sexta-feira, setembro 02, 2011



O mercado da


bola no Brasil



Recebi do amigo Amir Somoggi, da BDO RCS, um excelente estudo sobre o mercado do futebol brasileiro, baseado em dados de 2010. Mostra a evolução financeira do nosso futebol, como os clubes andam faturando e não deveriam chorar de falta de dinheiro. Deveriam, sim, é investir melhor e gastar com mais inteligência.

Os dados derrubam uma velha tese de que só o dinheiro da TV sustenta bons trabalhos e mostram o Internacional faturando mais que times do chamado "eixo Rio-SP".  Basta trabalhar e procurar recursos dentro de sua realidade regional. Cada mercado tem seu tamanho, não se pode comparar Sudeste com outras regiões por uma questão de realidade econômica do próprio País.

Mas existem ferramentas capazes de colocar a competição num nível mais parelho. Temos hoje grandes empresas sediadas fora do tal "eixo Rio-SP" que são líderes em seus ramos de atividades, estando no Sul, no Nordeste, no Norte.

Seguem alguns dados do brilhante estudo, que avalia o VALOR DAS MARCAS DOS 12 CLUBES MAIS VALIOSOS DO BRASIL E foi assim dividido:


4 Clubes SP – Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos.
4 Clubes RJ – Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense e Botafogo.
2 Clubes RS – Grêmio e Internacional.
2 Clubes MG – Cruzeiro e Atlético-MG.

O volume de receitas gerado pelo futebol brasileiro em 2010 foi de 2,1 bilhões, com incremento de 172% em relação a 2003.

Os 12 clubes analisados no estudo geraram 1,52 bilhão em receitas em 2010, evolução de 199% em relação a 2003.

Em 2010, os 12 clubes citados no estudo geraram R$ 287 milhões em receita com patrocínio e publicidade. Os recursos com bilheteria de jogos alcançaram R$ 174 milhões e se for somada a arrecadação do estádio do Morumbi, do São Paulo, com shows, esse número chega a R$ 208 milhões.

Os 12 clubes levaram mais de 3,9 milhões de torcedores aos estádios em 2010. 52% do total das Séries A e B.

Os clubes com maiores torcidas representam um total de 90% dos torcedores de futebol no Brasil.

Os clubes que tradicionalmente apresentam as maiores receitas representaram 70% do total do mercado em 2010.

Numa comparação entre mercados, até 2009 os clubes que mais tinham apresentado evolução de receita foram os dois grandes do Rio Grande do Sul. Em 2010 o cenário mudou, com evolução dos quatro grandes de São Paulo.

Desde 2004 o valor consolidado das marcas dos 12 maiores clubes brasileiros aumentou 139%. Em 2010 esse valor alcança a marca de R$ 4,09 bilhões.

Os clubes que mais cresceram em valor de mercado para suas marcas foram os seguintes (ao lado a evolução do valor no período entre 2004 e 2011)

1) Corinthians - R$ 581 milhões
2) Flamengo - R$ 366,7 milhões
3) São Paulo - R$ 324,3 milhões
4) Palmeiras - R$ 244,5 milhões
5) Internacional - R$ 195, 7 milhões
6) Grêmio - R$ 157,4 milhões

Essas seis agremiações respondem por 79% da evolução de R$ 2,3 bilhões do valor de marca dos 12 entre 2004 e 2011.

Esse ranking apresenta pouca mobilidade. O Corinthians, que foi terceiro em 2004 e segundo em 2009, está em primeiro desde 2010.

O Flamengo foi líder em 2009, caiu para terceiro e agora recuperou o segundo posto.

O São Paulo liderou o ranking em 2004, caiu para terceiro em 20090, foi vice-líder em 2010 e caiu novamente para terceiro.

O Palmeiras aparece estacionado na quarta posição, assim como o Inter logo atrás. O Santos subiu de oitavo para sexto, Grêmio é o sétimo e Vasco, o oitavo. Seguem, pela ordem, Cruzeiro, Atlético-MG, Fluminense e Botafogo.

O ranking do valor das marcaso dos 12 maiores clubes do Brasil em 2011 ficou assim, segundo o estudo:

1) Corinthians - R$ 749,8 milhões
2) Flamengo - R$ 659,8 milhões
3) São Paulo - R$ 625,3 milhões
4) Palmeiras - R$ 444,1 milhões
5) Internacional - R$ 268,7 milhões
6) Grêmio - R$ 222,8 milhões
7) Vasco - R$ 156,5 milhões
8) Santos - R$ 153,3 milhões
9) Cruzeiro - R$ 139,3 milões
10) Atlético Mineiro - R$ 110, 3 milhões
11) Fluminense - R$ 104,2 milhões
12) Botafogo - R$ 89,9 milhões

Segundo o estudo publicado e a metodologia utilizada pela BDO RCS Auditores, as variáveis mais significativas apresentadas foram as características e perfis de torcidas, com valor consolidado de 1,89 bilhão, receitas derivadas das marcas, com R$ 1,16 bilhão, e características do mercado local, com R$ 1,04 bilhão.

2 comentários:

Futebologia Brasil disse...

Sensacional que tenhamos, em meio a tantos achismos e palpitecos jornalísticos, informações concretas e embasadas. Daí sim podemos extrair análises e argumentos interessantes. Obrigado pelo post tão útil, Nori!

Abs,
Beto Passeri, por www.futebologiabrasil.blogspot.com

Robert Alvarez Fernández disse...

Amir faz um trabalho de análise setorial de grande qualidade há anos já. Sou usuário de seu trabalho desde que o conheço, caberia a quem administra o futebol analisar e aprender com o trabalho dele.

Abraços,

Robert