quarta-feira, abril 07, 2010

Messi, Prudente,

é a bola que rola



Não vi ao vivo - azar o meu - mas revi dezenas de vezes mais um show de Messi, o grande craque do momento no futebol mundial. São espetáculos consecutivos de genialidade, improviso artístico e categoria.

Só posso dar risada de alguns colegas que tentam buscar explicações táticas e de posicionamento para os shows de Messi. Meu Deus! Aquilo é futebol em estado bruto, talento, criatividade, não me venham com tatiquês, por favor!

E o que teria a ver o Prudente com esse post? Nada e tudo. Nada porque Messi pertence a um outro patamar futebolístico. Tudo porque Prudente e São Caetano é o jogo que o SporTV mostra hoje para todo o Brasil, a partir das 21h50 (era o jogo do Flamengo, mas a tragédia no Rio mudou a tabela).

É curioso ver um time que ainda é visita na própria cidade estar cativando os torcedores locais. Não se vê clima de final, mas é possível encontrar carros de som pela cidade chamando a galera para o estádio. A imprensa local só fala nisso e muitas pessoas que encontram nossa equipe pela rua falam com orgulho do Grêmio, remetendo a times do passado como Prudentina e Corinthians.

É assim que a bola rola e fascina. Um dia com Messi, outro com um time modesto do interior do Brasil. A magia do futebol.

Uma explicação sobre
bastidores e informações

É incrível como algumas pessoas simplesmente levam o clubismo ao extremo. Publiquei uma nota aqui de bastidores, com informações, sobre algo que envolve Palmeiras, Corinthians e São Paulo, em especial o estádio do Morumbi. Aguardem as notícias para ver do que se trata.

Pouco me importa quem está certo ou errado, se é que alguém está certo ou errado. Também não dou a mínima para o clube que alguém torce. É um fato do dia-a-dia do futebol. Da rixa entre rivais, do descalabro de obras e da disputa pela mamata de buscar dinheiro público em vésperas de Copa do Mundo. Todos os clubes querem isso. Aliás, o futebol nem deveria precisar de dinheiro público, já que move uma quantidade absurda de dinheiro.

O curioso é que uma nota dessas, até simples, faz com que desperte em alguns o instinto do conspiracionismo, a mania de perseguição, de campanhas ocultas.

O que penso sobre o tema Copa e estádios? Dinheiro público apenas para obras de infra-estrutura que o País possa usufruir depois de terminada a competiçã0. Estádios, hotéis e coisas assim, só com a iniciativa privada. Se os estádios forem públicos, como Mineirão e Maracanã, licitação e acompanhamento feroz dos gastos.

Especificamente sobre o Morumbi? Obviamente é o melhor estádio paulista, o único que pode receber a Copa hoje. Mas tem muitos defeitos que precisam ser corrigidos, é um projeto ultrapassado se for pensado para um Mundial. Mas serve e bem ao seu dono, que deveria pensar muito nisso, em como o clube vai usar o estádio e servir o seu torcedor, e não em projetos para uso por apenas um mês. Acontece que problemas políticos internos do São Paulo estão interferindo no andamento do processo.

5 comentários:

Anônimo disse...

É incrível como algumas pessoas simplesmente levam o clubismo ao extremo.
Usando esta sua frase Nori, vou dar "tentar" minha opinião.
Sou de Rio Claro-SP, torcedor do timão. No ultimo final de semana (feriado) fui passear com minha familia até Bertioga, fomos passear em Santos no aquario e aproveitei, deu um pulo na Vila Belmiro.
- Caraca um torcedor do timão na vila?
Pois eh, o clubismo ao extremo nao tem está com nada.
Eu adorei conhecer a Vila, pude conhecer tudo de perto onde um cara acho q é pele p nome dele reinou, passou também um Robinho e hj um Neymar...
Eu me encantei ainda mais com os meninos da vila...
Aproveito para te desejar parabens pelo seu trabalho.
abraços
Sergio Caetano
Rio Claro-SP

Anônimo disse...

Caro Nori,

"Messi"

O Messi não corre....desliza;
O Messi não joga..... desfila;
O Messi não chuta.... coloca;
O Messi não engana... espanta.

E o melhor de tudo, diferentemente de outros milionários e pretensos craques, não ouvimos seu nome envolvido em situações extra campo.

Vida longa ao Messi e ao seu futebol.

----------------------------

"Tonight is the night" (Essa noite é a noite, ou Essa é a noite), é a frase com a qual o psicopata do bem, Dexter Morgan, sai a procura de suas vitimas, vitimas essas que fizeram algum mal a sociedade e cabe a ele por ordem na casa.
Essa noite de quarta feira É A NOITE para Prudente, São Paulo, Corinthians e Portuguesa exorcizarem seus demonios para avançar a semifinal do Paulista. E não adianta depois falarem que o título não é importante, pois é sim, e uma eliminação agora, principalmente para os dois gandes, pode ser inicio de uma pequena crise.

Abraço
André Antunes

Unknown disse...

Nori, o Messi está atuando por dentro faz mais ou menos 1 mes. E nesse 1 mes está sendo genial. Será que a tática nao ajuda a explicar ?

Nas categorias de base do barça ele atuava nessa mesma posiçao em um 3-5-2...e destruia...o Pepe como é esperto e estudioso, logo colocou ele pra jogar semelhantemente...

Será que nao tem tática nesse futebol de genio ?

Unknown disse...

Pedro, Messi tem sido genial há muito mais do que um mês. Gosto de tática, mas explicar o que o Messi tem feito usando tática me parece querer diminuir o talento e a genialidade desse jogador. O que ele faz supera a tática. Basta lembrar o que ele fez na final do Mundial de Clubes, por exemplo. Nem tudo é tática no futebol. Aliás, ainda bem.
Abs

Unknown disse...

entendo que o futebol que ele joga é simplismente talento, porém por dentro no 4-2-"1"-3 ele tem uma liberdade que nao tinha jogando pelo lado direito. Nesse sistema ele cai para os dois lados e muitas vezes se enfia na àrea, principalmente quando o Barça tem o desfalque do Ibra e joga o Bojan.