segunda-feira, março 19, 2007


BEBETO DE FREITAS. MAS PODE CHAMAR
DE BEBETO DE FUTEBOL E REGATAS


Bebeto de Freitas é um gênio do esporte. Revolucionou o vôlei brasileiro, foi campeão do mundo com a seleção italiana. Botafoguense de sangue alvinegro, tem seu clube na árvore genealógica. É um dirigente raro no mundo do esporte brasileiro. Trava uma árdua batalha para manter viva e forte uma instituição brasileira de nome Botafogo de Futebol e Regatas. Domingo, ao vivo para todo o Brasil, quase chorando, Bebeto deu a cara a bater durante o Troca de Passes, do SporTV, e admitiu que o Botafogo vive, novamente, um período difícil em termos administrativos, reconhecendo atrasos em compromissos.
É desses exemplos de dignidade e sinceridade que o futebol precisa. Recentemente, dirigentes do Palmeiras falaram abertamente sobre os problemas financeiros do clube, sem meias-palavras, sem esconder nada. A razão de o Botafogo continuar de pé, ainda que cambaleante, está nessa bravura de Bebeto de Freitas. Em sua vontade de reerguer um clube que parecia fadado ao esquecimento, embora tenha uma das mais gloriosas (sem trocadilho) histórias do esporte.
Sei que é difícil cobrar ou até pedir algo mais ao torcedor botafoguense ou a qualquer torcedor brasileiro. Mas no caso de Bebeto, sem dúvida que vale a pena a nação da Estrela Solitária fazer, mais uma vez, a sua parte, encher os estádios, depositar sua contribuição nas bilheterias da forma que puder. Porque à frente do clube está um cara sério, decente, e um dos maiores botafoguenses que já passaram pelo clube.

MAGIA ANIMAL

O Palmeiras alcançou a zona de classificação do Campeonato Paulista com um futebol solidário e consistente, que atesta a qualidade do trabalho de Caio Jr. Mas uma dupla de respeito está barbarizando no Palestra Itália: Edmundo e Valdívia. O Animal é craque já faz tempo e ainda desfila um repertório invejável de gols e passes, mesmo no outono da carreira. Valdívia é um talento fora-de-série e a cada semana vai se adaptando melhor ao Brasil. Talvez influenciado por ambos, o bom Martinez tenha feito o gol mais bonito do Campeonato Paulista até agora.
O Palmeiras só depende de seu futebol para se classificar, mas a briga promete ser bonita. O Corinthians está vivo, assim como Paulista e Noroeste. Numa dessas, pode sobrar até para o São Caetano, atual terceiro colocado.

O QUE É ISSO, SOUZA?

Não combina com o muito bom futebol de Souza a entrada que o são-paulino deu em Ricardo Conceição, da Ponte Preta. Era lance pra cartão vermelho direto. Ainda bem que Souza foi criticado publicamente por Muricy Ramalho. O Conceição fazer uma falta daquelas até se entende, mas o Souza? Será efeito da inútil e estúpida troca de acusações pós-clássico San-São?

A F-1 MAIS HUMANA

Sempre achei a Fórmula 1 mundinho à parte, exclusivo e exclusivista demais. Estamos em pleno século 21, a categoria já tem mais de 50 anos de história e só no último final de semana um piloto negro estreou na F-1. Lewis Hamilton fez história de um jeito decente, honesto e talentoso. Deu humanidade e dignidade a um esporte em que filho de príncipe e de empresário pagava e paga para brincar de piloto..

18 comentários:

Anônimo disse...

Esse Valdívia, como bem disse você, Nori, tem panca e futebol de craque argentino.

[ www.estadodecirco.net ]

Anônimo disse...

Nori, o gol do Martinez foi bonito, mas não supera aquele do Alex Silva contra o Rio Claro.
Abs, Marcos

Anônimo disse...

