sexta-feira, setembro 05, 2008

SOLIDARIEDADE A LEÃO.
AONDE VAMOS PARAR?


Não sou amigo do treinador Emerson Leão. Não teria porque sair em defesa dele. Ainda que em algumas situações ele tenha se envolvido em agressões e iniciado discussões, nada justifica o ato gravíssimo de que ele foi vítima na Vila Belmiro. É a autêntica barbárie. Sem falar na covardia. Sete contra um? Um contra um já não se deve aceitar, afinal violência nunca leva a lugar algum. Agora, tenetar agredir alguém em sete é demais! Estou solidário a Leão e que ele não volte atrás na idéia de ver na cadeia os covardes que fizeram isso.
Uma pergunta fica no ar: como esses agressores sabiam exatamente quando Emerson Leão iria a Santos e ao Santos?
É muito triste que atos de violência estejam se repetindo no Santos Futebol Clube. A Vila Belmiro é um templo do futebol, um estádio agradável para se ver um jogo. Santos é uma cidade bonita, hospitaleira, calorosa. Mas está ficando difícil acompanhar jogos do Santos. Para jogadores, torcedores, jornalistas. Não é essa a imagem que espalhou pelo mundo o clube que produziu o melhor time de todos os tempos e o maior jogador de futebol. É preciso comando por parte do presidente do Santos e das pessoas que realmente gostam do clube, para agir rápido, afastar os vândalos que se misturam aos torcedores de verdade e fazer novamente da Vila Belmiro um estádio em que dava gosto ver jogos de futebol.

SPORT PROVOCA APAGÃO VERDE.
CRUZEIRO ATROPELA O VASCO

Trabalhei em Palmeiras x Sport. Exibição impecável do Leão pernambucano. Taticamente, o Sport foi perfeito na execução do plano de Nelsinho Batista. Marcou forte - às vezes duro -, saiu rápido no contra-ataque e forçou o jogo pelo alto contra a frágil zaga palmeirense. Em três erros, fez três gols e não chegou a ser pressionado pelo dono da casa.
A primeira derrota como mandante não pode jogar fora o trabalho do Palmeiras em casa. O aproveitamento ainda é suficiente para mantê-lo com chances de título. Mas exigirá a compensação fora de casa. Vejo o Palmeiras um pouco como o Cruzeiro, times que chegam em certos momentos e não conseguem sustentar vantagens ou superar jogos em que se tornam mais difíceis do que o esperado. Coisa que o Grêmio vem fazendo.
O Cruzeiro venceu o Vasco por 3 a 1 em São Januário e recuperou o segundo lugar. Resultado que deixa o Vasco novamente em alerta. O time está perigosamente próximo da zona de rebaixamento e todo ponto perdido em casa tem muito peso. Temo que forças reacionárias ligadas ao clube se aproveitem de resultados como esses para pressionar Roberto Dinamite. Espero que ele se mantenha firme, afinal, sua eleição é de um simbolismo poderoso para a realidade retrógrada do futebol brasileiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nori, sou Santista e acho deplorável o que fizeram com o Leão.Essa torcida organizada o persegue desde o começo do ano.Eles já haviam atirado em seu carro uma pedra, no dia de sua despedida.Issó é ridículo!Mancha a imagem do Santos e de todos torcedores.
Acho que está na hora do Marcelo teixeira tirar o Santos um pouquinho da cidade (levar para SP) até a poeira baixar.
Abraços
Edmilson Ferraz de Castro
Santos-SP