segunda-feira, março 24, 2008


VALDÍVIA E THIAGO NEVES



Futebol é momento e campeonato estadual não tem nada a ver com o Brasileirão, são anos-luz de distância em termos técnicos. Mas em quase quatro meses de temporada de futebol 2008 no Brasil dois jogadores têm se destacado e eu não relutaria em apontá-los como os atletas em melhor fase técnica no País: Valdívia, do Palmeiras, e Thiago Neves, do Fluminense. Ainda chama a atenção, numa função diferente, mas com muita qualidade, Ramires, do Cruzeiro. Também gosto de ver jogar o Iarley e o Alex, do Inter.

Ressalte-se que, assim como estaduais não são o Campeonato Brasileiro, o Paulistão é um torneio muito mais forte e equilibrado que o Cariocão. Isso posto, Valdívia e Thiago Neves estão gastando a bola. Claro que em um ou outro jogo não mantêm o nível de atuação, o que é perfeitamente normal. Mas quando resolvem jogar, coitado do adversário.

Valdívia é chileno e, talvez, por isso, muito brasileiro relute em reconhecer suas qualidades. Tem tudo para ser craque em breve. Percebe-se isso quando os jogadores, até os adversários, afirmam que gostam de vê-lo jogar. Ouvi isso pela primeira vez no ano passado, do Antônio Carlos, então no Santos e hoje cartola do Corinthians. Recentemente Carlos Alberto, do São Paulo, rasgou elogios ao chileno. E Valdívia os merece. É um jogador de rara habilidade e que está resgatando algo que anda meio esquecido pelos brasileiros: o drible em progressão, em velocidade, sempre em direção ao gol. Suas arrancadas encantam os torcedores do Palmeiras e infernizam os adversários. Melhorou muito sob o comando de Luxemburgo, o que se reflete na média das atuações e no número de gols marcados.

Thiago Neves tem muitas caractérísticas em comum com Valdívia. Também é habilidoso, tem uma técnica invejável para tocar de primeira e bater a gol. Assim como o chileno, gosta do jogo objetivo, vertical, em direção à meta do inimigo. De quebra, bate faltas com categoria e tem um chute potente de média e longa distâncias, coisa que o palmeirense ainda precisa aprimorar. O gol marcado por Thiago Neves no clássico diante do Vasco é coisa de quem conhece muito do riscado e está mostrando que não chegou ao futebol por acaso.

Com a manutenção desse desempenho por uma temporada e sendo premiados por alguns títulos, nos quais tenham participação decisiva, Valdívia e Thiago Neves serão reconhecidos como craques em breve.



LOVE IS IN THE AIR?



Não que seja novidade esse tipo de envolvimento, mas tem um craque de futebol e uma apresentadora de TV que estão, como diriam, se conhecendo melhor.





A PRÓXIMA CELEBRIDADE FAJUTA



Essa moça brasileira que ajudou a derrubar o governador de Nova Iorque é notícia, sim, não se discute. O assunto é importante e merece ser noticiado. Agora, tenho certeza que essa senhorita será logo, logo a próxima celebridade brasileira. Receberá convites para posar nua, apresentar eventos, será entrevistada em programas de gosto duvidoso e, quem sabe, apresentará programas de gosto duvidoso. Essa é uma das mazelas desse País sem educação formal e informal. Basta comprar um peito e ir à lida, fazendo ou agenciando, que vira celebridade instantânea. No Brasil em que ainda vicejam o machismo e a violência contra a mulher, não interessa o conteúdo, a qualidade. O que vale é a embalagem e se tem dinheiro ou dá dinheiro. Não importa como ele chegue, mas desde que chegue, vale tudo. Sinais evidentes da decadência ética e moral da Nação. Ah, a cidadã em questão, embora não seja a ministra do Turismo, que tentou embarcar em avião sem passar pelo raio-x, mereceu tratamento diferenciado da Infraero. Isso porque veio detida, e deve explicações à Justiça.



