quarta-feira, março 21, 2007

O FUTURO, O PASSADO E UM
SONHO CHAMADO FUTEBOL


Era uma sexta-feira que não prometia grandes surpresas. Começara mal, com uma contusão chata e besta num treino de tênis. Mas lá fui eu, mancando, ao estádio do Morumbi, para cumprir uma pauta que parecia simples: ouvir Basílio, o Libertador corintiano, autor do histórico gol de 1977, sobre o mesmo fato, 30 anos depois, para o aniversário de três décadas do Bom Dia, São Paulo.
No mesmo horário havia um time sub-13 (como as coisas começam cedo hoje em dia!) do São Paulo treinando. Ao ver a equipe da TV, as crianças percebem que aquele senhor ainda esguio e que certamente dribla bem o passar do tempo é alguém do ramo que eles pretendem seguir. Alguém importante. Começa um sussurrar que deságua na inevitável pergunta:
- O senhor é jogador, né?
- Fui, sim - responde Basílio.
Um dos professores fala que é o Basílio, do Corinthians, aquele do gol do título. Mas em 1977 talvez nem os pais dos garotos se conhecessem.
- Você é o Basílio do Santos, né?
- Não, eu sou um pouco mais velho que ele - responde o craque, rindo.
- Você jogou com o Pelé? Ele era bom mesmo?
- Joguei muitas vezes com o Pelé, ele era o melhor de todos, o melhor da época dele - responde, simático e atento, o Basílio do Corinthians.
Àquela altura, o bate-papo tomava ares de palestra. A molecada estava aglomerada em torno daquele em que projetava momentaneamente seus sonhos.
- Eu passei por tudo isso que vocês estão passando, fiz tudo isso que vocês fazem. É legal, tem que continuar treinando - ensina o ex-jogador.
- Você deu rolinho no Pelé, não foi? - pergunta um moleque mais abusado.
Gargalhadas gerais.
- Não, ele fez o gol do Corinthians - corrige o professor.
- Eu não dei rolinho no Pelé, não. Ele é que dava rolinho na gente - emenda, carismático, Basílio.
Poucos minutos depois, um jogador de três décadas passadas deixa o campo em que se eternizou cercado por um grupo de crianças que sonham com um momento como o que viveu aquele "tio".
Chega o derradeiro pedido de autógrafo:
- Tio, põe aí que você é o Basílio, que deu um rolinho no Pelé!!!
Gargalhadas pueris são a trilha sonora para o sorriso de dever cumprido de Basílio. Naquele dia, embora não fosse sua intenção e ele jamais imaginasse, manteve vivo o sonho do futebol para uma dezena de pequenos sonhadores.

12 comentários:

Anônimo disse...

MENSAGEM DE PROTESTO:
Amigo Nori,gostaria de protestar contra a rede GLOBO e o monopólio dos eventos esportivos desta.Como torcedor do São Paulo tenho pago o PPV e a assinatura da NET com a intensão de acompanhar os jogos do meu time porém infelizmente há uma total falta de respeito para conosco pois mesmo pagando os torcedores tricolores de Goiânia não poderam assistir ao jogo do tricolor.Uma vez que a TV Anhanguera(rede GLOBO) mostrará o jogo do Flamengo e por incrível que pareça o Sportv2 também logo não tem como assistir.Olha o absurdo!!Se for possível tente conversar com alguém da emissora a respeito disto.É inacreditável que eu não possa assistir ao jogo do meu clube de coração devido a falta de respeito de um canal que eu pago para ter.Lamentável o monopólio desta empresa,pois tenho certeza que as demais emissoras teriam interesse em atender o público sãopaulino que em Goiânia é maioria absoluta haja visto o jogo no Serra em que havia maior número de tricolores do que esmeraldinos.
Obrigado pelo espaço Nori!!

Unknown disse...

Essa é uma questão muito mais da Anhanguera, que escolheu o jogo do Flamengo, Leonardo. É difícil satisfazer a todos e não tem pay-per-view da Libertadores, os direitos são internacionais, não são apenas das emissoras brasileiras.
Abs.

