sexta-feira, outubro 16, 2009

Quando o bom teatro



encontra o bom futebol








A peça Nos Campos de Piratininga é programa obrigatório para quem ama o futebol e quer conhecer a sua história e a da cidade de São Paulo




Torcedores fanáticos existem aos montes. Capazes de gritar horas a fio por seu time, fazer juras de amor eterno em caso de vitória, promessas de ruptura total nas derrotas, cenas de paixões desesperadoras.


Mas será que todos os torcedores, em especial os mais jovens, sabem alguma coisa da história de seus times, porque se tornaram grandes? O palmeirense sabe direitinho porque o time deixou de ser Palestra Itália e virou Palmeiras? O são-paulino reconhece a figura histórica do monsenhor Bastos? E o corintiano tem noção de que seu time nasceu sob a luz de um lampião e literalmente, no meio da rua, como que destinado a ser o time do povo?


Uma belíssima pedida para aprender tudo isso, dar boas risadas e, de quebra, encontrar personagens da história da São Paulo de Piratininga e da megalópole de hoje é o espetáculo "Nos Campos de Piratininga", da Cia. Letras em Cena.


Fui ver a peça nesta quinta-feira, atendendo ao convite da atriz Graça Berman, um dos destaques do afiado elenco, no qual também brilham nomes conhecidos da cena teatral paulistana, como Eduardo Silva, Décio Pinto, Sonia Andrade, Níveo Diegues, Wilma de Souza, e jovens atores talentosos que dão o tempero na medida certa a está - ótima - comédia musical.


Após a apresentação participei de um bate-papo com os atores e espectadores, que teve a participação do Vampeta, grande figura, sempre rindo e fazendo rir.


"Nos Campos de Piratininga" consegue captar na medida exata, sem os exageros da paixão desmedida ou a frieza da análise imparcial, a trajetória do futebol em São Paulo - e no Brasil. Conta como nasceram os grandes clubes da Capital (Portuguesa e Santos também são citados, embora o Peixe seja de outra cidade, mas a linha narrativa aborda o chamado Trio de Ferro), porque cresceram, se agigantaram, se tornaram rivais. Tudo isso contado como se fosse o enredo de uma escola de samba.


Vale a pena conferir o espetáculo que está em cartaz no Teatro João Caetano (Rua Borges Lagoa, 650, Vila Mariana, São Paulo, Capital, Telefone 11-55491744) até 1 de novembro. As sessões acontecem de quinta a domingo.

Nenhum comentário: