sexta-feira, setembro 26, 2008

DECOLOU UM GRANDE

COMENTARISTA: MEU

AMIGO LÉDIO CARMONA


Sou suspeito para falar, porque o personagem do post é um amigo daqueles raros, de muito tempo. Mas já faz tempo que estou para compartilhar isso com quem frequenta esse espaço. Se você ainda não está prestando atenção nisso, é hora de prestar. Lédio Carmona está gastando o verbo como comentarista no SporTV.
Existem vários estilos e tipos de comentaristas. Os mais táticos, os professorais, os da polêmcia gratuita e até fabricada, os ex-jogadores. Eu, quando estou telespectador, presto atenção no comentarista que me ajuda a entender o que acontece no jogo e que não tenta passar a idéia de que ele está vendo um jogo só dele.
Existem muitos comentaristas bons, sérios, estudiosos. No momento, cito o Lédio como um dos destaques. Ele está voando baixo. É estudioso, bem informado, rápido de raciocínio e se adaptou à linguagem da TV.
Acompanha há tempos o futebol internacional e achou um meio-termo saudável entre observação, pesquisa e estatística. Não chateia com uma cascata de números, nem fica investindo no achismo ou dando uma de pitonisa.
Dá gosto ver o Lédio comentando. E como amigo eu fico muito feliz pelo sucesso dele. Que seja cada vez maior.
De quebra, ele pilota o Jogo Aberto, o melhor blog esportivo do País, na minha modesta opinião. Também vale conferir.

22 comentários:

Anônimo disse...

Rapaz, que susto! Quando li o título do post entendi mal e o coração disparou. rsrsrs Concordo 100% contigo, Noriega, o Lédio é nota 10 e o JA é disparado o melhor blog esportivo do país! Abraço,
Samuca

Anônimo disse...

Em tempo: você não fica muito atrás, Noriega! Demorou pra hospedar o blog no globo.com. Tu és muito bom para ficar "escondido" por aqui...
Abraço,
Samuca

Anônimo disse...

Fala, Nori!
Concordo e confesso que fiquei impressionado quando, algumas noites atrás, vendo um jogo internacional qualquer, o Lédio trazia informações interessantíssimas sobre as equipes e os jogadores, num estilo simples e direto.
Destacaria também, se me permite, outros três comentaristas que me fazem trocar de canal ou rádio para acompanhá-los nas partidas:
Vitor Birner (CBN), Caio Ribeiro (uma grata surpresa) e, claro, você, que traz análises muito centradas e nos faz enxergar aspectos interessantes e tem uma leitura diferenciada das partidas.
Abraço,
Joao Luis Amaral

Anônimo disse...

Ai, adorei!
Você não mentiu em nada!
Ele é tudo isso e mais um pouco!

E eu ainda acrescentaria que é muito prazeroso e divertido ver o Lédio no Redação e Troca de Passes!

Beijos pros dois.

Gabriela

Anônimo disse...

Caro Noriega, desculpa fugir do assunto... é que no Arena de hoje você citou o Coritiba e não citou o Sport na volta à série A.

O Sport disputou 8 e o Coritiba 10 edições da série B.

Confesso que não entendi, pois, sei que você não é da turma do "sul-maravilha".

Antes da tragédia 2002-2006, o Sport ficou fora da série A em apenas 3 edições. Em uma delas, 1984, apesar de ter ficado na 8º posição no Brasileiro de 1983, ficou em 3º lugar no Pernambucano - vale lembrar que entre 1971 e 1987 o Campeonato Brasileiro passou por diversas transformações, mas quase sempre os "critérios" eram convite ou classificação nos estaduais.

Queda em 1989 e volta em 1990 com o título.

Queda em 2001 e volta do fundo do poço em 2007. Sem dúvida, um dos piores períodos da minha vida...

Para entender melhor, acho que vale a pena dar uma olhada no ano anterior.