Nori, quanto aos elogios ao Palmeiras eu só digo para esperarem(o Ipatinga vem aí)...Certamente não é um time que possui a consistência necessaria para ganhar títulos.O Valdívia me parece um jogador habilidoso mas infelizmente é lento,uma espécie de Roger piorado.Quanto as críticas ao Souza,parece que está virando rotina...O São Paulo vence continua invicto mas sempre tem que haver críticas,aliás o Palmeiras ganha dois jogos seguidos já é elogiado o tricolor passa seis meses sem perder e só críticas em cima.Estou começando a achar isso engraçado.Por fim, gostaria de saber o por quê do Leandro ser criticado por mandar a torcida do Santos fazer silêncio e o Romário(maior atacante que vi jogar ao lado do Fenômeno) não recebe nenhuma crítica pela mesma atitude no jogo do Vasco.Será que você consegue me responder...Perseguição???
O Souza errou,mas porque isto é mais importante do que por exemplo os seis meses de invencibilidade do tricolor?Por que não se fala disso ou do grande futebol que o Leandro vem jogando?Não ouço elogios aos três excelentes zagueiros do tricolor!!??
Aliás,estou ouvindo muitos dizerem que o Santos tem o melhor time do Brasil e gostaria de saber baseado em quê?O atual campeão brasileiro é o São Paulo e o tricolor está a um ponto deles,sendo que jogou na Vila.Gostaria que os comentaristas fossem mais imparcias!!
Abraços!

Anônimo disse...

Caro Nori, o fato do dirigente assumir que não consegue pagar as contas não o exime de culpa. Se não consegue pagar, não deve contratar (Zé Roberto, Alex, Túlio, Jorge Henrique, etc.). De bem intensionados o inferno está cheio (quero dizer que admiro muito o presidente do Botafogo, mas caloteiro é caloteiro). O Valdívia é um jogador limitado (como o Élton), quando os juízes pararem de "dar" penalty´s nos lances dele, ele acaba. O Edmundo sim, é um craque! Continuo sem entender as críticas ao São Paulo?!?! A imprensa torce tanto pelo tropeço, mas é a vida... Uns apenas querem, enquanto outros conseguem... Um abraço!

Unknown disse...

Caro Leonardo, então o Souza tem carta branca para sair dando carrinhos maldosos só porque joga bem? Qual foi a crítica que eu fiz ao São Paulo? Fiz ao Souza. Será que vc também foi tomado pela mania de perseguição de alguns tricolores? Seu time está imune a críticas? Se vc lê este espaço ou acompanha o que digo, sempre cito 3 grandes times no Brasil atualmente: São Paulo (mais competitivo), Santos (mais técnico) e o Grêmio (muito perto dos dois citados anteriormete). Quem torce por um tropeço do São Paulo? Dê os nomes. Criticar assim é fácil. Quanto ao caso do Botafogo, infelizmente, vc está mal informado. Quando Bebeto assumiu, nem jogadores o Botafogo tinha para formar um time, o que ele deveria fazer? Fechar o clube? Ou trabalhar para recuperá-lo?
Quanto ao Valdívia, acho bem mais talentoso que o Élton e com mais potencial.
Abs e volte sempre.

Unknown disse...

Ops, troquei Leonardo por Alexsa. Desculpem!!!!!
Caro Leonardo, se formos tomar por base o seu raciocínio, o melhor time do Brasil ainda é o Inter, campeão da Libertadores e do Mundo. Embora o Inter esteja caindo de produção.

Anônimo disse...

Nori,concordo que de fato pode-se dizer que o Inter é o melhor time do Brasil,embora não concorde ao menos isso tem alguma lógica.Não tenho nada contra as críticas feitas ao Souza,acho até que ele poderia ter sido expulso.O problema é a ênfase que é dada ao fato.Só isso!Agora quanto ao Leandro e ao Romário continuo esperando a resposta!!!
Eu acho que o tricolor vive um grande momento,estando invicto a 6 meses,portanto acho que deveria haver mais elogios ao tricolor e que quando o time perdesse entrasse numa má fase aí sim as críticas seriam cabíveis(não estou dizendo que você faz as críticas,pois quem gosta de criticar o tricolor é o Milton Leite e o Jotinha)
Obrigado e abraços!!

Unknown disse...

noriega , apos o classico san-sao, vc nao escreveu no seu blog uma materia parecida como a do souza , só q tendo como personagem o fabio costa nao é ???!!! a entrada do fabio costa no aloisio foi criminosa , o cara ficou quatro dias sem treinar fazendo tratamento no joelho, os analistas de arbitragem foram unanimes em afirmar q foi falta , violenta ,expulsao e penalty nao marcados !!
bem , dps q o antonio carlos(qdo jogava no juventude) deu uma entrada na canela do aloisio (cortou a canela )e vc mesmo vendo o reprise por varios angulos , afirmou q nao foi nada , nem falta sequer (só foi admitir no arenasportv dps de todos seus colegas opnarem de forma unanime q nao só foi falta , como foi violenta e passivel de expulsao direta),entao vc tb nao pode se queixar de ser taxado de parcialista nos seus comentarios qdo comenta jogos do tricolor !!

