sexta-feira, julho 29, 2011

Ronaldinho e a seleção


Não compartilho da opinião daqueles que acham que o ciclo de um atleta se encerrou na seleção brasileiro assim, de sopetão.

Claro que escrevo sobre Ronaldinho Gaúcho, o tema da semana. Todo mundo quer saber se ele pode ou não jogar novamente na seleção.

Por que não?

Vejo da seguinte forma: seleção é para quem está jogando melhor na época da convocação. Claro que se há um jogador com 34, 35 anos hoje, que terá 38 na Copa, é preciso pensar muito, pesar prós e contras, porque futebol hoje é muito mais físico que qualquer coisa.

Mas Ronaldinho Gaúcho tem 31 anos, poucas contusões graves. Terá 34 anos na Copa.

Embora não seja mais o jogador espetacular que foi e não tenha alcançado o patamar de desempenho do xará fenomenal, é um jogador diferenciado.

Se na função que ele exerce não tem ninguém jogando melhor que ele, sua convocação não é absurda, se acontecer.

Renovação se faz quando aparece alguém melhor ou se a idade ou uma contusão a impõe.

Outro detalhe: não vejo Ronaldinho Gaúcho como armador, como camisa 10 em termos táticos. É um 10 muito mais como o Messi, um meia-atacante de chegada, que precisa estar mais perto da área. Não disputa posição com o Ganso, por exemplo. Mas pode ser interessante ter os dois lado a lado.

Falta à seleção brasileira esse jogador. O próprio Thiago Neves, companheiro do Gaúcho no Flamengo, pode exercer essa função. É o elemento de ligação entre meio e ataque, o cara que sabe jogar como meia mas também como atacante, que faz as duas funções durante o jogo.

O pessoal da minha faixa etária para trás chama de ponta-de-lança.

Se continuar jogando bem, merece ser novamente convocado. Não precisa de teste. Se for convocado algumas vezes  e jogar não, não será convocado novamente, abrirá vaga para alguém que estiver melhor. Simples assim, penso eu.



9 comentários:

ocram610 disse...

Noriega:

Concordo qdo vc fala em Thiago Neves atuando como ponta de lanca na selecao, acho ate que nao leva-lo a Copa America foi pessima sacad do Mano Menezes.

qto a R10 de volta a Selecao: fica pendente de saber seele quer mesmo ou se 4a feira foi um lampejo?

#SRN

@marcoanasc

peterson disse...

So pq o cara jogou UMA PARTIDA excelente e onde teve uma liberdade imensa pela falta de marcação do Santos já é agora selecionável..poupe-me Noriega. Pq vc nao fez esse artigo antes, qdo o Fla foi eliminado pelo Ceará na copa do Brasil e empatou um monte de jgo no Brasileiro, vc pode me rresponder?

Juliana disse...

não acho absurdo falar em Ronaldinho na seleção, já que ele jogando mal tem melhor pontaria que os convocados até então, o problema é se ele está disposto a rotina de sacrifícios. Tá td mundo falando na volta dele, mas ninguém perguntou se ele quer

Unknown disse...

Peterson, me responda vc: quem é o artilheiro do Brasileiro? Qual time está invicto até agora? Ou seja, ele não jogou apenas uma partida, está sendo regular. Mas cada um acha o que tem de achar. Vc acha o seu, eu acho o meu. Abs

Anônimo disse...

Caro Nori,

Que o Ronaldinho é um baita talento, é inquestionável!! Porém, entendo que ele vem sendo regular desde que voltou ao Brasil, e foi sensacional contra o Santos. Pouco ainda, na minha opinião, para voltar a seleção. Óbvio que se voltar a ser o mesmo jogador de alguns anos atrás, será titular absoluto na seleção, com gás para sobrar em 2014. Por enquanto, prefiro aguardar e torcer para que ele volte a jogar como no último dia 27. Amy, R.I.P.!!!
Saudações Tricolores!!!!
Abraço
André Antunes

Wilson Oliveira disse...

Acho que é preciso esperar mais um pouco. Minha visão me diz que os excelentes números que ele possui nesse Brasileirão se deve, não apenas a sua qualidade, mas também a fragilidade das defesas adversárias. Digo isso por que jogar bem, mesmo, ele está jogando por agora.

Lá no início do campeonato, como por exemplo diante do Atlético-PR (que por ironia é o lanterninha), eu não vi um Ronaldinho suficiente para chegar a Seleção Brasileira. Mesmo no Cariocão, contra defesas tão boas como as das peladas que jogo, em vários momentos também não vi.

Em matéria de números, realmente, ninguem o supera até o momento. Mas a bola jogada ainda está em evolução. Talvez ele possa ter vaga HOJE na seleção por falta de concorrência, mas amanhã talvez não seja assim...

Abraço, Noriega!

Eloy disse...

Acho que jogando com a pressão que a seleção sofre hoje em dia, ele vai ser mais um fracasso... No flamengo, vivendo nessa vida de bondes e baladas, é melhor pra ele.

@info_cartola disse...

Noriega, é verdade, acho que o Ronaldinho merece uma chance na seleção, pois se ele convoca, Jadson, então porque não um jogador de verdade como o Ronaldinho? e o Thiago Neves é sem comparação, melhor meia atuando no Brasil!
Noriega, será que você podia dar uma forcinha de algum jeito com o meu blog? eu ajudo aos jogadores do game fantasy do sportv "CartolaFC" a pontuarem bem na rodada, tentei falar com você no twitter mas não estava conseguindo! qualquer contato: @info_cartola
Obrigado, Abraço!

Anônimo disse...

Obrigado antecipadamente e boa sorte, blogdonori.blogspot.com! :)