sexta-feira, junho 17, 2011



Cuidado com o rótulo


Um dos defeitos da minha profissão (e todas as profissões têm seus defeitos, contra os quais o profissional precisa estar atento sempre) é a mania de rotular alguém. Não me excluo da lista de rotuladores, embora cuide para evitar isso o quanto puder.

Toda hora a mídia dedicada ao futebol e também o torcedor, lembremos, está rotulando algum técnico ou jogador. É um tal de cai-cai, retranqueiro, limitado, bad boy, motivador, perdedor, estrategista.

A bola da vez é o Neymar. Quem não gosta dele o chama de cai-cai. Já foi, acho que não é mais. Apanha muito e cai porque é leve, franzino. Quem já esteve ao lado dele percebe. Mas entendo que a atitude dele em relação a isso está melhorando. Ainda é meio espalhafatoso ao cair, mas deixou de ser cai-cai.

Para mim, cai-cai inveterado é o Robben, da Holanda.

Um outro rótulo que até eu usava e quebrei a cara tem relação ao Fábio Rochemback, do Grêmio. Achava um volante apenas razoável, destruidor. Está mostrando que também sabe jogar, e bem.

Muitos rótulos são colocados por inveja de torcedores que gostariam de ter o jogador rotulado em seu time. Ou implicância de jornalistas por alguma coisa. Felizmente, a tendência é de mais análise e menos rotulagem.

Exercício diário para um jornalista. Opinião sem rotular, e nenhuma vergonha de rever conceitos.

5 comentários:

lanza disse...

Lédio, tem muitos jogadores por ai franzinos e que não caem tanto quanto o Neymar! Messi no inicio da carreira era um jogador franzino que não caia muito. Ronaldo Fenomeno, Ronaldinho Gaucho quando novos, usavam da habilidade de ambos contra o adversario! Neymar é sim cai-cai. Bom jogador tambem, porem ele é superestimado assim como foi o Robinho no inicio da carreira dele.

Unknown disse...

Boa Noriega, bem comentado. Concordo contigo, o Neymar aprendeu, e na minha opinião até que bem rápido para um garoto da idade dele. Não é fácil viver num mundo de estrelas, na idade dele, com tanta tentação ao redor. Acho que o Neymar pai tem sido bem importante nisso. Abraço forte. Tá zerado da cirurgia?

Maurício disse...

Nori, concordo com vc acho até que na mídia tem uns agregados que deveriam se limitar ao que lhes é pedido, no caso é o Arnaldo Cesar Coelho, ele que tem a mania de rotular os jogadores de "cai-cai", foi assim com o Diego e agora com o Neymar, outro dia no "Bem Amigos" o Alberto Helena o confrontou por causa disso e ele ficou sem saída, o Galvão não sabia o que fazer, foi feio mesmo.

Unknown disse...

Nori, um dos maiores "cai-cai" é o Juan, lateral esquerdo do São Paulo. Já reparou? Ele espera a falta o tempo todo. Nunca vi igual!

Anônimo disse...

Vou ser sincero gosto muito do Robben, acho que ele usa o seu hábito de cair de maneira inteligente e é até um pouco melhor do que algumas estrelas nossas como Robinho e Pato. O Neymar até joga mais que o holandes, porém nunca foi um cai cai tão eficiente e se conseguir usar isso em prol do Brasil ficarei bastante satisfeito.... Que o Neymar irrite um volante adversário a ponto de expulsá-lo..... o que vale é o resultado!