quinta-feira, outubro 07, 2010



Procura-se um 
campeão para
o Brasileirão


"Campeonato tradicional, um dos mais importantes do mundo, procura um candidato a conquistá-lo com firmeza, segurança e bom futebol. Oferece ótimo pacote de benefícios, bônus em dinheiro e acesso ao principal campeonato de âmbito continental.

Tratar com a Confederação Brasileira de Futebol."
Se você topasse com um anúncio destes nas páginas dos maiores jornais do País, não seria nenhuma maluquice.

O Brasileirão 2010 é disputado por 20 clubes na Série A, mas parece que nenhum preenche todos os requisitos necessários para levar a taça.

Há bons candidatos, é verdade. Os que chegaram mais perto de atender a todas as exigências foram Fluminense, Corinthians e Cruzeiro.

O Flu deu pinta de que deixaria para trás a concorrência. Mas sofre algumas derrotas que devem povoar de dúvidas a sua torcida e até mesmo seus jogadores e o técnico Muricy Ramalho. A de ontem para o Santos foi uma dessas. Era noite de aproveitar o desenho favorável da rodada, mas o Flu foi atropelado pelo Santos de um Zé Love iluminado.

De nada serviu para os tricolores das Laranjeiras outro vacilo incrível, o do Corinthians diante do Atlético Mineiro. Não se trata de analisar história, importância e tamanho do clube, mas apenas falar de momento. Era um candidato ao título contra um time que luta para não cair. Como defendo em minha tese, esse é o tipo de jogo que o time que quer ser campeão não pode perder.

O Corinthians saiu na frente, mas tomou uma virada que também povoa de dúvidas a cabeça de seus torcedores. Onde foram parar a eficiência e o equilíbrio de rodadas anteriores? Os desfalques de Elias e Jorge Henrique serão supridos? E Ronaldo, sai do marketing e volta ao campo para fazer os gols que o ataque tanto perde?

De olho nisso tudo está o Cruzeiro. Que também pisa na bola quando se espera que finalmente vá dar o bote e encostar na ponta. Time para isso tem. Pernas já não se sabe. Thiago Ribeiro e Montillo quase pediram balão de oxigênio ao final do empate com o Atlético Paranaense.

Hoje contra o Goiás, o tipo de adversário contra quem o Corinthians perdeu pontos importantes ontem, o Cruzeiro tem a chance de pular de posição e se candidatar ao preenchimento da vaga do anúncio lá de cima.

Santos e Inter são candidatos que estão numa boa. Têm lugar garantido na Libertadores e podem até esnobar a proposta do Brasileirão. Mas têm disposição para acumular duas funções.

A turma lá de baixo, no final, é que pode resolver o campeonato enquanto luta para sair do sufoco. Como fez o Galo ontem, jogando com coração, longe ainda de um bom time, mas suando cada gota em nome da torcida. E ainda veremos muitos confrontos entre sonhadores e desesperados.

Arena Palestra

Finalmente o Palmeiras deve começar a construir sua nova Arena. Uma notícia importante nesse momento em que os estádios para a Copa caminham devagar. O estádio palmeirense deve ser alternativa para o Mundial de 2014.

O Palmeiras alega não ter feito o estádio para a Copa, mas sonha, sim, em receber um jogo da Itália em 2014, ano de seu centenário. O alvará obtido junto à Prefeitura de São Paulo é o primeiro passo nesse sentido. Também pode ajudar o clube a equacionar seus problemas financeiros, já que com o estádio em construção fica mais fácil vender camarotes, cadeiras cativas e faturar algum.

3 comentários:

@eduardojuniorjr disse...

Realmente, campeonato aberto e não arrisco palpites, mas é fato, o Corinthians e o Fluminense estão implorando e disputando para ver quem entrega o Campeonato mais de mão beijada para outra agremiação !! Abraços Noriega !! Sou fã do seu trabalho !!!

Daniel H. disse...

Excelente título! Haha, pois é, líderes patinando quando deveriam se distanciar dos demais. Cruzeiro parece ser o mais regular dos três, pode provar hoje se ultrapassar o Corinthians, time para o qual eu torço e talvez justifico essa queda de produção aos desfalques. O time jogou bem até agora com o que tinha, só que alguns não eram titulares. Perdemos jogadores que produzem muito e sobrecarregamos algumas apostas. Agora Roberto Carlos segue sendo substituído, o meio campo que era o setor mais elogiado começa a se desfazer, a zaga já se desfez. O Corinthians está em segundo lugar e, infelizmente, não sustenta as vitórias que teve. O time atualmente não tem atributos que o mantenham em segundo lugar. O Cruzeiro hoje pode tomar as rédeas de campeonato. Mas como foi muito bem destacado, nenhum time passa para sua torcida, atualmente, a segurança de uma campanha de campeão.

Unknown disse...

Noriega, vou me resguardar e falar apenas do meu time, Cruzeiro. Nos ultimos 9 jogos, sao 6 vitorias, 2 empates e 1 derrota. Empates e derrotas para quem? Atletico-PR, Botafogo e Santos, times que estao entre os 7 primeiros da tabela. Neste ultimo jogo, uma verdadeira batalha, os meritos do empate sao do goleiro Neto, do Atletico-PR, que inclusive serve à seleção brasileira. Enquanto times estão perdendo jogadores importantes como J.Henrique, Fred, Dentinho, Emerson, o Cruzeiro terá a volta de Gilberto e W.Paulista para a proxima partida, deixando somente o zagueiro L. Silva no DM. Se o time, mesmo desfalcado assim, consegue imprimir uma ascendente impressionante, e tem a chance de finalmente assumir a liderança no final de semana, após 28 rodadas, não acho justo você afirmar que o Cruzeiro estaria "pisando na bola", como você relata. Tudo a seu tempo. O Flamengo demorou a chegar a ponta ano passado. Mesma coisa com São Paulo em 2008. De-se tempo ao tempo. Enfim, somente a opinião de um torcedor.