléber está jogando muita bola. O Estudiantes é um adversário de respeito, mas aposto minhas fichas no tri do Cruzeiro, que representará, se vier, o segundo tri de um brasileiro na Libertdaores.

2 comentários:

Armando Ziller disse...

Nori, concordo plenamente que o corinthians foi melhor na final da copa do brasil! Times de alta performance como inter e corinthians, qualquer detalhe faz a diferença. Òbvio que o inter perdeu o campeonato em São Paulo onde as forças se desequilibraram uma vez que o inter jogou com desfalques e perdeu por 2X0. Quando o inter jogou completo e o corinthians com reservas 1X0 inter em São PAulo. quanto as forças se equilibraram Corinthians e Inter 2X2. Resta agora esperar 19 de agosto para o jogo de volta pelo brasileirão e se tudo der certo, teremos o prazer de encontrar novamente o corinthias na libertadores de 2010. abs, armando

Anônimo disse...

Caro Nori,

Concordo com você que o Cruzeiro "é Brasil" na final da Libertadores. Tive a oportunidade de assistir aos jogos pelo sportv.

Porém, parece que a rede Globo ignora tal fato, excluindo de sua programação para a cidade de São Paulo (desconheço as outras Capitais) as transmissões que levaram o clube Mineiro a essa merecida final.

Tomara que esse posicionamento seja revisto e que os Paulistas, inclusive aqueles que não têm condição de adquirir os canais por assinatura, possam torcer pela raposa nos dois jogos finais.

Abraço

André Antunes
São Paulo