segunda-feira, março 12, 2012



Discordo de você, Mano


Respeito o trabalho do Mano Menezes, a quem considero um dos principais treinadores surgidos recentemente no futebol brasileiro.

Mas discordo em gênero, número e grau do treinador da seleção brasileira quando ele acha que Neymar tem que ir para a Europa agora.

Até imagino porque ele pensa isso. Parece-me um pensamento imediatista e emergencial. O pensamento do treinador de uma seleção brasileira que corre contra o tempo, que ainda busca uma cara para a Copa de 2014.

Mas talvez a cara que Mano procura não seja a cara que o Neymar já tem. Com o tempo será inevitável que o garoto santista vá jogar na Europa. Pelo menos enquanto durar o poderio econômico de alguns grandes times daquele continente e persistir a desorganização econômica dos clubes brasileiros que, quanto mais arrecadam, mais dívidas contraem.

Como muito bem escreveu o Paulo André no blog do Juca Kfouri, o problema é que nossos treinadores querem que o jogador brasileiro se naturalize europeu. Aguente o tranco, fique forte, aprenda a jogar como se faz nos principais centros da Europa, nas ligas mais poderosas e na Champions.

Mas aí eu me pergunto: em 2006 e 2010 nossos times estavam coalhados de jogadores perfeitamente adaptados ao tal estilo europeu e deu no que deu.

Neymar é a antítese desse estilo europeu que muitos de nossos treinadores teimam em visualizar. Por que não visualizam o estilo europeu de um Xavi, um Iniesta, um Schweinsteiger, um Sneijder, um Mueller, um Van Persie, um Rooney? Ou o estilo "europeu" de um gênio nascido na Argentina e "naturalizado" barcelonista?

Neymar é o que é, encanta até mesmo as grandes estrelas européias (lembram do Rio Ferdinand tuítando que queria ver o Neymar?) porque é imprevisível, veloz, genial, habilidoso e técnico. É um craque com o estilo tradicional brasileiro adaptado ao padrão moderno do jogo, mais veloz do que nos maravilhosos e cadenciados anos 50, 60 e 70.

Se ele for agora para a Europa, terá que se adaptar. Sofrerá com um jogo mais físico e não necessariamente mais técnico do que enfrenta nos grandes jogos do Brasil e da Libertadores.

Dia desses, conversando com o Elano, ele me disse algo muito inteligente em termos de observação. Que Neymar agora teria dificuldades na Europa porque em alguns lances ainda pára, desacelera para dar o drible, o que é fatal no futebol europeu. Porque ou tiram a bola dele, ou levam ele e a bola junto. Ele precisaria de tempo e mais estrutura física para seguir driblando em velocidade, sem precisar parar. Não por coincidência, como fez nos golaços diante do Inter.

Ele sabe fazer, faz no Brasil e pode fazer em qualquer parte.

Fora isso, Neymar representa para o futebol brasileiro muita coisa em termos de chamariz, de atrativo e de negócios. É a prova de que se pode fazer futebol para o mercado interno, que o destino de nossos clubes não precisa ser produzir em escala para a Europa, que nosso futebol pode criar e absorver seus craques. Quantos garotos não estão observando o moleque santista e passam a acreditar que é possível vencer no jogo de bola sem precisar ceder aos apelos de treinadores que inventam líberos e volantes desde as categorias de base?

Enfim, embora o respeite, discordo do Mano. O lugar do Neymar até 2014 é aqui no Brasil.

5 comentários:

Anônimo disse...

Noriega, boa tarde

O problema e chegar na copa trombar com uns Ferdinands, Piques, Kediras da vida.

Tem que apanhar agora pra aguentar o tranco em 2014

wsantos disse...

Maravilha!!! Traduziu em palavras o que penso.

Mauricio Masumoto disse...

Vamos resumir da seguinte forma: O Mano foi muito infeliz em seu comentário!! resta saber se foi proposital? ou nesses 1 ano e meio ele mudou de opinião! vai saber, as vezes pode ter alguém mal intencionado fazendo Lobby para saída de Neymar.. tipo alguém que é corintiano roxo e hoje tem um cargo na CBF né vai saber.. o fato é ele esta entrando em contradição com essa declaração vide reportagem no link abaixo:

http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2010/08/mano-e-zagallo-aconselham-neymar-e-ganso-continuarem-no-brasil.html

Thiago Santiago disse...

O Mano é um ótimo técnico para clube, pois forma grupos fortes e equipes competitivas. Para Seleção isso não adianta, pois não basta ser competitivo, tem que ser o melhor. Este é o erro que ele vem cometendo. Não basta convocar jogadores bons. Tem que colocar os melhores para jogar. Ramírez e Hernanes de volantes (por mais que o Hernanes jogue de meia na Lazio, ele tem tudo para se dar muito bem na posição no time do Brasil). Ganso e Kaká nas meias (com a evolução do futebol do Kaká). Neymar e Damião na frente.
Falta qualidade no time do Brasil. Chega de jogadores medianos.

Rogerio disse...

Grande Nori boa tarde!!!

Sinceramente só comento no seu blog para te parabenizar, porque não é possível fazer nenhum retoque ao seu comentário.

Simplesmente perfeito!!!

Parabéns Nori, e obrigado por ser uma ilha de conhecimento sobre futebol no meio de tantos que não sabem o que falam!!!!

Vc é o cara!!!

ABRAÇO!!!