quinta-feira, agosto 20, 2009

São Paulo e Corinthians

botam fogo no Brasileiro


Se alguém tinha dúvidas de que o segundo turno do Brasileirão promete ser de arrepiar, a rodada de abertura da fase foi um ótimo cartão de visitas.

Há polêmcia, erros, reviravoltas, mas o fato é que embolou de vez. Quatro times têm dez vitórias e oito estão, pelo menos, na casa dos 30 pontos, com o ainda líder, mas agora parece que provisório, Palmeiras somando 37.

Dois times chamam a atenção pela pontuação e pelos resultados da rodada: São Paulo e Corinthians. O São Paulo pela arrancada de sete vitórias e o triunfo suado diante do Fluminense, se deleitou com os tropeços de Palmeiras e Inter e já soma 36 pontos. O Corinthians trouxe a toalha de volta para o varal, lavadinha. Chega so 31 pontos e oito vitórias, mesmo tendo jogado boa parte do campeonato com times mistos e sofrido um desmanche. Não pode ser desprezado, porque tem o treinador que melhor trabalha o coletivo hoje: Mano Menezes.

O Goiás pega o Náutico fora de casa e pode assumir a liderança, o que não será surpresa pela bola que vem jogando. Seria o primeiro time a atingir a marca de 11 vitórias.

Apito trapalhão

Muitos erros de arbitragem, como aliás vem sendo a marca do campeonato. Alguns decisivos para o resultado, que provocarão muita polêmica.

Em Porto Alegre os dois gols do Corinthians foram irregulares, numa situação muito parecida com a que aconteceu no empate entre Inter e São Paulo, quando os dois gols gaúchos foram irregulares. Impedimentos que os auxiliares não podem errar, desses que se vê a olho nu, sem precisar do replay. Nessa Wagner Tardelli foi traído pelos auxiliares.

Bola rolando, o Corinthians, mesmo desfigurado, mostrou que tem um padrão de jogo, não importa quem atue, e, sem pressão, pode até brigar pelo título, sim, senhor. O Inter perdeu um pouco de fôlego, mas ainda é candidatíssimo.

Em Curitiba, Péricles Bassols Cortez foi muito bem no primeiro tempo e perdeu a mão na etapa final, influenciado pelo clima quente do jogo. Para mim não houve o pênalti que ele marcou de Marcão em Thiago Gentil. Assim como o mesmo Marcão havia feito pênalti antes, metendo o braço na bola, aos 13 do segundo tempo.

O Palmeiras até que não jogou mal, mas é um time que não tem mostrado capacidade de definição, espírito de decisão. Perde chances incríveis de gol e praticamente gastou todas suas economias em pontos. O Coxa tem problemas, a defesa é fraca, mas o time é raçudo e aposto que escapa do rebaixamento.

Por fim, o São Paulo de volta ao seu ritmo, favorito como sempre, com um time pronto e testado. Richarlyson é o grande jogador da equipe atualmente. Preparo físico absurdo, versatilidade e um comportamento exemplar ao lidar com a estúpida intolerância de uma minoria da torcida tricolor.

Jogo para não se perder hoje é Atlético Mineiro x Avaí, que pode dar uma pista de quem tem mais combustível no tanque para uma arrancada.

Um comentário:

Saulo disse...

Se o Palmeiras continuar vacilando, o Jason vai meter o seu facão da morte.