terça-feira, janeiro 26, 2010

As idas e vindas

de Joel e Robinho



Dia vai, dia vem e Joel Santana voltou ao futebol, via Botafogo. E ao que tudo indica Robinho está voltando ao Brasil, via Santos.

Dois casos muito diferentes. Acho que o Botafogo acertou em fazer alguma coisa após os 6 a 0 diante do Vasco. Não digo que tinha, obrigatoriamente, que demitir o Estevam Soares, mas que precisava de uma chacoalhada, precisava.

Time grande não pode perder por 6 a 0 no domingo e começar a segunda como se nada tivesse acontecido. Futebol não é escritório, precisa de um certo ingrediente de paixão, senão perde a graça. E quando se fala de paixão, nenhum torcedor engole seis gols na cabeça.

Agora, trazer o Joel é uma boa? Só o tempo e o Joel podem responder. Ao trazer o Joel, acho que o Bota recorre a uma solução que o futebol carioca aprendeu a utilizar. Não se trata de uma mudança de paradigmas, de conceito, de patamares. Chama-se um cara que conhece o clube, o ambiente, a imprensa, que comprovadamente conhece futebol. Mas será o Joel o indicado para dar um novo perfil ao Botafogo? Acho que não.

Vide o caso do Vasco com o Dorival e com o Mancini. Pelo menos sai do marasmo, tenta algo diferente, dá uma mudada. No mais, boa sorte ao Joel, porque ele vai precisar.

E Robinho? Será uma boa para o Santos? Vai pagar o preço do investimento? Estamos falando de R$ 1 milhão por mês para um cara jogar bola. Por seis meses que, na verdade, serão quatro. Porque tem amistoso da Seleção, tem treino da Seleção etc.

Já disse isso no SporTV e repito aqui: Robinho está pedindo socorro ao Santos por um projeto pessoal. Não está voltando porque quer, porque adora o Santos, o cheiro do mar, a Ponta da Praia, José Menino. Ele quer voltar porque está em baixa, parou de jogar bola e acredita que o Santos pode garanti-lo na Copa. Se voltar a jogar bem e fora ao Mundial, volta correndo para a Europa. Todos fazem isso na sua faixa etária e condição técnica.

O que eu questiono é se vale a pena o Santos captar tanta grana para jogar no Robinho por um período tão curto de tempo. Se ele jogar a bola que sabe, valerá, e o Santos poderá ser campeão da Copa do Brasil, por exemplo. Se ele não jogar, vão culpá-lo, podem ter certeza. Não queria estar na pele do presidente do Santos.

2 comentários:

Alberto disse...

Nori.
Concordo com você quando vc afirma que o Santos será um meio para o projeto pessoal do Robinho. O que o Santos deve fazer é buscar jogadores para formar um elenco não apenas para esse ano, mas para o outro também. Ter uma base. Essa atitude de contratar o Robinho, lembra as "jogadas" da antiga direção, que eram condenadas por quem esta no poder hoje. abraços

Joao Luis Amaral disse...

Se bem amarrado, talvez o investimento valha a pena. Um jogador como o Robinho tem cacife para levar torcida ao estádio, atrair patrocinadores, etc (talvez nao no mesmo nível do Ronaldo, no início do ano passado).
(De novo) Se bem amarrado, não ficaria surpreso se ele voltasse a atuar pelo Santos depois da Copa.
Abs.