segunda-feira, setembro 18, 2006

O CHAPA


Ser amigo de chefe, nesses tempos em que reina a desconfiança nessa terra, é complicado. Ter um chefe amigo é uma benção. E poder dizer que virei chapa de alguém que foi meu chefe é uma honra.
Li muito O Chapa antes de conhecê-lo. Eram tempos em que era obrigatório devorar A Gazeta Esportiva. Naquelas páginas históricas ele tamburilava textos inspirados e inspiradores. Como a entrevista com Bellini, o capitão de 58, que lhe rendeu o Prêmio Esso.
Depois de muito ler fui conhecer O Chapa na redação da Folha da Tarde, hoje Agora SP, em 1989. Era meu primeiro emprego e até que a gente se conhecesse e virasse chapa, eu guardava aquela distância que o fã guarda do ídolo, respeitosa, meio tímida.
O Chapa é o Nélson Nunes, um dos grandes jornalistas brasileiros. E, melhor que tudo isso, Chapa mesmo, daqueles que a gente sabe que vai ser amigo sempre, ainda que veja pouco, muito pouco. Nelsinho para os mais chegados, me ensinou muito naqueles tempos da FT. Texto objetivo, direto e refinado de um jeito que eu ainda quero poder escrever um dia. Nesses tempos de Mundial de Basquete Feminino, lembro de uma matéria dele que ganhou prêmio, Dona Hortência, a Rainha do Lar. Estava tudo ali, sem enrolações, simples direto, perfeito! Felizmente, O Chapa foi um dos responsáveis pela minha ida para o Diário Popular, onde ele era chefe de reportagem da editoria de Esportes e mentor de um caderno multipremiado.
Felizmente, logo viramos chapas, parceiros de peladas (de futebol, certo dona Cláudia e dona Isabel?). Nelsinho, como bom peladeiro, tinha suas marras. Tipo um tênis pendurado no quarto com um cartão agradecendo pelos mais de mil gols que ele nunca fez.
Parceiro de animadas viagens a Indaiatuba, Porto Belo e muitos papos pela madrugada. Atualmente é um dos principais editores do Diário de S.Paulo mas, mais que isso, é a inspiração que resta daquele velho Dipo dos bons tempos.
Chapa, apareça para botarmos a conversa em dia e juntarmos aquela seleção!

2 comentários:

Anônimo disse...

Nééééééé´lllllllsssssÔÔÔÔÔ

Anônimo disse...

Nééééééé´lllllllsssssÔÔÔÔÔ