segunda-feira, julho 23, 2007

O PERIGO DE CONGONHAS
NAS PALAVRAS DE QUEM
O ENFRENTA TODO DIA


Reproduzo o relato de um piloto trazido no excelente site JETSITE, do Gianfranco Betting, irmão do Mauro e um especialista no assunto aeronáutico. É para que gente que acredita que a tragédia não estava anunciada e que só não foi evitada por inércia de quem deveria mandar e uma enxurrada de incompetência.

Quais as reais condições da pista principal de Congonhas?Péssimas, impróprias para utilização em caso de contaminação. Outro trecho assinado pelo comandante Paulo Marcelo Soares não poderia ser mais claro quanto à este aspecto:"Na noite do dia 16, eu pousei em CGH. Não havia chuva, mas a pista estava bastante molhada. Estava com 90 pax no meu avião. Toquei na marca de 500, o avião aquaplanou e eu tomei susto. Um dos maiores sustos em meus 17 anos de aviação profissional. Eu gostaria muito, na verdade eu daria tudo para ter no meu jump seat os (ir)responsáveis por esta crise que se arrasta há meses. Queria que eles vissem o anti-skid trabalhando, a aeronave escorregando para a lateral da pista. Queria que eles vissem as luzes da cabeceira oposta chegando rapidamente, e nós lá, sem poder fazer nada. Queria que eles sentissem a tremedeira que eu e meu copiloto sentimos quando livramos a pista lá na taxiway "E" (a última). E, acima de tudo, QUERIA QUE ELES TIVESSEM A CARA DE PAU DE DIZER QUE A PISTA DE CONGONHAS NÃO TEM PROBLEMAS!!!!!! Não varei a pista naquela noite por sorte. Não foi por habilidade, foi pura e simples SORTE. Sorte que meus colegas no MBK não tiveram."

Quem quiser ler o material na íntegra, segue o link http://www.jetsite.com.br/2006/mostra_destacando.asp?codi=96

3 comentários:

Cristiano disse...

Noriega, você estava apresentando hoje,23 de julho, um programa onde estava a Mili Lacombe e outros comentaristas. E vocês falaram da declaração do técnico do Flamengo Ney Franco quando ele disse que a bola não estava entrando,vocês criticaram dizendo que isso é um clichê e etc. Mas na hora de falar (no mesmo programa) que o Botafogo estava com sorte de campeão, ai isso existe né!! Num minuto do programa não existe azar , a bola que não quer entrar etc..mas um minuto depois já existe sorte de campeão!!??? Que baita contradição hein!!! Vocês deviam prestar mais atenção na hora de falar, pois acabam se contradizendo.
Parabéns belo Blog e manda um beijo pra Mili Lacombe que eu gosto muito, concordo com 99,9% do que ela diz (inclusive a opinião dela sobre o goleiro markting que é o Rogério Ceni).
Abraço.

Daiana Vasconcellos disse...

Noriega,sobre o assunto do Post, é lamentável. Triste foi ver hoje no J.Nacional na reportagem do Rodrigo Bocardi gravações de vários pilotos avisando em dias anteriores que a pista molhada estava escorregadia. Mas como sempre nada foi feito antes de ocorrer a tragédia. Isso é negligência com a vida humana.

E queria pedir pra você,se puder, dizer ao Milton Leite que ele foi espetacular nas transmissões da natação.Muito emocionantes,como sempre são as narrações dele,mas na natação foram melhores ainda.

Abraços!!!

Marcelo Rayel disse...

Caro Noriega,

Pelo amor de Deus... Sei que é a profissão do irmão do Mauro, mas não daria para ele pensar em outro tipo de ganha pão?!

Seria muito triste saber que Gianfranco estaria envolvido num acidente...

Nada bom...

Pousei duas vezes em Congonhas. Numa das vezes, era dia. Estava num ângulo que pude ver o reverso funcionando. Ele além de funcionar muito, quase gritou de tanto trabalhar...

Pousar em Congonhas com reverso pinado é brincar de segurança de vôo. Isso não se faz. É uma pista que precisa desse plus chamado reverso, independente do tempo que estiver fazendo.

Obrigado!

Forte abraço!

http://pelaproa.blogspot.com
http://wordsonthepitch.blogspot.com