quinta-feira, abril 19, 2007

COMO UM GOL PODE MUDAR O MUNDO?


Pode parecer utopia, mas eu acho que pode. Talvez apenas como simbologia, mas pode acabar fazendo com que alguns percebam a inutilidade de algumas coisas e a beleza de outras. O fato é que o gol do argentino Messi pelo Barcelona fez com que uma boa parcela do mundo - e do Brasil - deixasse de falar dos pavorosos acontecimentos da Virginia, nos EUA, e do Rio de Janeiro.
Como aquele gol de Maradona em 86 e a famosa frase da "Mano de Dios" fizeram com que o mundo percebesse o absurdo da Guerra das Malvinas.
O esporte ainda tem esse poder. Oferece um instante de poesia, 11 segundos de pura mágica, que inundam o ambiente de lirismo.
Quanto mais falarmos de gols, mais perceberemos que uma bela jogada, uma linda canção, um ótimo livro, um grande filme são muito mais interessantes que subir o morro atrás de uma carreira sem brilho e que vale muito mais a pena comprar uma bola e oferecê-la a uma criança do que um revólver, mesmo os de brinquedo.
Obrigado, Messi e Maradona. Seus gols salvaram uma semana de horror e tristeza.

8 comentários:

Anônimo disse...

Belo texto Nori!
Agora eu gostaria de saber a sua opnião sobre a eliminação do Inter na Copa Libertadores.Ano passado um certo narrador gaúcho fez o maior escândalo quando o Inter venceu o tricolor.Agora fica a pergunta:"O Nacional por acaso rasgou a camisa,pisou e humilhou o Inter?",o Inter foi de fato o mesmo que o Once Caldas...
Abraços!!

Anônimo disse...

Olá, Nori... Nori, o que você acha do fracasso de público nas finais do Paulistinha? Falam tanto de pontos corridos, bla, bla, bla, e no final, fracasso de público, além do risco de uma final ridícula entre São Caetano e Bragantino... O Luxa já tá chorando antes de ser desclassificado (o que realmente seria completamente injusto, quem investe mais, geralmente faz a melhor campanha e não merece ser desclassificado em 1 semana - como o São Paulo contra o Santos em 2002)... No carioca a mesma coisa (fracasso de público)... O Fernandão saiu reclamando ontem do gaúcho... Será que, graças a Deus, será o fim do mata-mata em regionais? Ou melhor ainda, o fim dos regionais? Os pequenos que disputem 4ª, 5ª, 6ª divisão - como no resto do mundo...

Unknown disse...

Leonardo, o Inter decepcionou, pelo time que tem, não poderia ser eliminado na primeira fase. Mas isso não pode anular o grande ano de 2006 do Inter. Campeão sul-americano, do mundo e vice-campeão brasileiro, não é fácil.

Unknown disse...

Alexsa, eu não sou contra os estaduais, apenas acho que são grandes demais, deveriam ser torneios mais curtos, com menos times e em formato de Copa. Também não sou contra o mata-mata, acho que em termos de emoção é inigualável. E não concordo quando reclama de injustiça quem sabe e aceita que o regulamento preveja a eliminação nas semifinais. Injusto, desonesto, é mudar regulamento. O Paulistão, por exemplo, seria muito mais legal com 12 times. 20 é uma megalomania.

Anônimo disse...

Olá, Nori... Acho que comparar o Messi ao Maradona é o mesmo que comparar o Robinho ao Pelé, nem o melhor do Barcelona ele é... Mas Nori, você acha justo a Copa do Brasil dar vaga na Libertadores? Uma vez que quem já está na Libertadores perde a chance de tentar essa vaga fácil, e só tem o Brasileiro (infinitamente mais difícil) para tentar... Além de se correr o risco de um time ridículo representar de forma não menos ridícula o Brasil na Libertadores (casos de Santo André, Paulista)...

Anônimo disse...

Nori,parabéns pela transmissão do jogo São Paulo e São Caetano. Os comentários foram perfeitos e a análise quanto ao meio campo tricolor idem!

Anônimo disse...

Olá, Nori... Parabéns, Nori. A transmissão ontem entre São Paulo e São Caetano pelo Sportv foi muito boa... O Muricy disse que assiste aos jogos depois, espero que ele o faça pelo Sportv e preste atenção na sua análise do jogo, onde ainda no 1° tempo enquanto o São Paulo tinha o falso domínio da partida você alertava para a ausência de volante na equipe tricolor... Foi a melhor transmissão dos últimos tempos, pena que minha equipe apanhou feio...

Rubão disse...

Chamem o IBAMA, chamem o IBAMA!

quem matou os bambis????

ha ha ha