Anônimo disse...

Pois é Nori o problema de fato é da TV Anhanguera,o que me chateia não é só o fato de não passarem o jogo do São Paulo,é o fato de dois canais (Globo e Sportv2) transmitirem o mesmo jogo.Ao menos se fossem jogos diferentes tudo bem,estariam atendendo a outro público.Agora me explica,quem tem o Sportv,tem a Globo.Pra quê mostrar o mesmo jogo??Isso parece falta de organização na programação.Falta coerência pois é possível atender ao público,mesmo por quê o jogo vai ser transmitido para outras praças.Sinceramente Nori,acho que se a REDE GLOBO tem os direitos de transmissão e não os repassa a ninguém deveria pelo menos evitar erros como esse.Isso na minha visão!
Obrigado!!

Unknown disse...

A questão é da Anhanguera, como eu disse. Ela opta pelos jogos que a Globo transmite. O SporTV inverte para as praças para não mostrar o mesmo jogo da Globo no que se refere a Rio e SP. A opção pelo Flamengo foi da Anhanguera e, como eu disse antes, não tem pay-per-view.
Abs

Unknown disse...

A questão é da Anhanguera, como eu disse. Ela opta pelos jogos que a Globo transmite. O SporTV inverte para as praças para não mostrar o mesmo jogo da Globo no que se refere a Rio e SP. A opção pelo Flamengo foi da Anhanguera e, como eu disse antes, não tem pay-per-view.
Abs

Anônimo disse...

Obrigado pelas respostas Nori!!

Anônimo disse...

Gostei muito do novo "set list". Rush, Bowie, Dire Straits, Police. Muito bom!

Uma pergunta: conhece "Béla Fleck & The Flecktones"? Jazz moderno da melhor qualidade. Fizeram show em Sampa ontem. Se gosta de jazz e não conhece, recomendo.

Grande abraço e parabéns pelo excelente trabalho!

Anônimo disse...

Só o sportv e esse boom de blogs para dar voz a um cara como esse NORIEGA. Fraco, muito fraco e arrogante..... Nunca jogou bola na vida... e nem deve saber o que uma redonda... O Pai era bom, esse cara é muito fraco, meu Deus....

Unknown disse...

Amigo anônimo, cada um acha o que deve achar, mas eu pelo menos não escondo a cara atrás de anonimato em blog.
Aguardo suas dicas, afinal, vc jogou onde mesmo? Barcelona? Real Madrid?
Se liga.

Edu Cesar disse...

Nori, só pra fazer um adendo à mensagem do Leonardo, a TV Anhanguera não está exibindo Flamengo x Paraná, e sim Fortaleza x Atlético Goianiense. E salvo engano meu, quando há isso do Sportv exibir as duas partidas da Globo para Rio e São Paulo, a Sky disponibiliza as duas para todo o Brasil (a nacional no canal 39 e a praça num canal lá pelo 120, 125, etc.). Quanto ao post, claro que as crianças não tem culpa por ainda serem inexperientes e tudo, mas... confundir o Basílio do Corinthians com aquele Basílio, ex-Santos e Grêmio, é brabo!!!

Anônimo disse...

Nori, que dia péssimo o de ontem.Além de ficar sem ver o jogo do tricolor,pois a TV Anhanguera como disse o rapaz anterior teve a capacidade de mostrar Atletico e Fortaleza(times de 3 e 2 divisão),o São Paulo perdeu sua invencibilidade mas acho que classificaremos sem grandes problemas.A respeito do meu erro de programação,queria deixar claro que foi um atendente da Net quem me confirmou a programação e além do mais eu num vou pagar a Net e a Sky,num do conta!!
Abraços!!

Anônimo disse...

Concordo que é uma palhaçada da TV anhanguera transmitir esses joguinhos aqui em goiânia, mas é ainda mais engraçado esse leonardo dizer que torcedor do são paulo é maioria absoluta em Goiânia...kkkkkk. Até o atletico goianiense tem mais torcida que o são paulo em goiás inteiro... Tem gente que viaja demais...