sexta-feira, novembro 12, 2010

Brasil começa bem

a Copa América


Pelo menos no sorteio o Brasil largou na frente na Copa América 2011. O grupo brasileiro é uma moleza, na teoria, claro. Venezuela, Equador e Paraguai, na teoria, repito, não devem incomodar a seleção brasileira. Ainda que o time paraguaio tenha feito uma bela Copa, há a questão da mudança de gerações, de renovação acontecendo. O mesmo vale para o Equador, que ainda por cima não terá seu melhor jogador, a altitude de Quito. A Venezuela segue evoluindo, mas lentamente.

Por ter muito mas jogadores para tocar uma renovação e ainda por cima uma geração promissora, o Brasil teve sorte na disputa das bolinhas.

O grupo da Argentina também soa molezinha. A Colômbia está à procura de uma boa geração, que possa ser competitiva, a Bolívia não assusta ninguém e resta o Japão, que na correria pode aprontar alguma coisa, sendo esse inexplicável convidado para jogar a Copa América sendo uma seleção asiática!

Finalmente, o melhor grupo, o mais equilibrado, é o do Uruguai. Que tem a Celeste depois de uma Copa espetacular, o bom time chileno e o convidado centro-americano, outro bom time, o México. O Peru pinta como cumpridor de tabela.

A Copa América é um baita torneio. Pena que as organizações, a começar pela dona Conmebol, o tratem como joguete político. Estive na Venezuela em 2007 e vi o que não foi feito e o que foi feito em termos de capitalização política. Teve governador de província fretando voo para jornalistas, general confiscando ingresso de convidados, enfim, a boa e velha comédia pastelão que ainda infesta esta linda América Latina.

A Argentina começou mal porque também trata o torneio muito mais politica do que esportivamente. Santa Fé, Jujuy e Salta são localidades sem muita condição de receber um torneio desse porte. Enquanto isso, uma cidade importante como Rosário fica de fora. Bem, já vimos esse filme antes.

O que importa é que para mim a Copa América precisa ser valorizada. Não faço parte do grupo de torcedores e jornalistas que desprezam o torneio. Ele é o que representa a realidade do nosso continente, e não cabe comparação com a Euro, são mundos e realidades distintas.

3 comentários:

Bruno Rafael Silva disse...

Concordo com você que a Copa América poderia ser mais valorizada. Mas se nem os organizadores o fazem, como esperar que o publico leve a sério? É uma piada o Japão participar do torneio.

Vinícius Silveira disse...

Grande Nori,
Beleza?
Concordo com você, acho que foi uma completa besteira, para não dizer outro nome, colocar Japão no continente americano. Porque não chamar Estados Unidos, Honduras ou qualquer outro selecionado nacional americano? Não da para entender não é?

Depois você da uma olhada em minha postagem sobre o mesmo assunto e outros assuntos.

http://blogueirodofutebol.blogspot.com/2010/11/japao-disputa-copa-america.html

Abraço

Anônimo disse...

Noriega, vou dar uma viajada, mas acho que a Copa Américadeveria ocorrer somente em 2012 e ainda dar aos quatro primeiros as vagas da Copa do Mundo, ficaria mais emocionante e os países poderiam contar com os melhores jogadores disputando a competição. Mas na real eu acho que a CONMEBOL e a CONCACAF deveriam se unir em uma única confederação, tanto para realizar a Copa América como a Libertadores, claro que com torneios qualificatórios, principalmente para a região da América Central. Países como o México, o Canadá(?) e os EUA dariam um ganho técnico (MEX), financeiro e estrutural, além de uma melhor organização e apelo comercial dos mesmos torneios. Qual sua opinião sobre isso, viajei muito?