Unknown disse...

Luís Henrique, quem é mais incoerente e parcial, eu, que repenso minhas opiniões e quando erro, recoheço, ou vc, que não dá uma pitada, uma palavra sobre a agressão do Souza? Eu, que critiquei o Antônio Carlos no jogo Santos x São Paulo, disse que daria pênalti do Fábio Costa, ou vc, que só vê perseguições contra seu time? Eu, que vivo dizendo que o São Paulo é o time mais competitivo do Brasil, ou vc, que acha que o mundo é contra o São Paulo? Ou vc esquece que como todos os outros times grandes do Brasil o São Paulo é muito mais favorecido que atrapalhado pelas arbitragens, como os grandes sempre são?
Nunca fui taxado de parcial, é só vc que acha isso, já que até o Muricy detonou o Souza pelo fato. Lembre-se, vc torce, eu trabalho. É bem diferente. Se vc gosta ou não do meu trabalho, é um direito seu e estou longe de ser perfeito e nem quero sê-lo. Sobre o João Carlos discordo. Vejo nele um profissional sério e íntegro, trabalhando para melhorar, como eu mesmo faço todos os dias.
Abs e volte sempre.

Unknown disse...

Leonardo, quanto à ênfase, é uma questão muito clara. O Antônio Carlos bater é comum, o Souza é que é novidade.
Abs

Unknown disse...

Marcos, pra mim, o gol do Martinez foi mais bonito. Abs

Anônimo disse...

Nori,por isso eu gosto do seu blog.Mesmo quando a gente discorda você responde e respeita a opinião.Continue assim!
Só faltou a resposta com relação as críticas ao Leandro que mando a torcida do Santos fazer silencio e foi criticado e o Romário fez o mesmo e ninguém falou nada!!??
Abraços!!

Unknown disse...

veja bem noriega , concordo sim q a entrada do souza foi pra vermelho direto !!
só discordo q vc tenha citado esse lance e nao tenha citado aquele do fabio costa com o aloisio que foi tao ou mais agressivo q o do souza !!
repito , sem querer bajular ninguem , vc é fera pra comentar , faz uma leitura mto boa dos jogos , mas em todas as partidas do tricolor , nos pequenos detalhes do jogo , nas jogadas duvidosas pra ser mais claro , a sua postura é sempre contra o tricolor , mesmo q a tv mostre o contrario , o que é uma pena pq volto a dizer , sem demagogia, tirando essa ma vontade com o tricolor , vc é um excelente comentarista !!
vlw pela atençao !

Anônimo disse...

Boa noite Nori,
Visito sempre seu blog, sou grande fã do seu trabalho e decidi comentar pela primeira vez!!!
Muito bom o post, sensato como sempre e como a maioria do pessoal da Sportv.
Só tenho um pedido, se puder, seja mais assíduo nos posts, pois muito são bons.
Abraços

Unknown disse...

Luis, agradeço os elogios, mas pra mim não muda nada se ganha o São Paulo, o Flamengo, o Corinthians. Repito: é trabalho. E vc se engana ao falar que não citei nada de violência no clássico, pois falei do Antônio Carlos mais do que qualquer coisa. Vc tbm se equivoca sobre a mudança de opinião no Arena. Eu tanto não fui atrás dos outros que dois dos integrantes da mesa naquele dia do Antônio Carlos com o Aloísio, se não me engano Helena e Marco Antônio, acharam que não foi falta. Sobre o Souza, repito: não entendo como um cara como ele faz uma falta daquelas.

Unknown disse...

Leonardo, eu não vi esse lance do Romário e acho que, se fez isso, ele tbm está errado. O mundo anda muito violento e com esses malucos que andam por aí não é bom provocar.
Abs

Unknown disse...

Victor, obrigado e volte sempre.

Anônimo disse...

Gostei de ver Nori...
Colocou Rush na vitrola! hehehe
Abração