quinta-feira, agosto 09, 2007


SÃO PAULO SE REINVENTA

E PARTE RUMO AO TÍTULO


Não foi um jogo daqueles para se guardar na memória, mas Botafogo e São Paulo fizeram uma partida interessante e que, vencida pelo Tricolor paulista sem contestações, fecha um ciclo do time comandao por Muricy Ramalho. Desde a conquista do Brasileiro/06, passando pelas eliminações no Paulista/07 e na Libertadores/07, o São Paulo se reinventou como time. Enfrentou um processo de transição no qual se transformou de time agressivo, que impunha seu estilo dentro do campo do adversário, marcando forte e sufocando os rivais, em equipe mais cautelosa, defensiva, calcada num sistema de marcação afiado, sem, em momento algum, deixar de ser eficiente e competitivo.
A vitória sobre o Botafogo traduz, em menor escala, esse processo de modificação do São Paulo, muito bem conduzido pela dupla Muricy Ramalho e Tata, com o auxílio luxuoso do preparador físico Carlinhos Neves. No primeiro tempo, o São Paulo aceitou a condição técnica superior do Botafogo e se deixou ser atacado, confiando na qualidade da defesa com Rogério, Miranda, Breno e Alex Silva, com Josué na proteção do setor. O Botafogo dominou, mas não foi muito superior, nem criou grandes chances de gol. Na segunda etapa, com a entrada de Júnior no meio-campo, o São Paulo adiantou seu posicionamento, passou a marcar a saída de bola do Botafogo e, logo após sua melhor jogada na partida, uma envolvente troca de passes, pintou o escanteio que Alex Silva completou como gol.
Foi a senha para que a confiança de time vencedor e eficiente do São Paulo sobrepujasse a intranquilidade de time bom mas que ainda não ganhou nada do Botafogo. O segundo gol nasce de uma roubada de bola de Júnior, que alguns interpretaram como falta (eu achei normal), que Leandro concluiu, com uma ajudazinha do goleiro Marcos Leandro. Naquele momento o São Paulo já era aquele convidado que toma conta da festa, abre a geladeira, prepara os sanduíches e ainda se dá ao luxo de cantar a irmã do dono da casa, tamanha a tranquilidade com que jogava no Maracanã.
O resultado do jogo mais importante do Gangorrão-/07 ate agora não representa a conquista antecipada do São Paulo, mas recoloca o time como principal candidato ao título. Pela eficiência e pela competitividade, mesmo com uma alteração de estilo tão drástica. Claro que o time tem defeitos e, como todos os outros, viveu momentos de instabilidade no campeonato. Certamente os viverá de novo. Além de precisar buscar uma saída para a quase inoperância de seus atacantes e a irregularidade de jogadores como Richarlyson, Hernanes, Souza, Dagoberto e Jorge Wagner. É nessa hora que pinta a vantagem de se ter um elenco completo como o do São Paulo. Completo porque há jogadores para todas as posições, o que nenhum outro time tem. Acrdito que nem todos os jogadores do São Paulo seriam titulares de todos os times do Brasil em suas posições. Mas a média geral do elenco é boa e mesmo os reservas funcionam bem coletivamente.
E quem poderia brecar o Tricolor em sua caminhada rumo ao penta? O próprio Botafogo é um candidato e poderá terminar o turno apenas dois pontos atrás do líder. O Cruzeiro impressiona pela recuperação. O Santos não pode ser esquecido, ainda que necessite de um aproveitamento espetacular. Por fim, Palmeiras, Goiás e Internacional também mostram potencial para, conseguindo uma arrancada, entrarem na briga. Mesmo assim, o São Paulo alugou a pole-position e vai ser difícil tirá-lo dali.

10 comentários:

Anônimo disse...

Olá Nori... Apesar do Burricy, que está fazendo de tudo pra perder esse campeonato - que está uma baba - o São Paulo já mostra sua força... Tomara que o tricolor não renove com ele, senão tomaremos outra pancada na Libertadores do ano que vem... Só vejo 3 possibilidades neste campeonato: São Paulo, Inter e Cruzeiro, o resto é resto... O rebaixamento esse ano também promete, Flamengo e Corínthians vão cabeça a cabeça até o final!!!

Anônimo disse...

www.previdi.com.br Role para baixo a página, até onde tem comentários esportivos, e leia o que o autor dela escreveu a seu respeito.

Anônimo disse...

Oi,Nori!!
Sou colorada e passei aqui para elogiar a excelente transmissão de ontem do jogo PalmeirasXINTERNACIONAL.
Muito bom,depois do tempo que você foi pra Venezuela e do Pan,assistir as transmissões da melhor dupla que existe:você e o Milton.
Quando você comenta os jogos com o Jota,ou o Milton narra com outro comentarista é ótimo,mas vcs 2 é sensacional.
Parabéns!!
Abraços!!

Anônimo disse...

Ninguém fala do Vasco, e é bom que não falem...
Lá no final, vão falar...

Anônimo disse...

"Ih ninguém cala esse nosso amor e é por isso que eu canto assim é por ti fooooooooooooooogo."

Anônimo disse...

Nori,pra mim nao esta perdido por Botafogo.Tem mto campeonato pela frente.Ainda acredito.Acho o futebol do Sao paulo eficiente mas feio de ver e o do Botafogo esteticamente mais bonito,da gosto ver o Botafogo jogar. Quanto a lista dos vinhos ai do lado,faltou o vinho do Porto Ferreira que e maravilhoso.Bem,o Vampeta comeu bacalhau a seco,sem vinho do Porto e como ele disse com espinha! Beijo grande,Anninha

Unknown disse...

noriega, assisti a sua palestra hoje no colégio marista arquidiocesano e gostaria de parabenizá - lo, sou aquele com a camisa do atlético de madrid, esse foi o unico meio que encontrei para agradecer a sua presença em nome de todos os presentes, obrigado.

Anônimo disse...

Noriega,é uma bobagem o que esse Prévidi escreveu.Não o conheço,mas pelo vocabulário que usa,não parce muito sério.
E uma humilde sugestão.Li nos comentários,muitos elogios ao seu trabalho,as transmissões suas com o Milton Leite(os dois merecem muito)e vejo que poucos são respondidos.Responda e agradeça a esses também,não só a quem critica.
Abraços

Fernando
São Paulo-SP

Unknown disse...

Murillo, eu que agradeço a oportunidade de voltar ao Arqui, lembrar de velhos e bons tempos. Abs

Unknown disse...

Fernando, sempre que posso eu respondo, é um grande prazer. Obrigado!!!!