domingo, dezembro 07, 2008

CBF ERRA NO GERENCIAMENTO
DE MAIS UMA CRISE DO APITO

Estou em Brasília para a cobertura de Goiás x São Paulo, com toda a equipe do SporTV. Dia cinzento, chuvoso, com a cara de mais uma das infintas crises que rondam a arbitragem no futebol brasileiro. Confesso que é de difícil digestão e entendimento esse capítulo que envolve suposições, ilações, envelopes e show da Madonna.
Agora, dá para afirmar que a CBF errou ao gerir a crise. Esse termo, gerenciamento de crise, é levado muito a sério por grandes corporações. Executivos são treinados para responder bem a processor críticos, seja em ações ou, simplesmente, em resposta aos questionamentos que aparecem por parte da mídia.
O que fez a CBF? Avisou que sabe todos os detalhes (será?) e que vai divlgá-los na segunda-feira (será?). Ora, não seria mais prático simplesmente adiar a rodada para quarta-feira? Aí tudo seria disputado após a divulgação do verdadeiro teor da tal "descoberta". Ou, então, uma solução de emergência: buscar na Argentina dois árbitro neutros, que estivessem longe do furacão, para apitar, no domingo mesmo, os jogos do Gama e de Porto Alegre.
Nada disso foi feito. Os árbitros entrarão em campo hoje sob enrome pressão e indisfarçada suspeita e qualquer resultado será contestado. Haverá desdobramentos, suspeições e acusações qualquer que seja o resultado. De novo, faltou capacidade para contornar uma crise e dar mais credibilidade a um setor débil nesse aspecto, a arbitragem.

4 comentários:

Saulo disse...

Já estou acostumado com isso.

Anônimo disse...

Não vamos nos precipitar.

É verdade que ocorreu um número anormal de erros de arbitragem que favoreceram o São Paulo.

É verdade que o São Paulo é elogiado por sua atuação nos bastidores.

É verdade que já foram flagrados presentes (camisas, etc) enviados pelo São Paulo a árbitros.

É verdade que o show da Madonna será no estádio do São Paulo, o Morumbi.

É verdade que Ricardo Teixeira apoia a candidatura do Morumbi para a Copa de 2014, e se reelegeu na CBF com o apoio do São Paulo.

É verdade que Ricardo Teixeira e Juvenal Juvêncio de reuniram neste domingo, e até agora, nenhum dos dois nada disse a respeito do caso Madonna-Tardelli.

É verdade que o São Paulo acaba de ser campeão com um gol em impedimento escandaloso.

Tudo isso é verdade.

Mas não devemos nos antecipar e concluir nada ainda.

Anônimo disse...

gosto dos seus comentarios, pq sao quase sempre imparciais e inteligentes. acontece que ontem no "Troca de Passes" vc falou algo que precisa ser consertado. Desmereceu Xerem.... quem Xerem deu pro Flu nesse tempo todo? eu te digo: FH (titular) Rafael(titular Manchester)Thiago Silva (Sim ele veio de la!)Rodolfo (Russia) e MArcelo (Real MAdrid); Roberto Brum (Santos) Arouca, Diego Souza (palmeiras)e Roger (Qatar , que rendeu U$ 7,5 milhoes liquidos em 2000); Carlos Alberto (3,3 milhoes de Euros) e Tiui (Sporting-Portugal)... fora outros menos cotados... um time de respeito nao eh? sem Xerem, o Flu nao seria nada, pq a Unimed so paga salarios de jogadores. portanto, procure se informar antes de falar.

E outra!... Vc falou em Miranda como melhor Zagueiro do Brasil; depois ainda falou em Andre Dias... ai vc nao foi imparcial.. pq TODOS sabem que Thiago Silva eh o melhor disparado. mas nesse caso, como se trata apenas de opiniao.. cada um tem a sua ne? e eu respeito.

Abracos e parabens pelo trabalho

Anônimo disse...

Se inveja matasse...