quinta-feira, setembro 28, 2006

SOS PORTUGUESA

Instituições não deveriam morrer nunca. Principalmente aquelas que acrescentam algo à história e merecem ser assim chamadas. Sejam elas escolas, museus, entidades assistenciais ou clubes de futebol.
Dói ver uma instituição como a Associação Portuguesa de Desportos à beira de um rebaixamento para a Terceira Divisão do futebol brasileiro. Fato que, se confirmado, pode, segundo os próprios dirigentes do clube, suspender as atividades do futebol.
Presta-se pouca atenção à Lusa porque não se trata de um time de massa, de arregimentar multidões. Mas não se pode deixar de lado uma história rica em tradições, em revelar grandes jogadores e treinadores e, principalmente, um patrimônio que inclui um belo clube social e um estádio que poderia ser mais bem aproveitado.
Que saída haveria para a Portuguesa? Converso muito com dirigentes e torcedores do clube sempre que faço jogos no Caningé e parece que estão todos muito perto de jogar a toalha. Antigamente, integrantes endinheirados da colônia portuguesa professavam sua paixão pela Lusa injetando dinheiro no futebol do clube. Lembro-me que em 96, quando o clube chegou à final do Brasileiro, o empresário que patrocinava a camisa da Portuguesa à época pagou um gordo bicho em dinheiro vivo. Hoje, pelos desmandos administrativos e a interminável guerra política, esses apaixonados preferem, prudentemente, investir seu dinheiro em outros negócios.
Já pensei - e vi que essa idéia também circulou por outras tribunas e mentes - que a Lusa se arrumaria se fizesse uma troca entre sua sede (estádio incluído) e a do Corinthians. A Portuguesa poderia mandar seus jogos na Fazendinha sem problema, receberia uma compensação financeira pela diferença de proporção dos estádios, e o Corinthians teria a chance de transformar o Canindé em seu sonhado campo. Parece difícil, pois envolve paixão e história, e exige cabeça fria e profissionalismo, algo que falta aos dirigentes dos dois clubes.
A saída que vejo como a mais provável é a de algum empresário com boas intenções, seja ele do futebol ou não, comprar o departamento de futebol da Portuguesa. Algo como fez uma grande rede de supermercados com o Juventus. Ou mesmo um negócio no modelo MSI-Corinthians. Futebol é rentável, mesmo mal administrado. A Portuguesa tem patrimônio e sempre foi uma ótima porta de entrada para novos talentos.
Seria ruim para o futebol brasileiro que ela virasse apenas mais uma - ainda que bela - página de nossa história.

4 comentários:

Anônimo disse...

voltou por tempo limitado!

www.efexor75.blogger.com.br

Anônimo disse...

Como neto de português (que aliás era torcedor), concordo plenamente.

Anônimo disse...

Triste fim da lusinha.

Anônimo disse...

Fales mal da Lusa e serás ameaçado, Nori. Foi assim com Juca Kfouri, Silvério, Edu Affonso, Luiz Fernando Bindi e tantos outros...