quarta-feira, outubro 14, 2009

Montevidéu respira o

superclássico do Prata


Só se fala em Uruguai x Argentina na bela e fria Montevidéu. Do aeroporto aos canais de TV, tudo gira em torno do jogão desta noite, a partir das 19hs. O SporTV 2 mostra, com Jota Júnior, este que vos escreve e Marco Aurélio Souza. Programa imperdível.

A Argentina chegou na noite de terça a Montevidéu, já sentindo a pressão da torcida uruguaia. O mítico Centenário receberá 60 mil pessoas, sendo 57 mil uruguaios.

Maradona deve mandar a campo um 4-4-2, com De Michelis e Schiavi na zaga, Mascherano e Verón de volantes, Gutierrez e Di Maria nas meias e Higuain e Messi no ataque. No papel, um bom time, mas coletivamente não tem funcionado.

O Uruguai terá um trio de zagueiros liderado por Lugano, o combate eficiente de Gargano no meio-campo, mas a grande qualidade da Celeste está no ataque. A dupla Forlán e Luís Suárez é muito boa e está em grande fase.

A diferença pode estar no banco. O maestro Osca Tabarez é rodado, experiente. Para se ter uma idéia, treinou o Ururuguai na Copa América de 1989, no Brasil, quando perdeu uma e ganhou outra da Argentina, onde luzia Maradona com a dez.

No banco Maradona é pálido de idéias e apostará no carisma de Palermo e no ainda apagado - na seleção argentina - futebol de Messi.

Argentinos e uruguaios só estarão juntos em uma coisa esta noite: todos torcerão para o Chile contra o Equador. Se o Chile do argentino Bielsa perder para o Equador e o Uruguai vencer no Centenário, a Argentina estará fora da Copa.

Como disse o Vicente, nosso motorista aqui em Montevidéu: "o que importa é ganhar da Argentina. Depois a gente vê o que resulta disso". Esse é o espírito entre os uruguaios, numa rivalidade com a qual nós, brasileiros, sequer sonhamos. O buraco entre os platinos é bem mais embaixo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ver o choro do ridículo Maradona caso a Argentina não se classifique... não tem preço!!! Dá-lhe Uruguai!!!

Anônimo disse...

Nori,

É mais torcida nossa ou a chance (pelo que você sente) do Uruguai é mesmo real?

Abração e vaaaiiii Lugano!!!

Fernando Marques de São Paulo SP

ISABEL URRUTIA disse...

Pelo menos fico sabendo de você pelo Blog!! Saudades!! bjs Isabel