PUXÃO DE ORELHAS MERECIDO



Um blogueiro atento - mais do que eu estava hoje cedo - manda um recado sobre algo que disse na edição do Bom Dia São Paulo de hoje. Um velho vício de linguagem, mas que, na verdade, é um erro groesseiro. Eu disse que quem terminar em primeiro na fase classificatória do Paulistão tem a vantagem de jogar por resultados iguais na final. Besteira minha, porque se perder as duas por 1 a 0 são resultados iguais e não tem vantagem nenhuma. Felizmente eu lembrei para a Monalisa Perrone o exemplo do Santos em 2007, quando perdeu a primeira por 2 a 0, venceu a segunda pelo mesmo placar e foi campeão. O que não anula a mancada. Valeu pela ajuda, amigo!

13 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Noriega! Estou acessando pela primeira vez seu blog e gostei muito do que encontrei. Opiniões muito sensatas sobre assuntos variados. Se não me engano, no começo da temporada o Palmeiras chegou a fechar um acordo com o Thiago Neves, mas depois ele deu pra trás, não foi? Imagine se ele estivesse jogando ao lado do Valdívia agora, sob o comamdo do WL, que belos espetáculos estaríamos assistindo. Parabéns pelo seu trabalho na TV!

.. disse...

Nori, concordo com vc sobre o Valdivia e Thiago Neves.

Sobre a "Moça de Familia", concordo mais ainda com o que vc disse.
Que pais vivemos, enquanto muitos morrem de dengue no RJ, esta senhorita recebe tratamentos exclusivos!! Ninguem aguenta mais tanta pouca vergonha nesse pais, não aguentamos mais essas celebridades instantaneas, que não sabem nem de onde vieram.

um abraço!!

Anônimo disse...

O que significa caractérística?

E você dando razão ao ANÔNIMO, hein Nori!

Anônimo disse...

Fala, Nori!
É a total inversão de valores.
Não me entenda mal, mas que a moça faça o que bem entender para ganhar seus trocados, assumindo (claro!) as consequências dos seus atos. Problema dela.
O que não dá é para ver o status de celebridade que recebeu, sem o menor sentido. Acontecerá MESMO tudo isso que vc colocou no seu post... infelizmente. Como cobrar que as pessoas leiam mais livros, votem com consciência, sejam gentis com os mais velhos, busquem se aprimorar, se o que vemos são exemplos como esse?
Algum brasileiro deportado da Espanha voltou ao país na primeira-classe? Por que ela "mereceu" esse tratamento? Por que 2 pesos, 2 medidas?
Outro ponto: que cáspita de moda é essa em que os políticos americanos vêm à TV pedir desculpas, ACOMPANHADOS DAS ESPOSAS? Parem o mundo que eu quero descer!!!
Grande abraço,
Joao Luis Amaral

Renato Molitsas disse...

Noriega...
Mais uma vez temos que tirar o chapéu para a nova diretoria do Palmeiras, pois enxergou ainda no ano passado, que o Thiago já era uma grande promessa, mas depois, no meio do caminho, algo saiu errado e ele acabou ficando no Fluminense...
Quanto ao Valdívia, realmente na atualidade do nosso pobre futebol,ele é um grande jogador...Habilidoso,empenhado na marcação,obediente taticamente...
Ele tem tudo para ser um um grande astro na Europa...

Abraço,
Renato

Unknown disse...

Nori, concordo em gênero, número e degrau(!) com suas colocações sobre Valdívia, Neves e Ramires. O Alex é esforçado, mas está muito longe dos outros três, apesar de ser muito parecido com o Neves na questão da objetividade, que é algo que eu admiro bastante num jogador.

Sobre o Iarley, eu não concordo, não. Já teve seus lampejos de bom jogador, mas está longe de ser um TOP 10, atualmente, no Brasil.

Edu Cesar disse...

Olá, Noriega, tudo bem? Faz um tempaço que não o leio, recém hoje me sobrou tempo para tanto (e não é só contigo que ando em desfeita, os dias não tem sido fáceis). Sobre isso dos "resultados iguais", não sei se fica melhor, mas eu pelo menos prefiro usar em casos como este a expressão "saldo zerado de gols", o que fica adequado a casos como esse, do Santos no Paulista de 2007. Um abraço!

