segunda-feira, agosto 06, 2007


BOTAFOGO X SÃO PAULO,

A PRIMEIRA DECISÃO


A tabela do Gangorrão 2007, caprichosa, reserva para uma das últimas rodadas do turno inicial a primeira decisão de verdade do campeonato. Botafogo e São Paulo, os dois principais times do Brasil na atualidade, se pegam num duelo de arrepiar, no Rio. Reza a história recente do Brasileiro por pontos corridos que o time que vira o turno na liderança fica com a taça. Por isso tem pinta de decisão, embora, de fato, não decida coisa alguma.
Mas, afinal, o que têm de tão diferente Botafogo e São Paulo? O São Paulo não é segredo para ninuguém. Tem uma boa base e alguns jogadores diferenciados. Rogério Ceni, Josué, Miranda, Alex Silva estão acima da média atual do futebol brasileiro. Há ainda bons jogadores como Souza, Jorge Wagner, Reasco, Dagoberto e uma turma esforçada que, aliada a esses acima da média ou bons sobe de produção. Casos de Leandro, Hugo, Borges, Aloísio. Some-se a isso o entrosamento de quase dois anos de trabalho e a confiança adquirida por uma sequência de bons resultados e chegamos ao que, para mim, explica o sucesso tricolor. Claro que há pontos fracos, como o desempenho ainda frágil do ataque, e a indefinição na lateral direita.
O Botafogo tem um grupo que, talvez, não conte com jogadores do porte daqueles diferenciados do São Paulo. Mas encaixou uma maneira de jogar que fez luzir alguns atletas de quem muita gente esperava pouco. Casos de Joílson, Jorge Henrique e Lúcio Flávio. O diferenciado do time, Dodô, está livre para jogar, numa decisão pra lá de polêmica e que ofusca a grande campanha botafoguense. Debilidades? A defesa e, principalmente, os goleiros, que não inspiram confiança.
Mas tem tudo para ser o jogo deste primeiro turno.

A TURMA DO BOTE

E que dizer da turma que está logo abaixo de São Paulo e Botafogo, esperando para dar o bote? Vasco, Goiás, Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras ainda não mostraram consistência suficiente para dar esse salto. Oscilam muito e não conseguem o equilíbrio mostrado pelos líderes. Todos têm méritos e defeitos. O Vasco deixou de ser 100% em casa numa hora em que se esperava muito dele em São Januário. O Goiás, como quase sempre acontece, começa a perder o fôlego na reta de chegada. Ao Grêmio acho que falta a diferença que Lucas fazia no meio-campo e, também, a boa fase de Lúcio na esquerda. O Cruzeiro não oscila apenas na competição, mas principalmente dentro de cada jogo. E o Palmeiras, apesar da raça e do talento de Valdívia e Edmundo, ainda é um time muito vulnerável na defesa. Resta saber qual será o comportamento, no returno, de times como Internacional, Fluminense, Paraná e Figueirense. E, principalmente, medir o poder de reação do Santos.

8 comentários:

Anônimo disse...

Olá Nori... O jogo entre Bota e São Paulo já começou... Dodô absolvido, Muricy provavelmente punido e juíz vetado pelo São Paulo escalado (vale lembrar que ele "ajudou" o Bota na Copa do Brasil contra o Atlético-MG)... Enquanto isso, a Ana Paula (veto do Botafogo), foi praticamente banida do futebol... Tomara que o Botafogo não ganhe o campeonato, senão será um título algo duvidoso, como o do Corínthians-Zveiter em 2005...

Anônimo disse...

Nori, acho que este jogo será sim importante mas não acredito que o Botafogo chegará ao término do Campeonato entre os primeiros...O Tricolor mesmo que não vença deve levar o título. Tem gente falando que os 11 titulare do botafogo são melhores que os 11 do são paulo...Não concordo, tenho convicção que o tricolor é o melhor time do brasil e tem um elenco muito superior aos demais...Apenas Cruzeiro, Internacional e Santos podem chegar ao nível do tricolor neste Campeonato...O Valdívia você considera talentoso e o Souza bom, só pode ser brincadeira...O Souza é muito melhor e mais completo que o Valdívia Cai-cai porém vejo a necessidade de alguns em achar que o estrangeiro é melhor que o brasileiro, paciência!!!
Abraços!!!
Leonardo-GO

Anônimo disse...

Noriega, Acho que o nivel tecnico do campeonato está muito baixo, o pior desde o advento dos pontos corridos. Acho que o campeão será o São Paulo. Acredito que o Botafogo vai cair de rendimento no returno. Aposto em Cruzeiro, Santos e Inter na Libertadores e você, aposta em quem?

Unknown disse...

Leonardo, onde vc leu uma comparação entre Souza e Valdívia? Ela é sua, não minha. Acho, sim, o Valdívia talentoso e o Souza bom jogador, não comparo uma ou outro. Também não acho o elenco do São Paulo muito superior aos demais, acho apenas mais completo, com jogadores para todas as posições, o que os outros não têm.

Anônimo disse...

Nori, fui eu quem comparei um com o outro mesmo...Só achei que o Valdívia foi muito elogiado, mas tudo bem!!!Só quero voltar a dizer que acredito sim que o tricolor tem um elenco muito melhor que os outros mas respeito muito a sua opinião!!!
Tudo de bom!!
Abraços!
Leonardo - GO

Pedro Alencastro disse...

Nori, sobre a crise do futebol brasileiro, segue uma solução bem homorada: http://derosca.blogspot.com
O que acha da idéia? O melhor é rir para não chorar...

luis augusto simon disse...

Maurício, o Breno joga muito. E vai jogar muito mais ainda. Presta atenção no garoto

Anônimo disse...

Nori, o São Paulo chegou no seu lugar e agora vai ser difícil de tirar o título de penta do tricolor...Só gostaria de perguntar por quê o Botafogo está reclamando da arbitragem, pois o Luciano Almeida pouco antes de quebrar a perna do Reasco já deveria ter sido expulso quando deu um soco no Leandro numa dividida de cabeça fora o penalti que o Simon não deu para o Tricolor...Se alguém foi prejudicado certamente foi o São Paulo...Quero saber quantos jogos o Túlio e o Luciano Almeida vão pegar por suas atitudes e se o STJD vai absolvê-los, já que 3 dos promotores são conselheiros do botafogo!!
Quanto ao nosso elenco, volto a dizer é disparado o melhor do Brasileirao e o Leandro é o cara!!
Abraços!!!!
Leonardo - Go