quinta-feira, julho 17, 2008

FLAMENGO PODE

FAZER HISTÓRIA


Tudo que envolve o Flamengo, pela grandeza do clube e a força da paixão que desperta, provoca polêmica. No Arena SporTV de quarta-feira discutimos amplamente o momento rubro-negro. Em certo instante, pintou uma figura de linguagem que falava em termos automobilísticos. Eu disse que um dos problemas que poderiam atrapalhar o Flamengo era o fato dele "sair da pista sozinho" em algumas situações. Eu me referi a algumas trabalhadas de dirigentes e à mais recente, a trapalhada geral que antecedeu o fatídico jogo contra o América do México, na Libertadores.
Algumas pessoas não entenderam, acham que é bairrismo, torcida contra. Não torço nem contra, nem a favor. Tento opinar e comentar. As pessoas concordam e discordam. Mas a opinião procura sempre ser equilibrada e consistente dentro de parâmetros, sem preferências.
Vejo o Flamengo num momento crucial em sua história. Tudo conspira para que o clube possa se reestruturar e, com isso, o time voltar a ser o gigante que sempre foi - apenas andou adormecido em termos nacionais e internacionais por um tempo. A diretoria, enfim, parece ter deixado de lado sonhos megalomaníacos (embora vira e mexe fale em contratar Riquelme, Ronaldo, essas bobagens) e busca um caminho sólido e de longo prazo.
O time é bom, o elenco também. O treinador é competente, promissor. A torcida é espetacular, comprou a idéia de um Flamengo novamente forte, vencedor.
O que significa sair da pista? Deixar acontecer um desmanche em virtude da frágil situação financeira. Festejar antes da hora, soltar camisa comemorativa, fazer churrasco em véspera de jogo decisivo. Atrasar salário e falar em contratar Ronaldo. Vejo dessa maneira.
O Flamengo com os pés no chão e a cabeça no lugar é o maior favorito à conquista do título nacional em 2008. É perseguido de perto por São Paulo e Palmeiras, no mesmo patamar, e um pouco atrás por Cruzeiro, Grêmio e Inter. Pelo menos é o que penso nesse momento, em 12 rodadas de Brasieirão. Mas o Fla já perdeu Marcinho, Renato Augusto. Se perder Juan começa a complicar. Se não perder mais ninguém, basta não perder o juízo que 2008 será um ano em que boa parte do Brasil poderá festejar a "alegria de ser rubro-negro".

Nenhum comentário: