quarta-feira, janeiro 06, 2010




Vi Avatar


E gostei!!




Fui ver o fenômeno de bilheteria Avatar, a nova aventura do James Cameron. Cinemão, como dizem os críticos, entretenimento puro. Mas também um bom filme, sem dúvidas.


A criação de um mundo imaginário chamado Pandora, habitado pela raça humanóido Na´vi é impactante. Você realmente sente-se transportado para um outro planeta. Vi uma cópia em 3D e os efeitos são ótimos.


Como não poderia deixar de ser, Avatar é um romance, mas recheado de uma pirotecnia tecnológica jamais vista que ceramente mudará a história do cinema de entretenimento.


Mas há boas mensagens no filme. Pelo menos eu e minha mulher vimos dessa maneira. Avatar é um manifesto humanista e ecológico. Ataca abertamente a bestialidade do exército americano (e de qualquer exército em guerra) e a estupidez da guerra do Iraque, no fundo a busca por petróleo, no filme representado por um mineral inventado e cujo nome esqueci.


Fala abertamente da relação do homem com a natureza e é um grito em nome das florestas. Também homenageia os povos "ditos" selvagens e seu conhecimento instintivo das forças planetárias de Pandora, que nada mais é do que talvez tenha sido a Terra antes de ser "invadida" pelos seres humanos chamados modernos.


Vale a pena.

3 comentários:

Robert Alvarez Fernández disse...

Nori, assisti no último Domingo em 3D e tivemos, minha esposa e eu, impressões muito parecidas com as vossas; minha esposa usou a expressão "alguns recados bem dados" e "tapa na cara" que a estória nos traz, tapa na cara da humanidade, saí um pouco pensativo do cinema, o entretenimento virou reflexão apesar de ser um show de efeitos onde até o 3D acabou coadjuvante, percepção minha.

Apenas não tinha pensado em aludir à guerra do Iraque, para mim um ato de pirataria por petróleo. Também me chamou a atenção a trupe mercenária sem diretriz ética e moral alguma.

Abraços,

Robert

Vinicius disse...

Fala Nori. So' pra deixar registrado que sou teu fa e sinto muita saudade do SporTv... bons tempos acompanhar o Arena depois das aulas da UFSC... mas a gente cresce e tem que comprar o leite... hehe
grande abraco

Vinicius Bossoni
Melbourne, Australia

Unknown disse...

Oi, Nori. Tudo bem? Eu me chamo Maria Eugênia e sou do www.OsGeraldinos.com.br.
Outro dia o Rodrigo Ferreira comentou um post seu sobre suas idas ao Umuarama Clube nos Carnavais da juventude.
E quando cheguei em Bariri esse fds fiquei sabendo que você tinha recebido o título de cidadão baririense... Parabéns! rsrs
É isso aí... A Paulistinha do Brasil ganhando mais um filho.

Abraços!