sexta-feira, junho 24, 2011


Quem é a vítima?


Pois não é que o provocador de toda confusão ocorrida ao final de Santos x Peñarol foi identificado como sendo filho de um delegado paulista? Acredite se quiser.

Eric, o filho do delegado Osvaldo Nico, (alguém sabe dizer como?), invadiu o gramado do Pacaembu após o final da partida para provocar os jogadores uruguaios e gerou o lamentável quebra-quebra.

Em entrevista ao Blog do Perrone, o delegado diz que seu filho na verdade foi vítima da história e está abalado.

Vítima de quê? As imagens da TV são claríssimas. O rapaz invade o campo, passa ao lado do gol defendido no segundo tempo por Rafael e vai direto provocar um jogador uruguaio, que responde aos pontapés. Depois, a irascibilidade imperou.

Eu estava lá, na cabine do Pacaembu, e durante a transmissão do SporTV já alertei para o fato da invasão e da provocação. Pior que isso: o rapaz ainda ficou ao lado de seu pai, dentro de campo, muito tempo após a confusão.

Pergunto: porque não foi levado para fora do gramado por um PM? Por ser filho de delegado ele mereceu tratamento diferenciado por parte da PM? Não vai acontecer nada?

Obviamente, que nada justifica violência e, pior, o reinício da briga por parte de um atleta do Peñarol, quando tudo parecia calmo.

Agora, um atleta profissional não é obrigado a suportar que seu local de trabalho seja invadido por um provocador qualquer, que nada tinha a ver com o espetáculo e terminou por manchá-lo.

E ainda se acha vítima? Vítimas foram todos os torcedores de bem que estavam no estádio, na TV, e viram cenas lamentáveis provocadas pelo invasor aparecido.

Aliás, o Pacamebu viu várias situações lamentáveis em termos de organização em uma final de Libertadores. A imprensa uruguaia e de mais de 30 países foi tratada como gado, sem local adequado, sem informações corretas. A providencial ajuda da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo deu, pelo menos, um espaço para que pudessem ver o jogo.

O protocolo foi ignorado, não tocaram o hino do Uruguai, havia uma multidão de pessoas em campo sem relação alguma com o jogo.

Lições que devem ser aprendidas para 2014.


9 comentários:

Bruno Arita disse...

Olá Nori!

Meu nome é Bruno Arita e sou fã de seu trabalho. Acredito que você seja um dos melhores comentaristas da atualidade.

Parabéns pelo trabalho.

O convido para acessar nosso humildade site. Espero que goste. Temos um especial com o Daniel Perrone.

Um grande abraço

Atenciosamente
Bruno Arita
http://www.brunoarita.com

Rodrigo Cezarin disse...

Parabéns pelo comentário.

Anônimo disse...

É a maldita estrutura da sociedade brasileira, privilegiando afinidades e interações pessoais ao invés de méritos.

40 mil no Pacaembu e estrutura precária como você mesmo disse ou 60 mil no Morumbi?


400 milhões do bolso do contribuinte para dar AQUELA força para construir um estádio em um local sem a mínima infraestrutura de transporte e hospedagem ao invés de fazer melhorias nos outros três que já existem e são melhor localizados?


Coisas que só se explicam pelos bastidores, de quem é aliado de quem, de quem apoia quem e de quem "joga o jogo", o jogo sujo que começou há 511 anos atrás e não tem perspectiva de acabar.

Se fosse um "zé-ninguém", com certeza receberia outro tipo de tratamento VIP...com direito a mata-leão e alguns abusos de poder no "backstage", se é que você me entende.

Lamentável, Nori, lamentável.

Carlos Felix - Carfiel LHP disse...

Nori, ai pergunto: Se na próxima rodada do Brasileiro, tiver uma invasão ao campo e o infeliz não tiver costas largas, qual o destino dele???
Cada dia que passa fico mais procupado com a Copa aqui. Estamos a 3 anos dela e falta absolutamente tudo. Aeroportos, Hoteis, estádios, transportes, segurança, além de coerencia, justiça e vontade dos nossos comandantes em fazer um Brasil melhor pra nós BRASILEIROS e pros que vem nos visitar.
Triste muito triste.

Jerusa Schmidt disse...

E a gente só pensa na na Copa quando se depara com essas situações. O Brasil tem condições, ou será mais um fiasco para o povo brasileiro, que está sujeito a uma tremenda falta de organização de seus governantes e gestores?

Anônimo disse...

essa invasão configura crime, procure no estatuto do torcedor, o que, por si só, já surpreende ninguém ter detido o infrator para confecção do termo circunstanciado; mas nada mais surpreende como o fato de esse delegado conseguir estar dentro de campo em todos os jogos, ganhando dos dois lados, do Estado e das entidades ligadas ao futebol, afinal, todos sabem que ele está constantemente fazendo "bico" no futebol, só lembrar do caso robinho, quem foi o porta-voz? quem prendeu o desabato? como o torcedor teve acesso ao túnel de ligação ao campo de jogo (acesso exclusivo das autoridades)? será que o pai facilitou por estar ali "trabalhando"?

Marcos Musachi disse...

Perfeito!

Pena que a grande maioria dos torcedores não tenham acesso a Internet, e/ou não estão nem aí para o ocorrido!

Rafael Vaz disse...

Noriega, criei uma imagem sobre o duelo entre Santos e Barcelona, que com certeza vai fazer o Japão tremer.

Ela está disponível num post sobre o confronto: http://www.rota83.com/santos-vs-barcelona-em-dezembro-o-japao-vai-tremer.html

Te admiro demais, sem dúvida o melhor comentarista esportivo que conheço. Grande abraço!!!

Thiago disse...

Noriega, uma dúvida:

Nos últimos 10 anos, quantas vezes você viu times Argentinos e Uruguaios partindo para a violência após um confronto entre eles?

E de todos os últimos casos de violência entre jogadores na Libertadores, quantos tinham times brasileiros envolvidos? Em praticamente todos!

É muita coincidência assim mesmo???

Será mesmo que os brasileiros não são o principal problema? A falta de educação do povo, o endeusamento absurdo dos atletas não tem nenhum relação com isso?

Fluminense, Flamengo, Santos, Corinthians, são apenas alguns exemplos de times que saíram na porrada com adversários argentinos, uruguaios, paraguaios, equatorianos... e os brasileiros são os santinhos? Uruguaios, argentinos, paraguaios, equatorianos não sabem perder, ou nós não sabemos ganhar????

Eu sei que você não escreveu que os uruguaios são os culpados, mas é uma coisa que precisa ser discutida no Brasil.

E sobre o recomeço da briga na semana passada, quem causou foi o Leo, lateral esquerdo do Santos, é só prestar bem atenção às imagens!

Grande abraço!

Thiago Dacal