Ano 2000. Com um grande time e Leão no comando, o Sport conquistou Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste, terminou o Brasileiro em 5º colocado - escandalosamente garfado nas quartas - e foi finalista da Copa dos Campeões. Ou seja, nada que precedesse uma queda no ano seguinte, muito pelo contrário. É... só que a derrota na Copa dos Campeões e a consequente perda da vaga na Libertadores custou caro até demais. Se leva a taça e garante vaga na Libertadores, muito provavelmente, a história seria outra e o clube não entraria em crise política, não amargaria essa eternidade na segundona.

Mas, estamos aí, firmes de volta, deu para tirar várias lições da crise. Inclusive, o clube voltou a investir na base!

Ah... e felizmente o Sport Club do Recife não é só futebol..

Quantos clubes da série A possuem equipe feminina de basquete na liga nacional? Ano passado ficamos em 4º no Brasileiro, por pouco não avançamos.

Quantos possuem equipe feminina de vôlei na superliga? Ano passado ficamos na lanterna, mas não é fácil disputar contra clubes que vivem disso, 100% focados na modalidade. Mesmo assim seguimos revelando boas atletas. A Jaqueline da Seleção veio da base do Sport.

Quantos têm time no campeonato mundial de clubes de hóquei? Somos uma das maiores forças do país, estávamos lá representando o Brasil, mas não fazemos milagres fora dele. Acabamos de ser desclassificados pelas grandes potências européias.

Enfim, é isso aí, desculpa qualquer coisa.

Um abraço,
Samuca

Unknown disse...

Prezado Samuca, eu citei rapidamente o Sport, mas o intuito do comentário não era falar da grandeza dos times, sua história, suas tradições, mas sim realçar como é muito mais fácil para times que têm dinheiro como Palmeiras e Corinthians o retorno à Série A, se comparados a equipes médias e pequenas. O que não é o caso do Sport, que também é grande.
Abs

Anônimo disse...

Opa, realmente não assisti o programa desde o início e não vi você falando do Leão. Deve ter sido no bloco sobre a rodada do Brasileirão, correto? Mas, então, eu entendi o intuito, Nori. Isso ficou bem claro. Inclusive, mesmo entre os grandes, os mais ricos, com mais mídia e "outros mais" a seu favor, levam vantagem. Isso está claro. Meu questionamento é que sempre que surge o assunto dos grandes que caíram e voltaram à série A, vejo comentaristas do eixo citando Coritiba, Atlético-PR e deixando o Sport Club do Recife de lado, não citam nem a pau! Só a localização geográfica e o ranço que alguns desses comentaristas ignorantes e bem colonizados carregam consigo pode explicar tal fato. Somos madeira que cupim não roi e apesar de não dependermos do jornalismo sudestino, um pouco de reconhecimento de vez em quando faz bem. Acho que a mídia nacional, ou pelo menos que se propõe nacional, é muito regionalizada. Mas é isso aí, viva o Brasil e desculpa qualquer coisa, Nori. Até rimou... rsrsrs
Abraço e um ótimo final de semana!
Samuca

Anônimo disse...

Ah Nori, um post desse eu tenho o dever de comentar.
Justo eu, que sou fã do Lédio, só assisto ao Sportv por causa dele, e se de uns tempos pra cá, eu vejo mais futebol, é por culpa dele também.
É um dos poucos comentaristas que fala o que pensa, que não se deixa levar pelo time do coração, pelo contrário, só fala mal do bichinho.
E se não bastasse, comanda o melhor blog esportivo do país.
Enfim, é o meu querido Lédio!

Beijos Nori, você também é demais!

Letícia Moreira.

