terça-feira, janeiro 29, 2008

RIO-MINAS


A bola rola pelo Brasil afora, pelo menos onde a chuva permite. Dois estaduais com muita história e tradição e sete times na Série A do Brasileiro mexem com a paixão de milhões. Acho que no Rio meteram os pés pelas mãos. O Campeonato Carioca tem a melhor fórmula entre os estaduais, o povão já conhece, curte, as disputas das Taças Guanabara e Rio são empolgantes. Agora, para quê colocar 16 times? Alguns são praticamente amadores, autênticos catados, juntados em cima da hora. Isso tudo só tira o mérito do torneio mais charmoso do futebol brasileiro, como afirma, coberto de razão, o amigo Mário Jorge Guimarães.
Neste início em que ainda não tivemos clássicos, Flamengo e Botafogo chamam mais a atenção. Pelo menos enquanto o Fluminense não se acerta. Na teoria, sobra para o Vasco o ponto de interrogação, com um elenco mais fraco que o dos rivais.
O Flamengo manteve uma boa base e deve ser reforçado em breve pelas entradas de Diego Tardelli e Kléberson. Mas, por enquanto, ambos terão de suar muito para entrar no time. Gosto muito da solução rubro-negra para as laterais, com os ótimos Léo Moura e Juan sendo atacantes de fato, respaldados pelo exército eficiente de volantes no meio-campo. Um bom time, que, se tirver os pés no chão e não se deixar levar pelo entusiasmo inconsequente de alguns, tem tudo para fazer um bom estadual e uma boa Libertadores.
O Botafogo é um time muito bem armado, que continua fazendo da troca de passes em velocidade sua principal arma. Perdeu um pouco de qualidade técnica em relação a 2007 mas ficou mais competitivo, o que é até melhor em se tratando do futebol da atualidade. O desafio virá nos momentos decisivos, nos jogos importantes, para saber se o time que é bom do pé ainda está ruim de cabeça.
O Fluminense gerou muita expectativa pelas boas contratações. Acredito que vale a pena testar o trio Dodô, Washington e Leandro Amaral, mas é preciso muito sacrifício do resto do time, em especial do meio-campo. Tempo para isso o Renato Gaúcho tem de sobra.
O Vasco está pagando o preço da administração, digamos, antiquada, a que vem sendo submetido. Aposta nos garotos, que sempre soube revelar, e no comando de Edmundo dentro de campo e de Romário, fora. Acho pouco para um time do tamanho do Vasco. Mas sendo o Vasco, nunca é demais esperar, porque há história, tradição em revelar jogadores e a mística da instituição.
Em Minas a disputa, teoricamente, se reduz a Galo, Raposa e o abusado Ipatinga. O Cruzeiro tem um time que agrada. É rápido, insinuante, embora ainda seja inconsistente. O Galo não se reforou como deveria, embora tenha alguns talentos importantes. O Ipatinga vive o ano do primeiro grande desafio, que é montar um elenco capaz de suportar o duro desafio da Série A. Some-se a esses fatores o fato de o Galo festejar seu centenário e teremos um Mineirão cheio de atrações. Para o Cruzeiro há, ainda, a Libertadores. A primeira fase contra o Cerro Porteño é um bom desafio. O adversário não é uma baba, como costumam ser os inimigos brasileiros na primeira fase da competição. Sou mais Cruzeiro nesta quarta-feiras, mas a torcida precisa empurrar o time, lotar o Mineirão, e dar suporte a um elenco jovem e promissor.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Nori... Os clubes cariocas estão se iludindo ao pegar as babas e só jogarem em casa... O Flamengo me parece muito bem e deve disputar todos os títulos esse ano... O Fluminense não tem time pra Libertadores e talvez consiga um bom campeonato brasileiro (entre os 8, longe do título)... Botafogo e Vasco se equivalem (devem safer com trnquilidade do rebaixamento)...
AlexSA

Anônimo disse...

Fala Nori!
Não há dúvida de que Flamengo e Fluminense estão mais fortes este ano. O que é ótimo para o futebol brasileiro como um todo. Entretanto, ainda é cedo para tirar conclusões, já que o Campeonato Carioca não pode ser considerado um bom parâmetro.
Dá um pulo lá no http://futebolnegocio.wordpress.com
Escrevi sobre o novo patrocínio do Vasco.
Abs, Marcos

Dan Lopes disse...


* Lança Perfume - Rita Lee
* Muante - Rita Lee
* Codinome Beija-Flor - Cazuza
* Paisagem na Janela - Beto Guedes
* Sensual - Roupa Nova
* Eduardo e Mônica - Legião
* Juvenília - RPM
* A Cidade e a Neblina - Guilherme Arantes
* Televisão - Titãs
* Johnny Love - Metrô




Só pérola!
òtimo gosto musical.

=)