terça-feira, novembro 27, 2007


O POVO DA BAHIA NÃO

MERECIA A TRAGÉDIA


Foi a única coisa que me veio à mente escrever quando soube do ocorrido na Fonte Nova. Essa manchete aí em cima. Um povo que ama o futebol como poucos, que ainda consegue ver misturado nas arquibancadas o maior clássico estadual, que promove festas incríveis para o Bahia e o Vitória. Isso não poderia ter acontecido em parte alguma, mas muito menos na Bahia.
Há muito tempo não vou à Fonte Nova. A última vez acho que foi em 2004, por aí. Vendo as fotos, tenho certeza que não mudou nada. Um estádio carcomido pela inépcia de governantes e dirigentes do futebol, literalmente caindo aos pedaços. E lá acontecem algumas barbaridades que mostram como a burocracia da cartolagem se preocupa com idiotices e esquece do óbvio. Se um jornalista vai trabalhar de bermuda, numa terra calorenta como a Bahia, é barrado. Mas milhares de torcedores ficam amontoados feito bicho no corredor do sacrifício e podem morrer estupidamente. Lá na Fonte Nova Pelé já foi barrado por não estar com uma carteirinha, mas milhares entram sem pagar.
Exatamente como acontece em todos os cantos do País. E essa gente que afirma comandar o futebol ainda se preocupa com a imagem do País para a Copa de 2014. O presidente da CBF, num arroubo de sensibilidade, pede que falem de futebol com ele. E a tragédia aconteceu onde, num jogo de cricket?
Em São Paulo há estádios em que é possível ver o céu, olhando de baixo para uma arquibancada, tantos são os furos. Pedaços de ferragem, então, já fazem parte da decoração. Nacos de parede pintada já caíram muito perto de torcedores. Sem falar na imundície geral. Há lanças e espetos em forma de grades e divisórias que parecem à espera de um gladiador romano, não de torcedores.
A Copa veio para o Brasil e é preciso acabar com isso. Nossos estádios envelheceram mal e se transformaram em autênticos matadouros, armadilhas preparadas para os torcedores de bem. Dentro ou fora.
A Bahia merece nosso respeito e indignação e, quem sabe, essa tragédia não seja o marco de um 2 de Julho no futebol. Aliás, como pode um aeroporto deixar de se chamar 2 de Julho para homenagear político? A Bahia não merecia essas tragédias.

PS: A comemoração do dia 2 de Julho é uma celebração às tropas do Exército e da Marinha Brasileira que, através de muitas lutas, conseguiram a separação definitiva do Brasil do domínio de Portugal, em 1823. Neste dia as tropas brasileiras entraram na cidade de Salvador, que era ocupada pelo exército português, tomando a cidade de volta e consolidando a vitória e a Independência do Brasil. Maria Quitéria é a personagem máxima dessa data.

Um comentário:

Nanda Belém disse...

É verdade, viu?! Foi uma tragédia isso que aconteceu no estádio... fico pensando como será a Copa aqui no Brasil.Lógico que na posição de apaixonada por futebol, brasileira e jornalista... estava torcendo mesmo para que essa Copa do Mundo viesse para cá. Mas agora, temos que torcer para que as obras comecem (e q não seja como no PAN, quando as obras estavam muito atrasadas), elas tinham que começar desde já!
É uma pena mesmo a falta de manutenção dos estádios brasileiros... como aconteceu aquela vez no Vasco x São Caetano e tantos outros exemplos de tragédias que já vimos por ai!
O Brasil é o país do futebol, onde o esporte é uma paixão e tudo q envolve paixão deve ter uma atenção e um cuidado muito grande!
Mais um exemplo foi o que aconteceu na venda dos ingressos do ultimo jogo do Flamengo na promoção da Nestle... essa falta de cuidado é preocupante...
Mas enfim... temos que torcer para que as coisas comecem a funcionar e melhorar! Para que a genet não passe vergonha daqui a 7 anos... Mas acredito que as cosias vão mudar!
Depois dá uma passadinah no meu blog tb... vi o seu no orkut!
O meu é o www.beladabola.blogspot.com
um abraço!

ps: seu texto é muitoooooooo bom!!!!