quinta-feira, setembro 29, 2011


Boas dores de cabeça

para Mano Menezes


Nada de entusiasmos ufanistas, exageros e aquele papinho de esse é o futebol brasileiro com muito orgulho, com muito amor. Não sou adepto do populismo rasteiro.

O bom da vitória do Brasil sobre a Argentina em Belém, acho eu, são as boas dores de cabeça que dela brotarão para Mano Menezes.

Entre elas a belíssima atuação do jovem lateral-esquerdo Bruno Cortês, do Botafogo. Fazia tempo que o Brasil não via um lateral jogar tão bem por aquele lado.

Lucas como meia, tendo espaço para fazer o que faz de melhor, arrancar com a bola dominada, também projeta uma saborosa dúvida. Daria para atuar com Ganso de um lado, Lucas do outro, Ronaldinho Gaúcho (ou quem sabe Kaká), Neymar e Damião ou Borges? Lucas como atacante perde quase todo seu encanto, mas é um ponta-de-lança que pode ser muito útil em 2014.

Falar de Neymar é chover no molhado. Só quem é muito ranzinza para não reconhecer no garoto o maior talento surgido no País em muitos anos. A seleção da estréia na Copa é ele e mais dez.

Foi tudo às mil maravilhas? Claro que não. A dupla de volantes não tem pinta de que possa reivindicar uma vaga no time da Copa. A lateral direita, em que pese o bom jogo de Danilo, em termos de Copa ainda parece aberta.

Mas o bom é que dá para imaginar um time olímpico realmente forte, e para o bem do treinador, agora muito mais aliviado, a saudável questão sobre os jogadores que atuam no País e os chamados "gringos" virou tema de ordem na pauta.

Um comentário:

Will Carvalho disse...

Acho que a lateral direita já tem dono há tempos. Quem tirará a vaga do ousado Daniel Alves? Na lateral esquerda, Marcelo ainda me parece o melhor, mas Cortez fez uma partida excelente, como vem acontecendo frequentemente no Bota. Quanto aos volantes, não acredito que nenhum daqueles que atuaram diante da Argentina possam brigar por vaga. Lucas Leiva, Ramirez, Hernanes, Elano e até Casemiro me parecem mais qualificados. Na frente, é questão de dar tempo ao tempo para que o entrosamento fique cada vez maior. Neymar, Leandro Damião, Ganso, Lucas vindo pelas pontas e até o Gaúcho. Na zaga não temos do que reclamar. Thiago Silva, David Luiz são ótimos.
Pra terminar esse comentário (pra lá de extenso, confesso) O jogo de ontem foi bom, mas a verdade é que tratava-se de um arremedo de Argentina. Ainda espero por uma vitória em clássico de verdade.