segunda-feira, dezembro 15, 2008

RETROSPECTIVA BLOG DO NORI
DO FUTEBOL 2008. VEM AÍ 2009


Hora de dar um tempo com o trabalho e curtir amigos e família, recarregar as baterias e voltar com tudo para 2009. Agradeço a todos que por aqui passaram e, na medida do possível, deixarei algum post nesse perído, até a segunda quinzena de janeiro.
Deixo agora uma retrospectiva do que o blog viu, curtiu, gostou e não gostou em 2008.

O MELHOR TIME DE FUTEBOL FOI A ESPANHA, campeã européia. Tive o privilégio de ver de perto a segunda conquista da Fúria na Eurocopa. Foi o que vi de melhor em futebol na temporada. Um time muito bem montado pelo Luís Aragonés, com jogadores de talento como Xavi e Iniesta, um espetacular Marcos Senna no meio-campo e um esquema de jogo moderno e pouco retranqueiro para os padrões espanhóis.

A MELHOR SURPRESA de 2008 no futebol foi o SPORT campeão da Copa do Brasil. Grande trabalho de Nelsinho Baptista e excelente reposicionamento do futebol nordestino. Muita gente olha com desdém e esquece, mas Sport, Santa, Bahia, Náutico, Vitória são todos times grandes, sim, do futebol brasileiro.

A CONFIRMAÇÃO de 2008 foi, obviamente, a supremacia do São Paulo no Campeonato Brasileiro. O time compensou um primeiro semestre desastroso, carregado de soberba e idéias equivocadas, com uma reta final de Brasileirão impressionante. No reino da incompetência, muito bem representado por Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro e Flamengo, o Tricolor paulista mostrou que mesmo sem ser brilhante ainda é rei.

A ESPERANÇA de que 2009 pode ser melhor, para mim, fica com os vascaínos. Pode parecer absurdo, já que o time foi rebaixado. Mas após décadas de uma adminstração viciada, ultrapassada e que arrancou as entranhas do clube, há um fio de esperança com Roberto Dinamite. O Vasco pode estar se reconstruindo e voltar ainda mais forte em 2010. Parece que, mesmo rebaixado, o clube tem mais credibilidade do que tinha.

O SINAL AMARELO para 2009 fica para o Palmeiras. O espectro do atraso ronda a política do clube. Os corneteiros não se entendem na briga pelo poder e o racha político pode atingir o futebol. Lembremos que em 32 anos o Palmeiras só conseguiu ser campeão de algo importante com dois técnicos: Felipão e Luxemburgo. Prova de que falta trabalho administrativo e de planejamento de seus dirigentes.

AS PROMESSAS de 2009 ficam para os grandes gaúchos. O Grêmio na Libertadores e o Inter com a promessa de um grande time. No Sul se trabalha com rara competência a questão do sócio-torcedor e a reconstrução financeira e administrativa se deu de forma consistente. Na cola dos irmãos do Sul vem o Cruzeiro, que fraquejou na hora de decidir em 2008, e também o Galo, que foi mal em seu centenário e precisa se reposicionar em 2009.

A DÚVIDA de 2009 fica para três gigantes do futebol brasileiro locados no Rio. Flamengo, Fluminense e Botafogo tiveram histórias muito distintas em 2008. O Flu bateu às portas do céu e do inferno. Ainda não encontrou o ponto de equilíbrio. O Flamengo frustrou seus milhões de fiéis, e o Botafogo luta para sobreviver a cada temporada, uma luta muitas vezes inglória.

A EXPECTATIVA de 2009 não poderia ser outra que não Ronaldo Fenômeno no Corinthians. O mundo do futebol estará de olho, para saber uma resposta que só Ronaldo pode fornecer: ainda dá para ele ou não?

A MEDALHA DE OURO esportiva fica para um time e e uma atleta. O time é o de vôlei feminino, capitaneado com maestria por José Roberto Guimarães, treinador que fez história com dois ouros olímpicos, no masculino e no feminino. O símbolo dessa equipe é a levantadora Fofão, exemplo de simplicidade, competência e espírito de equipe numa modalidade marcada por alguns arroubos de individualismo estelar.

