terça-feira, abril 13, 2010

A crise do Morumbi na Copa.

Este blog já tinha avisado


Não custa nada lembrar, mas o post que vou reproduzir abaixo já tratava do tema escancarado hoje em matéria de capa do caderno de esportes do Estadão. O Morumbi na Copa está subindo no telhado.

Há diversos interesses envolvidos. Entre eles, talvez, o maior seja a construção de um novo estádio na região metropolitana de São Paulo. O Corinthians aguarda ansioso para, enfim, realizar o sonho de ter seu estádio.

O Palmeiras também teria interesse em utilizar sua Arena na Copa. Um grupo político do clube chamado Fanfulla apresentou o seguinte projeto de ampliação da Arena ao presidente Belluzzo: http://www.fanfulla.com.br/sites/default/files/7-Arena.pdf

Belluzzo, inicialmente, é contra o projeto de ampliação, acreditando que o novo estádio alviverde deva ter, no máximo, 46 mil lugares.

Em breve haverá um protesto de moradores da região do Morumbi, apoiado por influentes conselhreiros de Palmeiras e Corinthians, atacando o projeto da chamada Linha 17 do Metrô paulistano, que prevê um trem elevado passando em frente ao estádio do São Paulo.

O Tricolor perdeu espaço, também, pela grave crise politica interna que atravessa. Continua sem solução o caso que envolve as supostas irregularidades na reeleição de Juvenal Juvêncio. Está sub-júdice, na linguagem jurídica, e a solução passa pela última instância, em Brasília.

Conselheiros da oposição atacam duramente o grupo de Juvenal Juvêncio, afirmando que ele fez alterações estatutárias que isolaram os grupos que não estão do seu lado. Uma das manobras teria sido a seguinte: antigamente, sempre que morriam conselheiros, a regra era que os substitutos fossem um da situação e um da oposição, de acordo com as vagas a serem preenchidas. Atualmente, são empossados apenas conselheiros da situação, o que aumenta o poder de Juvenal no conselho.

Outra crítica: como não se sabe se a reeleição será considerada válida, o clube tem dificuldades para fechar contratos de longo prazo.

Veja o post publicado em 6 de abril:

http://blogdonori.blogspot.com/2010/04/palmeirenses-e-corintianos-unidos.html

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Nori,

Você não acha que o fato do Juvenal Juvencio ter apoiado o Fábio Koff, que não era o canditado preferido do Presidente da CBF, não contribuiu para a exclusão do Morumbi??
Abraço
André Antunes

Anônimo disse...

Parabéns Noriega por ser, talvez, a única voz na imprensa com coragem para tratar desse assunto.

Após a matéria publicada pelo Estadão, a tropa de choque da imprensa ligada ao time do Jardim Leonor correu para desmentir, alegando que a FIFA não tinha vetado o estádio deles. Interessante como eles não precisam de Assessoria de Imprensa. Em toda situação que precisa de algum comunicado, surgem diversos colabores para falar em nome daquele clube.

A situação é preocupante, pois os meios de comunicação não divulgam e debatem os fatos como deveriam. Não se explica à população que a reforma do estádio trará aos cofres públicos grandes despesas e a modernização do local servirá para atender interesses de uma instituição PARTICULAR.
Mais estranho ainda é a imprensa ignorar a situação jurídica do presidente do clube. Qual seria a repercussão se o presidente do Corinthians ou do Palmeiras estivesse envolvido com tais problemas legais?

Por fim, o projeto da iniciativa privada para a Arena Palestra Itália continua sendo tratado como se não existisse pela imprensa esportiva e até pela imprensa geral. Não seria interessante para a cidade de São Paulo e para o contribuinte paulista que o estádio para a Copa de 2014 fosse construído sem envolvimento de dinheiro público, deixando os recursos para obras prioritárias para a cidade?
Todo mundo sabe, inclusive pelos prazos existentes, que a aprovação do Morumbi para a Copa vai obrigar o investimento de recursos públicos no local. Haverá alguns protestos, mas o resultado final será a obra pronta e seu uso particular por longos anos pelo clube que se intitula "moderno e bem administrado".

Marcelo