quarta-feira, julho 27, 2011



Clubes x Fifa, uma


guerra anunciada


Há tempos venho dizendo isso: a grande batalha do futebol se dará entre clubes e seleções, ou leia-se entre clubes e Fifa. A disputa é pelo menos negócio, que envolve os milionários direitos de transmissão de jogos e a utilização dos milionários que disputam os jogos, os atletas.

Não há santos dos dois lados dessa trincheira. Desde que a Fifa saiu do controle dos europeus, em especial dos ingleses, há uma batalha nos bastidores que está sendo escancarada agora, com as intermináveis denúncias de corrupção na entidade, que respingam na CBF. Sob o argumento pueril de que nos tempos e sir Stanley Rouss o esporte era mais esporte, na verdade há uma ferrenha disputa pela montanha de dinheiro que envolve o futebol.

Com Havelange no poder, a Europa perdeu força, principalmente a Inglaterra. Acontece que a Inglaterra é a pátria dos clubes mais ricos e poderosos do planeta bola, muitos deles bancados por mecenas milionários cujo saco parece não ter fundo.

Como atesta este post no blog do Juca Kfouri, a guerra de declarações já começou. Por trás dessa guerra está o interesse maior, a grande disputa entre clubes e a Fifa e seu jogo de seleções, a Copa do Mundo. Os clubes investem fortunas em seus elencos estelares e não querem dividi-los com as seleções para que só a Fifa lucre durante a Copa. Além disso, temem receber jogadores dilacerados fisicamente, quando não com graves contusões (vide o caso de Michael Owen, por exemplo).

Pincei do blog do Juca essas declarações do grande Karl-Heinz Rummenige, craque de bola e hoje dirigente do Bayern de Munique, um dos mais poderosos clubes do mundo.

“Quando eu conquistei o Campeonato Europeu (em 1980), havia oito equipes nas finais. Esse número triplicará até 2016. Na Copa do Mundo, que costumava ter 16 times, agora são 32. Os clubes pagam os jogadores mas eles não fazem parte do processo de decisão. Não somos tratados com respeito”.
Rummenigge insinua a possibilidade de um rompimento com as associações internacionais se as queixas da ECA sobre o congestionamento do calendário não venhaa a ser discutidos. “Vou dar-lhes uma chance, mas estou pronto para uma revolução se essa for a única forma de chegar à uma solução”, disse.

Repararam que há um europeu reclamando da Eurocopa?

No âmbito brasileiro da discussão, taí a situação do Santos, que reclama por ter de ceder seus craques à seleção brasileira para o amistoso contra a Alemanha. Embora o Santos já tenha sido corretamente auxiliado pelas alterações de tabela em virtude da Libertadores. Nada mais justo.

A questão não é essa. A questão é que os interesses da Fifa e dos clubes são opostos. A Fifa até criou seu Mundial de Clubes para tentar amenizar o clima. Mas em especial para os europeus, o que importa é a Champions League, seus milhões em prêmios e publicidade.

Outra questão que merece ser debatida: os jogadores se interessam por tudo isso? Como classe, estão mobilizados? Ou basta que seus polpudos cheques sejam depositados regularmente e o resto que se dane?

Para este blogueiro não será surpresa se no futuro, em alguns anos ou décadas, a disputa no futebol seja fundamentalmente entre clubes, com a diminuição gradual do espaço para jogos entre seleções nacionais.

Que acham?

5 comentários:

Fabiano R. Costa disse...

O que acontece há algum tempo é que o futebol cada vez mais perde a sua magia, hoje o dinheiro está acima de tudo, vide a seleção brasileira onde ilustres desconhecidos vestem a amarelinha e nós insignificantes torcedores somos obrigados a engolir. Não ficarei surpreso se num futuro próximo os amistosos entre seleções praticamente acabarem e as competiçoes se encolherem, devido ao emaranhado de dinheiro cada vez mais investido, apoio totalmente os clubes que se esforçam muito pra bancar os altos salários dos jogadores enquanto a FIFA e a suja CBF usufruem e não assumem qualquer responsabilidade.

Rafael Sanque disse...

Concordo plenamente com você e com o Juca Nori! É uma situação delicada, que envolve muito dinheiro e como você mesmo disse, não existe Santo em nenhum dos lados.

Flavio Palestrino disse...

Como sempre, DESTRUINDO tudo com seus Posts...Parabéns Mauricio Noriega!

Romário Silva disse...

Em datas FIFA, as seleções européias, quase todas, aproveitam e realizam amistosos. Quando isso ocorre, a Liga Nacional local para, ou seja, nenhum clube é prejudicado. No Brasil, o mesmo deveria acontecer. É questão de bom senso e inteligência. 23 datas para o estadual é um escárnio. Se nossa Liga parasse em datas FIFA, não haveria nenhuma confusão. Aliás, a própria CBF desvaloriza a competição nacional mais importante que ela organiza. Abraço!

Alexandre Pedreira -RJ disse...

Boa Tarde Nori!!!

Essa briga entre os Clubes e a Fifa realmente não é de hoje,e o q alimenta mais essa Rixa hoje é essa conturbada crise q cai sobre a Fifa,de escandalos,Propinas,compras de votos.....ou seja, as argumentações contra a Fifa e seus Amigos(Ricardo Teixeira e João Havelange)são cada vez maiores.... ABS!!
AAHH!!! Me desbloquea lá no Twitter, eu sou o @alexandre_pol se alguma vez fui estúpido contigo por lá,peço desculpas!!! e q reconsidere..ABS!!