6 comentários:

Anônimo disse...

NOri, com essas contratações o corinthians sera o melhor do brasil ano que vem?

Anônimo disse...

O São Paulo tem se mostrado time de segundo semestre.

Anônimo disse...

Maurício Noriega,

Parabéns pela excelente colocação em relação ao futebol nordestino.

4 títulos nacionais (Sport, Campeão Brasileiro e da Copa do Brasil; Bahia, Campeão Brasileiro e da Taça Brasil), várias participações em Libertadores, grande tradição no futebol nacional e que várias vezes a mídia "sudestina" é preconceituosa, salve raras exceções como você e o Lédio Carmona.

Enfim, em 2009 com o Sport na Libertadores e Náutico e Vitória se mantendo na Série A(e com aumento nas cotas DESPROPORCIONAIS e quase inúteis de TV) tenho certeza que o futebol nordestina crescerá cada vez mais.

Abraço!

Emerson disse...

Estou com a impressão que 2008 foi marcado, principalmente, pelo desempenho do Grêmio e do Internacional.

Embora uma competição secundária, a conquista da Sul Americana foi brilhante e foi uma amostra do que poderia ter sido, ou poderá vir a ser, se mantido, esse atual time do Internacional.
Creio, porém, que nem tudo são flores, pois o Inter gastou muito dinheiro nesse ano para manter Nilmar e Alex.

Quanto ao Grêmio, fiquei extremamente surpreso com o desempenho no BR. Roth assumiu sob desconfiança geral e a expectativa otimista era uma vaga na Sul Americana.

O que também impressionou foi o crescimento do número de sócios e, fechando o ano, a divulgação pela Globosat e Clube dos Treze que o Grêmio está em 5o lugar na venda de PPV, praticamente empatado com o Palmeiras, com o Internacional um pouco mais atrás, mas na frente de Cruzeiro e Vasco, por exemplo.

Gostei do Sport, também, e apesar de umas escorregadas fez um bom BR na sequência da Copa do Brasil.

O título caiu no colo do SP, verdade seja dita.

No mais, é aguardar.
Ronaldo...
SP na Libertadores...
Um novo Palmeiras - talvez o maior desafio de Luxemburgo desde... desde... xiii, esqueci. Desde há muito tempo.

E os clubes brasileiros, em sua maioria, abrirão 2009 com uma boa safra de técnicos.

O ano promete.

Anônimo disse...

Estou bem curioso para ver como o Inter vai se comportar. Está na hora de o Colorado confirmar expectativas e beliscar um Brasileirão. Outra curiosidade é o São Paulo na Libertadores. Está se reforçando bem e o Muricy precisa desta taça para se firmar de vez na história do clube. Um ano que promete!

paulo sobreira disse...

noriega, não entendi essa saida maciça de jogadores dos porcos, algum problema do elenco com o treinador ? alem dos aspectos comerciais , e´claro ?
apesar que com o luxa no santos era a mesma coisa apesar da palavra base e planejamento, eram mudanças constantes até de seis em seis meses. fora a contratação de baciada dos jogadores do iraty do amigo do luxa.
em 2007 foram embora na defesa santista jogadores como luiz alberto, manzur e ronaldo e chegaram jogadores como o antonio carlos que seria uma temeridade pela idade e possivel contusão , o que acabou acontecendo até com mais gravidade que eu pensava,
depois o tonhao ficou ganhando salario no santos até quando já era diretor do corintias e teve a honra de fazer jogo de despedida com a dez de pele , apesar de não ter tradição nenhuma no clube.E do Adailton que até hoje não é titular.
o luxa no santos escalava o rodrigo tiui ,dizendo que era um atacante marcador , dava o primeiro combate e as vezes deixando o wellington paulista no banco, que faz os seus golzinhos.
o luxa no santos comparou o pet com o zico , falando que os outros deveriam correr e marcar por ele hehe.
nos porcos todo mundo falava que tinha uma base do caio junior, que foi desfeita pelo luxa, agora ele desfez a propria base, não dizem que o cara faz e acontece, manda no elenco, planejamento ?
não entendi saidas como do leandro e do elder granja, ate´alex mineiro servia pra compor o elenco...