segunda-feira, setembro 24, 2007


O FESTIVAL DE DESCULPAS

QUE ASSOLA O FUTEBOL


Leio no excelente blog do André Rizek uma excelente idéia para a postagem de hoje. O festival de desculpas que assola do futebol. A da vez é dizer que o time tal perdeu o jogo num lance de bola parada. Uai, não vale? Quem faz o gol não tem mérito de trabalhar essa jogada? Quem chuta e faz o gol de falta não mereceu? Perder com gol de bola parada é melhor do que perder com gol de jogada trabalhada, tabelinha, golaço, gol contra?
Outra moda, lançada pelo ótimo treinador Wanderley Luxemburgo, é usar a tabela como desculpa antecipada. Após a derrota para o Grêmio, Luxa lançou uma pérola. Disse que a tabela tinha sido madrasta com o Santos ao colocá-lo para enfrentar adversários diretos na briga pela Libertadores numa sequência. Ora, cara-pálida! Como é que o sujeito que fez a tabela poderia adivinhar que em setembro de 2007 Santos, Grêmio, Palmeiras, Vasco, Cruzeiro e Botafogo estariam disputando uma vaga na Libertadores? Faça-me o favor, Luxa! Você tem categoria e competência para não precisar dessas desculpas.
Mais uma das desculpas é a arbitragem. De maneira cabotina, todo mundo aproveita e péssima fase dos sopradores de apito para tirar uma casquinha. Dizem que inverteu faltas, que adotou critérios distintos, que enervou jogadores, que deixou o pau comer. Tudo isso retrata bem o momento atual do ftuebol e, até mesmo, do País. A transferência de responsabilidades. Ninguém assume sua parcela de erro ou de culpa e prefere culpar o juiz, o técnico anterior, o governo que veio antes, o prefeito a quem substituiu etc.
*O que não tem desculpa é o time do Corinthians. Ruim de doer. Como explicar para os corintianos que jogadores como Bruno Octávio e Carlão estejam num clube de tamanha tradição? Por que Betão, que não é mau jogador, tem tanta panca e moral no clube? Para quê contratar Fábio Braz se ele é, no mínimo, igual ao Marinho? Ou seja, a bagunça tomou conta do Corinthians, que agora precisa buscar forças para escapar do rebaixamento, porque o perigo é real e imediato.
**Já o Palmeiras colhe os frutos da aposta num trabalho planejado e organizado e, também, da paciência. Se tivesse mandado embora Caio Júnior, como chegou a ser cogitado, perderia todo o trabalho de um ano. Pode ser que o Verdão nem chegue à Libertadores, como pode ser que chegue, porque tem boas chances. Mas para 2008 o clube deve navegar em águas mais tranquilas, com uma base razoável e um treinador que aprendeu a comandar uma grande equipe. Fora isso, a lufada de renovação que passou pelo Parque Antártica deu uma sacudida no clube. Ainda há problemas a serem resolvidos, mas a imagem e o espírito foram renovados.
***Méritos, também, para o excelente Mano Menezes, do Grêmio. Fala mansa, nunca muda de tom, perca ou ganhe. Vê o futebol como poucos. Seu time mudou, mudou, teve problemas, variou, mas voltou com força à disputa da vaga na Libertadores. Belo trabalho.
****Outro belo trabalho de recuperação é o do Náutico. Roberto Fernandes acertou o time. Quatro vitórias consecutivas e boas possibilidades de permanência na Série A se mantiver o ritmo. Ótimo para Pernambuco, um Estado apaixonado pelo futebol. Fora isso, que bela descoberta esse uruguaio Acosta.
*****O São Paulo jogou descansando contra o Figueirense. Definiu o jogo do primeiro tempo e fez um treino de desintoxicação no segundo. Destaque para Leandro, o jogador são-paulino que mais evoluiu. De discreto passou a bom jogador, útil taticamente e imprescindível. Com nove pontos de margem sobre o Cruzeiro, o Tricolor terá pela frente uma importante sequência de jogos. Pega Inter e Flamengo fora de casa, o Corinthians no Morumbi e Fluminense fora. E depois o Cruzeiro, que, antes do grande duelo, joga em casa contra Figueirense e Santos, sai para pegar o Goiás, e recebe o Náutico. Essa sequência deve definir o campeonato.

6 comentários:

Guilherme disse...

Noriega,

Você esqueceu de colocar o Grêmio na lista de times disputando uma vaga na Libertadores ou já considera que ganhamos a vaga ("...Como é que o sujeito que fez a tabela poderia adivinhar que em setembro de 2007 Santos, Palmeiras, Vasco, Cruzeiro e Botafogo estariam disputando uma vaga na Libertadores?...") ???

Abraço e DÁ-LHE GRÊMIO!!!

Unknown disse...

Guillermo, obrigado por me lembrar, já reparei meu erro, aliás, imperdoável. Abs

Unknown disse...

Nori o grêmio tambem teve uma tabela MADRASTRA!
BOTAFOGO VASCO CRUZEIRO INTER SANTOS só confronto direto! fizemos 12 pontos em 15 estamos no g4 e ninguem ta chorando aqui no olimpico!
Nori tem assistido o EDUARDO COSTA JOGAR???
TITULARISIMO DA SELEÇÃO!!!!
ainda mais numa seleção que tem fernando e vagner love

Unknown disse...

Nori,

Acho que o Luzemburgo tem criado várias desculpas para tentar esconder o que todos estão vendo. Os jogadores do Santos não acreditam mais nele! O time está apático, desinteressado, indolente. Aquela declaração, dada depois do jogo contra o Grêmio, dizendo que estava satisfeito com a dedicação do time é, no mínimo, para desviar a atenção. Para quem assistiu o jogo, como eu, ficou muito claro que há problemas na Vila Belmiro. O Santos deixou de ser um time, não há solidariedade entre os jogadores, cada um deixa para o outro resolver e ninguém quer a responsabilidade. Por coincidência (???), isso começou a acontecer logo depois da contratação do Petcovich, inclusive a enorme queda de rendimento do Fábio Costa. O Luxemburgo está tentando "tapar o sol com a peneira".

Anônimo disse...

Caro Noriega,

Na minha opinião, esse tipo de desculpa dada no futebol, é a única forma que os técnicos têm de esconder o péssimo desempenho de alguns jogadores, pois, no fundo esses técnicos sabem que tem um elenco horroroso nas mãos (ex: Corinthians), mas não podem, nas entrevistas, apontar as reais deficiências de alguns jogadores que levaram o time à derrota para não afundarem mais tais equipes, razão essa, que apontam as falhas na arbitragem, faltas e etc. como motivo pela perda dessas partidas.

Saudações Tricolores

Anônimo disse...

Em complemento à mensagem anterior, gostaria apenas de salientar que esse tipo de desculpa também vem sendo pelo Caio Júnior do Palmeiras....será que ele já está antevendo a queda do VErdão????