quinta-feira, dezembro 03, 2009

Criminosos estão

acabando com o

torcedor comum


Aconteceu no Flamengo, no Fluminense, no São Paulo, no Corinthians, no Palmeiras, no Bahia, em toda parte. Acontece até em times de menor expressão, de porte médio. Até em times pequenos, sem milhões de torcedores.

Dirigentes, jogadores, todo mundo sabe que criminosos estão tomando conta do que outrora eram as torcidas de futebol, as torcidas comuns. É um caminho sem volta se as autoridades não agirem. Já passou da hora.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Nori,

Não só as autoridades, mas principalmente os clubes têm que agir. A maioria dessas torcidas são protegidas pelos próprios dirigentes, e em razão disso se julgam acima do bem e do mal. O primeiro passo, na minha opinião, é que todos os estádios deveriam ter cadeiras numeradas, não sendo permitido a venda de mais que três ingressos por pessoa e, principalmente fazer com que se respeitasse essa numeração. Seria esse um primeiro passo para evitar que esses vandalos ocupassem lugares próximos uns dos outros, pois juntos se tornam fortes, mas separados são extremamente covardes, não fazendo mal a ninguém.
Enquanto os clubes não tomarem uma posição forte e definitiva nesse sentido, não vejo solução para o caso.

Abraço
André Antunes

Antonio C. disse...

Caro amigo,

Num país que antigamente era chamado de Belíndia o que podemos esperar?
Sinceramente... os nossos estádios são como chiqueiros, para começar. Os banheiros dá para entrar com mascara, senão morre.
Para comprar um ingresso é uma guerra, literalmente. Os tontos vão na fila, ai começam a chegar os caras truculentos, entram na sua frente... Você faz o quê? Chama a polícia? Só se for louco. Fala com o cara pra ir no fim na fila? Nem pensar...
Entra no estádio. Durante o jogo impossível sentar. Quem é fraco e se levar o filho pior ainda fica com um olho no jogo e outro nos caras do seu lado. Pode sobrar paulada e você ainda levar uns tapas. Ficar onde? Só se for no camarote dos tubarões com ar condicionado e cerveja gelada.
Eu sou pessimista.
Não vejo solução a curto prazo.
A única mesma é colocar os caras na cadeia.
Fazer pagar multas. Fazer seu time sofrer pelas sua atitudes.
O time não tem que apelar. Seu torcedor fez algo errado, dentro do seu estádio, tem que pagar.
Mas o problema mesmo não é nem esse. Isso é conversa fiada.
O problema mesmo está na base da sociedade brasileira. Vivemos num país de corrupção endêmica. Num país onde a Lei do Gerson é louvada e apreciada desde a meninice. Em casa, na rua e na escola o menino vai aprendendo a malandragem, como tirar proveito do outro.
Você acha que no estádio o cara vai se comportar?
Vai chegar o dia em que vamos compartamentalizar os pedaços do estádio: esse pedaço para os gays; esse pedaço para quem tem família, esse pedaço para mulheres, esse pedaço para as organizadas (organizadas para matar - imagino); esse pedaço para menores de 21 anos; esse pedaço para cronistas, esse pedaço para a outra torcida, esse pedaço para as minorias, esse pedaço ... esse pedaço....
Dividindo os pedaços, cercas de arame farpado e elétrica.
Estou exagerando, naturalmente.
Abs
Antonio C.