quinta-feira, agosto 05, 2010

A segunda década

de ouro do Santos


A brilhante conquista da Copa do Brasil pelo Santos confirma a segunda década de ouro do time da Vila Belmiro.

A nova geração de garotos bons de bola revelada no litoral paulista confirma o ressurgimento proclamado pela turma de Diego e Robinho em 2002.

Desde então, o clube conquistou três títulos de âmbito nacional (os brasileiros de 2002 e 2004 e a Copa do Brasil), três títulos estaduais (2006, 2007 e 2010).

Esse desempenho só fica atrás, na história santista, do período entre 1957 e 1969, quando havia um extraterrestre de nome Édson Arantes do Nascimento no comando da maior geração de craques que este planeta já viu.

É por isso que os santistas devem comemorar, e muito, sua nona conquista nacional. Sim, eu sou daqueles que alguns chamam de antiquados, ultrapassados, mas para mim quem ganhou a Taça Brasil, o Robertão, foi campeão nacional, sim, senhor, não importa a nomenclatura.

Mais que isso, os santistas devem comemorar porque seu time versão 2010 mostrou que é possível sair da mesmice e ser campeão sem um caminhão de cautelas, uma legião de zagueiros e um exército de brucutus.

É possível pensar e executar o futebol de maneira diferente, arejada, ofensiva e nem por isso menos vencedora e competitiva.

Parabéns, ainda, ao Vitória, que jogou com garra, fé, e também é uma equipe que busca o gol, que ataca, que corre riscos. Só não teve a felicidade de contar com talentos à altura do time santista.

4 comentários:

Anônimo disse...

Santos nada pode ser MAIOR
Tatah

Bruno Jeuken disse...

Excelente!
O Peixe ainda teve um vice no Brasileirão e outro na Libertadores. Sem contar ter sido finalista do Paulista do ano passado.
E que esse ano é tem o ataque mais positivo e venceu a Copa do Brasil cravando o artilheiro (Neymar) e o melhor jogador (Ganso).
E que contiue assim pelo menos até o centenário em 2012

Adauto Gudin disse...

Grande Noriega,

tenho 36 quase 37 anos, e posso dizer que mesmo passando os anos 80 e 90 sendo um dos únicos santistas na minha escola e facul
dade, foi essa geração do anos 60 do Santos que manteve meu orgulho futebolístico intacto, pois é a história mais linda do futebol mundial em termos de clube. Cresci ouvindo meu pai falar de Urubatão, Formiga, Dalmo, Calvet, Zito, Pelé, Pepe, Mengálvio, dorval como se fosse heróis que eu memsmo nunca tendo visto jogar eram meus ídolos. essa geração do ano 2000 é muito boa e só não formos melhores por probelmas no campo político admisntrativo onde o santos tinha virado um feudo, que parece agora terem sido resolvidos. O Santos é mágico e o futebol não seriua o mesmo sem ele.

Anônimo disse...

Ai se o Santos perder um título jogando bem, chega um loco e fala que o futebol tem que visar resultados e não espetáculos.
Com o futebol igual o do Santos ganha-se muito, perde-se algumas e daí?
Eu quero ver espetáculo!!!!
Viva o Santos,... Viva a Espanha!!!

Valeu Nori
Mozart