quinta-feira, novembro 13, 2008

A VERSÃO OFICIAL SOBRE O QUE
ACONTECE COM A LIBERTADORES
E COM A COPA SUL-AMERICANA

Como sempre, rola muita especulação, muita ilação sobre a possibilidade de o campeão da Copa Sul-Americana de 2008 ter vaga na Libertadores de 2009. Informação segura e de credibilidade poucos têm. Um deles é Telmo Zanini, grande amigo, jornalista dos bons, que sempre está por dentro de regulamentos e desdobramentos.
O que acontece é o seguinte: a Federação Peruana tem um problema na eleição de seu presidente, questão política. Por isso, o atual mandatário foi indicado pelo Ministério dos Esportes. O que a Fifa não aceita. A Fifa deu até o dia 21 para o Peru resolver a situação. Se não houver solução satisfatória para a Fifa, o Peru estará suspenso de todas as competições supervisionadas pela entidade. O sorteio da Libertadores 2009 será no dia 24 e, se a questão não for resolvida, as três vagas para equipes peruanas precisarão ser redistribuídas.
Especula-se (vejam bem, ainda especula-se) sobre as possibilidades de distribuição dessas vagas por parte da Conmebol. Pode ser usado o ranking da entidade, que também pode convidar campeões históricos ou, então, dar uma vaga para o campeão da Sul-Americana.
Isso é o que existe até agora. De concreto a possiblidade de suspensão do Peru, e de possibilidade, o convite para três equipes.

7 comentários:

Anônimo disse...

Essa Sulamericana deveria ser extinta...
2ª divisão da Libertadores? Não vai pegar nunca...
Na Europa a Uefa vinga porque os times pequenos se conformam em ser pequenos...
Por aqui, não... Todo mundo acha que tem time pra Libertadores... Ninguém se contenta com a Sulamericana...

Malu Cabral disse...

Eu tb acho que não vai dar certo, não, Noriega.

Vim te visitar, viu?

Anônimo disse...

Minha opinião: será mais fácil resolver a pendência política no Peru e, assim, contar com os times daquele país na Libertadores 2009, do que resolver TODOS os problemas políticos que VIRÃO, caso utilizem critérios (sempre questionáveis) outros para a cessão das vagas...

Abraço,
Joao Luis Amaral

Anônimo disse...

Noriega, meu amigo uruguaio.
Queria te mandar um pequeno release do meu livro do Corinthians e não sei como.
Me passa seus contatos, por favor.
Vou tentar deixar aqui.Obrigado.

Para os apaixonados pelo Corinthians, que tiveram, como eu, uma grande desilusão no ano passado, e que este ano viram a dignidade ser resgatada.
Este livro mostra tudo que aconteceu nos batidores, treinos, concentrações, viagens e jogos, desde o Campeonato Paulista, passando pela grande desilusão da Copa do Brasil, e termina em 29/11, no jogo contra o América/RN.
Imagens inéditas, lindas, emocionantes.
Uma obra para colecionadores, loucos da nação alvinegra, devotos de São Jorge.
Lançamento em meados de dezembro de 2008, com pré-venda através do site do Corinthians - http://www.corinthians.com.br
Um belíssimo presente de Natal.
Façam já sua reserva.
No orkut (http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=76203081)
Vale a pena.
Daniel Augusto Jr./Fotógrafo
005511/3872-2846
005511/9903-5464
http://www.danielaugustojr.com.br

Paulo Cunha disse...

Nori, vi em algum lugar que existe a possibilidade de chamarem o Corinthians, atual vice da Copa do Brasil, ou o quinto colocado do Brasileirão..procede??

Um grande abraço.

Obs: Te considero o melhor comentarista da atualdade

Anônimo disse...

Hoje já é dia 19 e a federação peruana pediu mais prazo para resolver questões internas. Como o sorteio para Taça Libertadores ocorre dia 25, sendo que os clubes presentes no sorteio são definidos até o dia 24, acho pouco provável que os clubes peruanos não sofram a punição. Servirá como sinal de alerta para uma rápida resolução do problema ou desfiliação da FPF.
Tendo em vista que a partir de 2009 a Copa Sulamericana terá vaga na Libertadores está quase definido internamente na Commebol que 1 dos indicados será o campeão da competição.

Anônimo disse...

Li que o Branco do Fluminense quer ir participar da runiao para que se o Peru for punido o Flu reivindicar uma vaga.Que coisa ridicula ein ta quanse na segundona e quer ir pra Libertadores.

abnraco Nori