segunda-feira, agosto 27, 2007


SUPERCLÁSSICOS AGITAM
RODADA DE QUARTA-FEIRA


Dois dos maiores clássicos do futebol mundial são as atrações desta quarta-feira no Brasileirão. Palmeiras x São Paulo e Botafogo x Flamengo monopolizam as atenções numa rodada marcada, ainda, por outros confrontos importantes.
Para a disputa, o jogo do Palestra Itália é o que mais chama a atenção. Envolve o líder e o quarto colocado. Dois times em boa fase. O São Paulo ostenta a liderança do alto de nove jogos sem derrota e uma defesa que é, de fato, a melhor do mundo em números absoluto, tendo sofrido apenas sete gols em 22 jogos! O time é o melhor visitante do campeonato e o segundo melhor mandante. O Palmeiras reagiu e venceu quatro de seus últimos cinco jogos. Só fica atrás do São Paulo quando joga fora de casa. Chegou ao quarto posto e ganhou confiança, o que sobra ao São Paul. Enfim, tem tudo pra ser o grande jogo do campeonato. Só espero que não seja tecnicamente fraco com foi outro anunciado jogão, Botafogo e São Paulo.
Favoritismo não existe em clássico e no caso deste Palmeiras e São Paulo e a regra também é essa. Sobram atrações. Os goleiros são excelentes. A defesa do São Paulo é ótima, e o meio-campo do Palmeiras tem mostrado bom futebol com Pierre, Martinez e Valdívia. A principal diferença está nas alas. O São Paulo tem mais qualidade com Souza e Jorge Wagner. O Palmeiras encontrou em Luiz Henrique um bom parceiro para Edmundo no ataque. É jogo para fortes emoções.
Discordo de quem afirma que o Morumbi é campo neutro. É o estádio do São Paulo e ali o time manda seus jogos e é mais forte. Claro que ali já perdeu, mas sempre tem vantagem quando está e sua casa. Defendo que as equipes mandem seus jogos em seus estádios e sejam responsabilizadas por eventuais problemas que ocorram. O temor da violência, hoje, está muito mais fora do que dentro dos estádios. E há brigas e pedradas fora do Morumbi e fora do Palestra Itália. Há dificuldades para se chegar nos dois estádios. A maior diferença está no fato de a parte interna do Morumbi ser muito mais moderna e confortável. Embora seja muito mais fácil alguém invadir o gramado do Morumbi do que o do Palestra. Fora isso, o São Paulo já ganhou no Palestra e o Palmeiras já ganhou no Morumbi, o que diminiu consideravelmente essa polêmica. E sobra competitividade nos dois times. Tem tudo para ser o jogo do ano.
Do outro lado da hoje perigosa Ponte Aérea se enfrentam Botafogo e Flamengo. Também sem favoritos, no renovado e sempre belo Maracanã. O Botafogo parece ter reencontrado o prumo com duas vitórias seguidas. O Flamenfo vem embalado por uma sequência de jogos em casa provocada por um problema de calendário que acabou favorecendo o time, que está muito mais forte do que quando deveria ter jogado algumas partidas. Mas não leva vantagem alguma contra o Botafogo. O equilíbrio se faz presente de 1 a 11. O Botafogo é mais forte coletivamente, mas o momento de alguns jogadores do Flamengo impressiona. Em especial do lateral Juan, que anda jogando o fino. Dois jogos para o mundo curtir.

O CORINTHIANS À DERIVA

Poucas vezes me lembro de ter visto um clube tão abandonado como está hoje o Corinthians. A sucessão de erros administrativos e a colcha de retalhos políticos, na qual situação e oposição se misturam promiscuamente, jogaram o clube numa encruzilhada. Há problemas gravíssimos dentro e fora de campo. Rubens Arpobato Machado, um renomado advogado que é conselheiro corintiano, disse no Mesa Redonda da Gazeta que o clube corre risco de rebaixamento dentro e fora de campo, por causa do mau futebol e do rolo com o Lyon, da França. E o que faz o Corinthians? Traz um nome antigo do seu futebol, um pensamento antigo, de tempos que não voltam mais, cuja primeira medida é demitir o técnico e comunicar a um grupo uniformizado, como se esse grupo fosse mais torcedor do time do que os outros. Que esperar de um clube que afasta o presidente por incompetência mas, para tomar medidas necessárias, fica com medo de melindrar quem foi afastado? De sério no Corinthians parece ter sobrado apenas o torcedor que não se mete na política do clube.

Um comentário:

Pedro disse...

Acho que esse é o jogo para o verdão arrancar. Sem dúvidas difícil embate, todavia além de clássicos não terem favorito o Palmeiras vem de boa sequencia. Fui ao jogo contra o figueira e gostei. Algumas bobeiras no setor defencivo preocuparam, por sorte temos -com todo respeito ao são paulo- o melhor goleiro do país. Ganhando a diferença cai para cinco pontos, além de garantir mais uma rodada na zona da libertadores. Bem treinado e com disposição, esse onze promete.