quinta-feira, agosto 26, 2010

É o Flu contra a rapa?

Mais uma rodada de ouro para o Fluminense. Bela vitória sobre o Goiás, a quinta fora de casa, e viu o Corinthians perder mais uma como visitante, para o raçudo Cruzeiro.

Seria o caso de perguntar se o campeonato já é Fluminense contra a rapa?

O Tricolor das Laranjeiras já abriu cinco pontos e duas vitórias a mais que o vice-líder, além de sete gols a mais de saldo e um gol a mais na artilharia.

Os outros concorrentes estão, no mínimo, a 9 pontos e têm 4 vitórias a menos.

O primeiro turno está indo embora e o Flu joga duas seguidas em casa, contra São Paulo e Palmeiras.

O Corinthians também joga duas seguidas em casa, contra Vitória e Goiás. Em 15 de setembro, já no returno, o Flu recebe o Corinthians no Maracanã. Dependendo do que acontecer até lá, poderá aumentar a vantagem. Ou perdê-la neste jogo.

O que vi ontem foi um Fluminense vencendo por 3 a 0 um jogo complicado. Estava zero a zero até os 20 do segundo tempo, e o Goiás criou boas chances. Mas um time que tem Conca, Deco, Washington e Mariano chega muito e chega com qualidade. Fez três gols em 25 minutos.

Atacar o Flu sabe muito bem. A defesa ainda precisa de reparos, principalmente nas bolas cruzadas, seja pelo alto ou pelo chão. Mas não tem feito a diferença, porque o ataque compensa.

O Corinthians sofreu um gol aos 3 minutos e antes dos 20 poderia ter empatado. Não empatou e depois ficou dando murro em ponta de faca em cima do Cruzeiro, que se defendeu como numa se estivesse numa final de Libertadores.

Se quer encostar no Flu de vez, o Corinthians precisa aprender a ganhar fora de casa e buscar uma alternativa para quando Elias, Bruno César e Jorge Henrique são bem marcados. Certamente essa alternativa não atende pelo nome de Souza.

O Cruzeiro encostou, como encostaram Inter e Santos. Três times capazes de incomodar Corinthians (principalmente) e Fluminense, se esse vacilar. E ainda tem o surpreendente e embalado Botafogo de Joel Santana.

E o São Paulo? Criou mas não definiu contra um Vasco sério e ciente de que somar pontos fora de casa pode dar sustentabilidade ao time. Falta aos homens que dirigem o São Paulo humildade para admitir seus próprios erros e reformular o time.

E o Grêmio? Como explicar tamanha queda de rendimento com tantos bons jogadores no elenco? Renato Gaúcho está colocando seu prestígio de ídolo gremista à prova.

Na rodada desta quinta três times podem avançar jogando em casa e se aproximar da casa dos 25 pontos, Flamengo, Vitória e Palmeiras, no dia de seu aniversário. Os três mandantes ainda são muito irregulares para garantir alguma coisa.

Galo (outro desempenho inexplicável pela qualidade do elenco), Guarani e Atlético Goianiense tentarão atrapalhar.

Nenhum comentário: