quinta-feira, dezembro 02, 2010





Goiás flerta com


com a História


No mais evidente caso de dupla personalidade futebolística dos últimos anos, lá vai o Goiás flertando animadamente com a história. Fez 2 a 0 em cima do Independiente, se impondo com autoridade, não dando a mínima para o Rei de Copas. Um empate ou até uma derrota por um gol (não há gol qualificado fora de casa nas finais sul-americanas) levará o Esmeraldino a seu primeiro títulocontinental.

Muitos farão desdém. Mas por pura inveja. Grandes times brasileiros jamais tiveram uma conquista continental. Liste-se nessa ilustre relação os prováveis campeão e vice do Brasileiro de 2010, Fluminense e Corinthians.

O Goiás da personalidade ativa, vencedora e guerreira está pertinho desse feito. Em nada lembra o Goiás reticente, perdedor e rebaixado do Brasileirão.

É alentador ouvir as entrevistas de Artur Neto, treinador do Goiás. Pés no chão, nada de provocações ridículas e rasas, um observador correto e atento do que ocorre em campo.

Se vencer a Sul-americana, o Goiás precisará pensar em outro conflito de interesses e personalidades em 2011. Como montar um elenco para participar bem da Libertadores e jogar a Série B? Vale a pena fazer um time de aluguel por alguns meses e preparar outro para a dura realidade da segunda divisão?

Enfim, desafios que podem ser deixados para depois se na próxima quarta o time mostrar a personalidade que vem apresentando na Sul-americana e conquistar sua primeira glória internacional. E, de quebra, deixar sem vaga no voo continental Grêmio ou Botafogo, que ficaram secando na lista de espera.

Um comentário:

Luiz disse...

Fala Nori, ótimo texto. Realmente será muito difícil manter um time com alto nível durante toda a temporada. Precisam investir para fazer bonito na libertadores, segurar alguns jogadores que sejam destaque (precisam segurar o Rafael Moura) e se adaptar à realidade da Série B.

Mas o que me deixou triste ontem foi a Globo não transmitir a final. Fica a pergunta: E se fosse o Palmeiras?