Anônimo disse...

Nori, acabop de saber que o São Paulo Futebol Clube está com dois meses de direitos de imagem atrasados, não vi balbúrdia nenhuma por parte da imprensa, imagine se fosse no Palmeiras, Corinthians, Flamengo, Vasco, ou Botafogo. Os 'competentes' dirigentes tricolores com direito de imagem atrasados, isto não é notícia? OK, os salários não estão atrasados, mas todo mundo sabe que os maiores vencimentos dos atletas são os 'direitos de imagem', que nada mais são do que uma forma legal de se pagar menos impostos. Acho que merece apuração, e o mesmo tratamento que é dado aos outros clubes, será esta a gestão exemplar tão decantada por todos?


Bruno Mendes

Anônimo disse...

Noriega, sobre a apresentadora de TV sabemos que é a Hebe Camargo, mas e o jogador??? Quem é ele???
abraço!!!!

Anônimo disse...

Olá Nori bom dia.

Mais uma vez otimos comentários parabens, quanto a (fajuta) este é o Brasil politico

Anônimo disse...

Valdívia e Thiago Neves: os dois jogam muito! Azar do Thiago Neves, que preferiu Fluminense ao Palmeiras! O futuro dirá!

Sobre o namoro de algum jogador com uma apresentadora: não sei quem é nenhum dos dois, mas se a apresentadora for a Renata Fan, o tal jogador tá com a vida ganha! Que mulher é aquela, meu Deus! Além disso, sabe muito sobre futebol!

Sobre a prosituta que derrubou o governador: Noriega, eu não acho que essas celebridades de "plástico" sejam exclusividade só do Brasil. Infelizmente, a mídia é que cria essas celebridades, pois dão demasiada atenção! E isso é em qualquer lugar do mundo, eu acho. Veja só, um exemplo, essa porcaria de programa chamado Big Brother tem versões por vários outros países. A mídia "lança" essas coisas e engole quem é ingênuo!

Anônimo disse...

Por admirar muito o locutor Jota Jr, ontem assisti o classico da Vila pelo Sportv ao invés da tv aberta. Errar é humano, isto justifica as péssimas atuações de personagens envolvidas no jogo, tipo Sálvio, Perdigão e lamentavelmente você Mauricio Noriega. Nunca fui muito fã de antigos arbitros comentarem na tv, tipo Arnaldo, Wright e Godóy, mas depois de ontem, com seus comentários infelizes, acho que tá na hora da tv fechada contratar ex-arbitros; ontem você foi infeliz demais, a imagem te desmentia seguidamente e você por orgulho ou ignorancia, não dava o braço a torcer. Primeiro, uma bola que bateu casualmente na mão do Willian, voce disse que foi penalti, onde a regra é clara, tem que ser intencional, ou seja, o Willian teria que colocar a mão de forma proposital, o que não ocorreu, no gol do Fabinho, legítimo, voce disse que foi falta clara, no gol do Santos do Cleber, então, aí você chegou no ápice, um lance de falta grotesca e você achando que não foi nada e o hílario que a imagem te trucidava. O Jota Jr sempre muito polido e educado, ainda tentou consertar: "e aì Noriega, revendo as imagens você mantem a opinião", e repito, você por orgulho ou desconhecimento as 17 regras, não dava o braço a torcer. Em suma, Noriega você foi um fiasco na Vila. Abraços!

Unknown disse...

Noriega na segunda passada me surpreendi com seu comentario pós vitória Corintiana da Copa SP:Com o sétimo título da copinha, o Corintians se firma como o maior formador de jogadores do fut brasileiro, mesmo sem ter grande estrutura... Bom ai fiquei pensando??? Quantos Patos, Ronaldos Gauchos, Kakas, Brenos, Robinhos, Diegos o Corintians formou nos últimos 10 anos??? Acredito que o Corintians é o maior formador de equipes, competitivas, de juniors, mas de jogadores?? Desculpe não é verdade.