Anônimo disse...

o ledio carmona de fato e muito bom. ha bons comentaristas no sportv, melhores que os da concorrencia direta, certamente. ha um aspecto interessante tambem no sportv no que se refre as isençoes nos comentarios, como e seu caso e do ledio carmona. algo que passa longe do torcedor do flamengo que se diz comentarista, ou sera o contrario?( desculpe nao deu para resistir, mas omito o nome do cidadao).
alias, nesse confronto sportv x concorrencia na tv fechada, acho que voces se saem melhor. buscam a isençao, por exemplo, no caso da seleçao. no concorrente direto e paulada o tempo inteiro. essa semana criticaram ate o mascote da copa de 2010!!!
sera por causa dos direitos de transmissao?
sei que, diplomaticamente, voce dira que nao , todavia, nada me tira essa ideia da cabeça.

espero que voce volte a comentar jogos com mais frequencia que a habitual.
forte abraço,

marcelo c lopes

Anônimo disse...

Amigo, esse post eu terei que emoldurar. Até porque só devo ter esse até o fim da minha carreira (ou existência?).
Obrigado, amigo, de coração aberto.
Agora, sem brincadeiras, é esse tipo de reconhecimento que nos faz seguir em frente nesse dia-a-dia tão duro e, às vezes, tão aspero.
Agradeço, também, aos comentários carinhosos de todos (as). Meu sábado está ganho. E vários amigos, irmãs e irmãos, como o Nori, também já estão garantidos.
Muito obrigado.
Abraços e beijos para todos.

Anônimo disse...

aaaah... esqueci de dizer que o Lédio estava MERECENDO MUITO um post como esse seu.

Adorei demais meeeeeeesmo.
Valeu, Noriega!

beijos

Anônimo disse...

Fala Nori,
Cara além de ótimo comentarias esportivo, você tem uma percepção incrível para falar sobre um colega de profissão. Não passo um dia sem ver o JA, sou participante assíduo do Gato Mestre. Você teria também uma opnião formada sobre PVC? Parabéns,Ótimo post!!

Emerson disse...

Realmente o Lédio tá cada vez melhor, no Sportv e no JA, concordo com você Nori.

Unknown disse...

Prezado anônimo, sobre o PVC, com todo o respeito, por ser da concorrência, conheço o Paulinho há muito tempo, já trabalhamos juntos, inclusive. É super sério, estudioso, trabalhador. Apenas por uma questão de gosto, eu não sou muito adepto da linha de muitos números, estatísticas, citações do passado etc. Gosto mais da análise do jogo como um todo, envolvendo tática, técnica, psicologia, momento etc.
Abs

Anônimo disse...

E ele tem algo muito legal.

Mesmo para quem apenas o lê, fica a impressão de ser excelente pessoa, de uma ética irretocável.

Parabéns a ele e a você, por ter tido a iniciativa de reconhecer publicamente os méritos de um colega.

Anônimo disse...

Bem, sempre há alguém para discordar, não é mesmo?

Noriega fala de futebol miiiiiillll
vezes melhor que Carmona.

Carmona muitas vezes apenas fala o que é "óbvio" e "politicamente correto."

Já Noriega analisa com mais profundidade, e tem a coragem de não ser nem "óbvio" nem "politicamente correto" quando os fatos levam a isto...

Noriega, obrigado, vc tem sido um dos jornalistas que mais respeitam a inteligência dos leitores!

Anônimo disse...

Nori olha essa REPORTAGEM ESPECIAL DE ZERO HORA

D’Ale, D’Ale, D’Alessandro

O eterno ex-presidente Fernando Carvalho nao caminhava no intervalo do Gre-Nal, ao descer as escadas das cabines de imprensa em direção ao vestiário, ele flanava. Mais um pouco e voaria por sobre os degraus até pousar no primeiro pavimento do Beira-Rio, nas proximidades do elevador. O homem que empenhou a palavra ao jurar que o setembro colorado seria diferente tinha o pensamento em Buenos Aires, nas reuniões intermináveis no Hotel Sheraton. Como foi difícil contratar aquele argentino de 27 anos com cara de guri que agora destroçava o líder do campeonato sem piedade em 45 minutos.

– Ele está acabando com o jogo, né? – suspirava Carvalho.

– Tem um gosto especial ver um jogador tão complicado de trazer arrasando em um Gre-Nal?

Segundos de silêncio do ex-presidente, ainda com aquele sorriso de torpor instalado no semblante. Então, como se voltasse à realidade após breve viagem pelo nirvana, Carvalho suspende o sorriso, coloca as mãos no ombro do repórter e diz:

– Desculpa, desculpa, tenho que descer (para o vestiário). Depois, depois, tem 45 minutos pela frente ainda e.... – e se foi o agora assessor da presidência, sem nem completar a frase, falando sozinho.Fazia sentido o sentimento de Carvalho, ainda que restasse metade do Gre-Nal para ser jogado. A mais ousada contratação feita por um clube brasileiro na temporada – US$ 5,5 milhões (R$ 10,2 milhões) – acabara de começar a se pagar. A atuação de D’Alessandro no Gre-Nal de ontem justificaria até os exageros dos argentinos quando o meia canhoto surgiu no River Plate. Chamavam-no de novo Maradona. Verdade que os argentinos chamam todo camisa 10 de pé esquerdo e habilidoso de sucessor de Maradona, mas a eficiência de D’Alessandro no Gre-Nal vale a lembrança. O argentino participou dos quatro gols na goleada de 4 a 1 ). Todos no primeiro tempo fenomenal que tanto impressionou Carvalho.



Gabriel Toledo

Anônimo disse...

Nori, o comentarista Mauricio Saraiva que estava na epoca das olimpiadas,nao tenho visto ele,saiu? considero um dos melhores.

E o apresentador Carlos Alberto que fim deu?

Abraço Nori
clecio

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk...
eeeeita Nori, agora tão fazendo de vc uma espécie de baú ou "por onde anda...?" hahahahahahaha!!!!

beijos!


ps. Lédio, tá na cara que esse é o primeiro de muitos! Eu ainda quero fazer o meu! hahahaha!

Anônimo disse...

Nori, de fato, concordo com você. Eu acompanho o Sportv há tempos, e praticamente todos os dias, e o Lédio, de repente, voou. Estudioso mesmo, inteligente, centrado, sem excessos, na medida exata. e vou repetir o que já li em comentários deste post: você está na mesmíssima linha. Já faz tempo que, na minha modesta opinião, seus comnetários são os mais claros e sensatos da TV, e isso, para mim, faz de você o melhor dos comentaristas (quando em dupla com o genial Milton Leite, então, nem se fala). Justiça seja feita, o Caio Ribeiro está indo para o mesmo caminho. Abraços.
Felício

Anônimo disse...

NÃO TENHO AMIZADE ALGUMA COM LÉDIO,ATÉ NUNCA VI MAIS GORDO,MAS ATÉ ME ESPANTEI QUANDO SOUBE DA AMIZADE DE VOCÊS,PQ HAVIA A POUCO TEMPO FEITO UMA HOMENAGEM A LÉDIO NO MEU BLOG,E CITANDO VOCE TBM COMO A "G4" DO BEM DO SPORTV,GOSTO MUITO DO LÉDIO É MEU PREFERIDO,REALMENTE ENTENDE E SABE O QUE FALA SEM PRECISAR DENEGRIR A IMAGEM DE NINGUEM,E TU SABE NORI,QUE VC TEM MTS COLEGAS QUE SABEM DE FUTEBOL TANTO QUANTO O BUSH SABE DE BIN LADEN,LÉDIO,VC,PC VASCONCELLOS E MAIS ALGUNS FAZEM VALER A PENA A "FACADA" TOMADA EM TODO FINAL DE MES PELA CONTA DA TV FECHADA.DA UMA OLHADA NO MEU BLOG,É SÓ RELIQUIA =) chutebola.futblog.com.br

Anônimo disse...

VAMO LÉDIO PRA FRENTE